INGRESSO

Bilheteria do Palácio das Artes

Segunda a sábado 12h às 21h

Domingo 17h às 20h

Lei de Meia Entrada

Quem tem direito:

Estudantes

Idosos

Pessoas com deficiência

Jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes

Para saber as condições que dão direito à meia-entrada acesse o texto na íntegra.

O projeto da Mostra da Escola de Tecnologia da Cena homenageia o 55º aniversário da Fundação Clóvis Salgado. Com base nas produções apresentadas nos teatros da Casa, estudantes da Escola de Tecnologia da Cena selecionaram quatro obras para serem reapresentadas, promovendo uma releitura e uma nova abordagem dessas peças.

As obras escolhidas pelos estudantes foram “O Pássaro de Fogo”, “Turandot” e “A Flauta Mágica”. A partir de uma revisão histórica e de uma pesquisa aprofundada sobre cada espetáculo, os Cursos FIC de Figurinista, Cenotecnia, Iluminador Cênico e Sonoplastia desenvolveram esta Mostra, que evidencia todas as etapas do processo de produção dos bastidores teatral. Desde a elaboração de figurinos e adereços até a construção de cenários, objetos de cena, iluminação cênica e sonoplastia, o resultado é uma mostra que reflete o trabalho coletivo, criativo e diversificado de todos os envolvidos.

A realização desta Mostra foi um esforço colaborativo, envolvendo diversas mãos e experiências, e proporcionou aos estudantes a oportunidade de experimentar diferentes possibilidades de trabalho em equipe. Além de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos ao longo do primeiro semestre de 2025. Essa iniciativa reforça o compromisso da nossa instituição com uma formação integral, que une teoria e prática, preparando os estudantes para atuarem no universo das artes cênicas.

Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) – Auxiliar de Cenotecnia

Professoras – Marília Nogueira e Miriam Menezes

Os estudantes do curso FIC Auxiliar de Cenotecnia participaram, ao longo do segundo semestre, de uma atividade prático-pedagógica que envolveu a criação, produção e montagem de quatro cenários. Iniciativa que visa colocar em prática os conceitos e conteúdos aprendidos ao longo do primeiro semestre letivo.

A proposta, desenvolvida de forma coletiva, proporcionou aos alunos uma experiência prática e enriquecedora, estimulando o trabalho em equipe, a criatividade e a aplicação de técnicas específicas de cenografia. Durante o projeto, os estudantes tiveram a oportunidade de planejar, construir e montar os cenários que serão utilizados em uma apresentação teatral, consolidando assim conhecimentos teóricos e práticos.

A atividade representa uma etapa fundamental na formação dos estudantes, promovendo uma compreensão mais aprofundada dos processos de produção cenográfica e preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. A culminância do projeto será a apresentação do cenário pronto, que será avaliado pela equipe docente e pelos colegas, reforçando o espírito colaborativo e a importância do aprendizado experiencial.

A iniciativa demonstra o compromisso da instituição com uma formação integral, que alia teoria à prática, preparando os alunos para atuar com excelência no universo do teatro e das artes cênicas.

Estudantes
Ana Alice Sousa
Cláudio Teixeira Pereira
Laysa Leão
Marluce Barros
Miguel Neves
Miriam Mendes
Tarsila Harume Nogueira

Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) – Figurinista

Professora – Elton Edvik, Livia Teixeira Duarte e Naiara Rocha

O figurino é muito mais que uma simples vestimenta dentro de uma produção teatral: ele é uma ferramenta narrativa silenciosa e poderosa. Antes do ator proferir a primeira fala, a roupa que ele veste comunica ao público a sua época, classe social, personalidade e estado emocional. Ele constrói o universo visual da peça, auxiliando na imersão do público.
Em essência, o figurino é a pele do personagem, um elemento fundamental que dá corpo, cor e verdade ao mundo imaginado no palco.
Em homenagem aos 55 anos do Palácio das Artes, a turma de figurino escolheu a ópera Turandot de Giacomo Puccini, montada no Grande Teatro em 2004 e que marca também a inauguração do Centro Técnico de Produção – Marzagão. Nesta obra é possível colocar em prática diversos aspectos da produção de figurinos trabalhado em sala de aula durante o curso: concepção da ideia, pesquisa histórica, desenho e prototipagem dos trajes, escolha de cores, texturas e formatos, busca em acervo, montagem de personagens e confecção de peças e adereços. Em Turandot reside, não só a grandiosidade dramática com a fusão de elementos orientais e a tradição operística ocidental, mas também permite que os profissionais explorem o processo criativo e as infinitas possibilidades de execução da obra.

Estudantes
Adriely KimieYamamotto
Allan da Silva Martins
Ana Beatriz Pereira Soares
Caio Santos Scovino
Gabriel Alefe Prado Torres
Lucymara Fatima Soares Vieira
Marcela Batista Castilho de Avellar
Marie Mendes
Rêmulo Brandão Botelho Rodrigues

Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) – Iluminador Cênico

Professores – Bruna Gonçalves, Geraldo Octaviano e Naiara Rocha

Os alunos do curso de iluminação cênica mergulham em um universo onde a luz deixa de ser apenas técnica e se transforma em linguagem artística. Ao longo do processo de construção do espetáculo, aprendem a criar atmosferas, destacar emoções e conduzir o olhar do público com precisão e sensibilidade. Cada escolha de cor, intensidade, temperatura e ângulos da luz contribui para a narrativa, revelando nuances que o texto e a atuação sozinhos não alcançam. A iluminação torna-se personagem silencioso, moldando espaços e tempos cênicos. É nesse processo que os alunos descobrem que iluminação é linguagem. É poesia. E que a luz, quando bem aplicada, fala diretamente à alma do espectador.

Estudantes
Diego Philipe Araújo Souza
Dilson Moreira Junior
Fabiane Pereira de Alcãntara
Gustavo Silva Borges
Juciano de Oliveira Albuquerque
Laura Daniela Rodriguez Ortiz
Leonardo Bruno Lima Rodrigues
Maria Drummond Rodrigues
Maria Emanuela Vieira dos Santos

Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) – Sonoplasta
Professor – Daniel Nunes Coelho
O curso de Sonoplastia foi responsável pela criação sonora das cenas que irão compor a Mostra Final da Escola de Tecnologia da Cena. A turma baseou sua proposta em um diálogo criativo com quatro obras marcantes: O Pássaro de Fogo, A Flauta Mágica, Turandot e Pipiripau.

Nossa abordagem não foi a de reproduzir ou recriar as trilhas originais dessas obras. O que fizemos foi utilizá-las como inspiração temática para compor uma nova e original trilha sonora para cada cena, oferecendo uma perspectiva contemporânea e inédita para cada obra.
Estudantes
Arthur Gonçalves De Castro
Evaldo dos Santos Araújo
Liviston Pereira Guimarães
Matheus Felipe Barboza da Costa
Vinicius Narciso do Nascimento
Willian Rocha
Wilson dos Santos da Conceição

Ficha Técnica Mostra Novas Perspectivas: histórias e bastidores

Direção: Polyana Lott e Rogério Araújo – (Professores da Escola de Teatro)

Cenografia: Ana Alice D.S., Claudio Fu, Laysa Leão, Marluce Barros, Miguel Neves, Miriam Mendes, Tarsila Harume Nogueira | Orientação: Miriam Menezes, Marília Nogueira da Silva Fernandes

Figurino: Adriely Yamamotto, Allan Martins, Ana Beatriz Pereira, Caio Santos Scovino, Gabriel Alefe Prado Torres, Mali Mendes, Marcela Avellar, Rêmulo Brandão | Orientação: Livia Teixeira Duarte, Elton Edvik

Iluminação: Diego Moreira, Dilson Moreira, Emanuela Santos, Emilia Caribe, Fabiane Alcântara, Gustavo Silva Borges, Juciano Albuquerque, Leonardo Bruno Rodrigues, Maria Drummond | Orientação: Geraldo Octaviano, Naiara Rocha Viana, Bruna Batista Gonçalves Rodrigues

Sonoplastia: Arthur Castro, Evaldo Araújo, Liviston Pereira Guimarães, Vinicius Narciso do Nascimento, Willian Rocha, Matheus Barboza | Orientação: Daniel Nunes Coelho

Coreografias: Anna Vitória Alves, Nicole Blach, Rose Cantarini – (Professoras da Escola de Dança)

Atores: André de Paula, Carol Mezanto, Clara Kairós, Felipe Gontijo, Helvética Pezzini, Jefferson Alexandre, Lio, Lucas Azzolini, Mairna Dantas, Mike Meireles, Nayana Shimaru, Vitor Marques – (Alunos da Escola de Teatro)

Bailarinos: Ana Andrade, Beatriz Saadallah, Isabella de Normândia, Isadora de Normândia, Jessi Campos, João Victor Moreira, Laura Estevão, Letícia Prado, Maria Fernanda Rios, Verônica Costa, Victoria Teresa – (Alunos da Escola de Dança)

Produção de Elenco: Polyana Lott

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Governador: Romeu Zema Neto
Vice-governador: Mateus Simões
Secretário de Estado de Cultura e Turismo: Bárbara Botega
Secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo: Josiane de Souza
Subsecretária de Estado de Cultura: Maristela Rangel

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO
Presidente: Sérgio Rodrigo Reis
Diretora de Relações Institucionais / Chefe de Gabinete: Kátia Carneiro
Diretora Artística: Cláudia Malta
Diretora do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart: Priscila Fiorini
Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças: Jefferson Souza
Diretora Cultural: Milena Lago
Assessor-chefe de Comunicação Social: Walter Navarro
Procurador-chefe: Daniel Bueno Cateb
Controlador Seccional: Enildo Lisboa dos Santos
Assessores da Presidência: Romina Farcae e Lucas Amorim

CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA – CEFART
Gerente de Ensino: Tatiana Correia
Gerente de Extensão: Sarah Lignani
Secretário Escolar e Supervisor Pedagógico: Felippe Werneck
Coordenador da Escola de Música: Camilo Christófaro
Coordenadora da Escola de Dança: Jéssica Borges
Coordenador da Escola de Teatro: Bruno Maracia
Coordenadora da Escola de Artes Visuais: Mariana Rodrigues
Coordenador da Escola de Tecnologia da Cena: Bruno Maracia
Coordenador de Ensino e Extensão: Guilherme Brant
Coordenadora Executiva de Ação Cultural: Cinara Gomes
Assessor técnico-pedagógico: Paulo Maffei
Assessora Administrativa: Léia Araújo
Assistente de Coordenação Educativa: Pedro Amparo
Técnicas de Gestão Artística: Ana Alvarenga e Maria do Socorro de Sá
Produtor: Lucas Mathias
Assistentes de Produção / Montadores: Otávio Augusto e Alexandre Santos
Apoio de Ensino e Extensão: Janaina Beling
Assistentes / Apoio Administrativo: Carlos Eduardo, Sabryna Souto, Salmom Chaves, Maria Raquel Correa e Ana Carolina Duque
Bibliotecária: Andreia Farah
Assistente Administrativo / Midiateca: Adilson Ferreira
Estagiários: Marcos Germano e Nicole Tayla
Professores da Escola de Tecnologia da Cena: Bruna Gonçalves, Chico Rosa, Daniel Nunes, Elton Edvik, Geraldo Octaviano, Lívia Teixeira Duarte, Marília Nogueira, Míriam Menezes, Naiara Rocha e Solange Zofiro

ASSOCIAÇÃO PRÓ-CULTURA E PROMOÇÃO DAS ARTES – APPA
Presidente: Felipe Vieira Xavier
Vice-presidente / Diretor Jurídico: Agostinho Resende Neves
Diretor Financeiro: Guilherme Domingos
Diretora Executiva: Pâmela Perdigão
Diretora de Projetos: Siomara Faria
Superintendente de Comunicação e Marketing: Fábio Pires
Coordenadora de Projetos: Laryssa Martins
Assistente Administrativo: Guilherme Moreira
Gerente de Projetos: Débora Pedrosa
Assessora Pedagógica: Lorrayne Salomé
Apoio Administrativo: Geiziane Fernandes
Produtor: Dominique Macbé
Coordenadora de Compras: Marcela Rodrigues

plugins premium WordPress