O musical infantil “O Tubarão Martelo e os habitantes do fundo do mar” abre a sua programação 2025 com uma apresentação no dia 13 de abril, domingo, 17h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Montagem que surgiu a partir dos vídeos de animação sobre animais marinhos, que hoje somam cerca de 40 milhões de visualizações no Youtube, traz a história de navegador que parte para o oceano, numa incrível aventura, com o objetivo de achar um grande tesouro. Ele se encanta com a riqueza e a beleza dos animais e descobre que a verdadeiro tesouro é vida marinha. A montagem é indicada para crianças a partir de 1 ano e suas famílias. Este espetáculo é realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerias, com o patrocínio da Cemig.
O musical infantil assim como os vídeos de animações musicais que estão no YouTube, foram criados para despertar nas crianças, de forma lúdica e divertida, a atenção para o meio ambiente, a flora e fauna marinha, a importância da biodiversidade e as belezas naturais que existem em nosso planeta.
No musical “O Tubarão Martelo e os habitantes do fundo do mar” os 50 minutos de duração embalam adultos e crianças ao som de blues, rock, reggae, pop, afoxé e outros ritmos. Além do navegador e das sereias, estão presentes no palco animais como a baleia, o tubarão martelo, as estrelas do mar, a tartaruga marinha, o tubarão baleia, os peixinhos, o golfinho, e também a lula, o polvo, o siri azul e o peixe-palhaço.
De acordo com Cláudio Fraga, idealizador e roteirista do musical, reunir as famílias para essa apresentação é uma grande alegria. “Este musical e todo o projeto foi pensado para levar ao público entretenimento e informação sobre os animais e o ambiente marinho de forma lúdica e divertida. As crianças e também os adultos dançam, cantam e ficam ainda mais sensibilizados com o cuidado com o meio ambiente”, adianta.
A direção do musical é de Carlos Magalhães (Magá), com 40 anos de experiência em televisão, reconhecido por uma indicação ao Emmy Awards, direção de novelas, minisséries e programas variados na TV Globo, como os infantis Sítio do Pica Pau Amarelo e TV Globinho, além do Criança Esperança 2015.
Sinopse
Um navegador parte para o oceano, numa incrível aventura, com o objetivo de achar um grande tesouro e se encanta com a riqueza e a beleza dos animais e da vida marinha. Criação: Cláudio Fraga. Direção: Carlos Magalhães. Livre para todos os públicos.
O Tubarão Martelo
Cláudio Fraga fundou o projeto O Tubarão Martelo, em 2011. Ele é o criador de todos os personagens, é compositor das canções e assina o roteiro do musical junto com Ana Luisa Alves. É criador e diretor do média-metragem “O Tubarão Martelo e Os Habitantes do Fundo do Mar”, vencedor do edital “Petrobras Cultural para Crianças – Animação Infantil”, lançado em 2023. O filme é vencedor do 21º Festival Internacional e Cinema Infantil – FICI. Trata-se de um filme de aventura que aborda sobre a importância da preservação da biodiversidade, representada pela vida marinha, pensada como sendo o maior tesouro da Terra.
O Tubarão Martelo é um personagem e marca de entretenimento que cria clipes musicais de animações voltados para o público infantil. É também um espetáculo musical infantil, sobre animais marinhos, que foi criado para despertar nas crianças, de forma lúdica, divertida e educativa, a atenção para o meio ambiente e a importância da diversidade e as belezas naturais que existem em nosso planeta. O espetáculo pode ser apresentado em teatros, escolas e praças públicas. O projeto infantil “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar”, idealizado pelo produtor cultural, músico e compositor Cláudio Fraga, é uma superprodução que inclui canções infantis, vídeos de animação, espetáculo musical e filme. Em fevereiro de 2025, alcança cerca de 40 milhões de visualizações nos clipes de animações infantis, disponíveis no canal oficial youtube.com/otubaraomartelo.