Ingressos a partir de R$30. Confira mais informações no site da Eventim.
“Suor Angelica”, composta por Giacomo Puccini, em 1918, é uma das mais intensas e comoventes óperas do repertório lírico. Em italiano, a palavra “suor” significa “freira”, então o enredo narra a história da Irmã Angélica, uma jovem de uma família nobre, que foi forçada a viver em um convento por ter tido um filho antes do casamento.
Ambientada em um convento italiano no final do século XVII, “Suor Angelica” é uma das raras óperas com personagens exclusivamente femininos. Com uma orquestração densa e melodias arrebatadoras, o libreto explora questões profundamente humanas e atemporais: amor materno, religiosidade, repressão feminina, materialismo e misericórdia divina.
“Suor Angelica” será apresentada no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes pela Orquestra e Coro Virtuosi, através do projeto “Academia de Ópera Virtuosi”. Com direção cênica de Henrique Passini e regência do maestro André Brant, a ópera terá como solistas principais a soprano Deborah Burgarelli (Irmã Angélica) e o contralto masculino Sérgio Anders (Tia Princesa). O elenco ainda conta com a presença das sopranos Ariadna Fernandes (Irmã Genoveva), Iná Leite (Irmã Zeladora) e mais nove cantoras solistas.
A “Academia de Ópera Virtuosi” é um projeto criado pela Virtuosi Produções, que reúne músicos de Belo Horizonte para a interpretação de óperas. Nesta sexta edição, o projeto conta com a presença de 100 músicos e recebeu o patrocínio do Instituto Unimed-BH, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Ficha Técnica:
Orquestra e Coro Virtuosi
Regência: André Brant
Direção Cênica: Henrique Passini
Solistas: Deborah Burgarelli (Irmã Angélica). Sérgio Anders (Tia Princesa), Ariadna Fernandes (Irmã Genoveva), Iná Duarte (Irmã Zeladora) e grande elenco
Direção de Produção: Ederson Urias
Direção Artística: Ariadna Fernandes
Direção Vocal: Sérgio Anders