O Palácio das Artes recebe, no dia 2 de fevereiro de 2026, uma prévia festiva do Carnaval com o projeto Sonora Samba, um show especial dedicado ao samba e à força criativa das mulheres. Será uma noite de celebração da cultura carnavalesca da cidade com um espetáculo alegre e acessível.
O palco do Grande Teatro será transformado em uma roda de samba, reunindo algumas das vozes e instrumentistas de destaque na cena belo-horizontina. Sob direção musical de Thamiris Cunha e Nanda Bento, o evento contará com as cantoras Adriana Araújo, Dona Eliza, Elisa de Sena, Fran Januário e Manu Dias, acompanhadas pelas instrumentistas Analu Braga, Bia Nascimento, Cissa do Cavaco, Mônica Santos, Nanda Bento e Thamiris Cunha.
Além de aquecer o público para o Carnaval, o Sonora Samba reforça o protagonismo feminino no samba e na música brasileira. O projeto integra as ações de comemoração dos 10 anos do Sonora – Festival Internacional de Compositoras, rede global criada em Belo Horizonte e presente em 16 países, com o objetivo de dar visibilidade e legitimar a presença da mulher na música.
A ocupação do palco do Grande Teatro com música popular feita por mulheres é, portanto, parte do simbolismo do evento, que recebe apoio da União Brasileira de Compositores – UBC e do Palácio das Artes.