Exposição Ópera em Cartaz | Texto institucional

Um espetáculo de Ópera é sinônimo de múltiplas linguagens e performances atraentes para o público, da extensão vocal dos solistas, à expertise dos instrumentistas e coralistas, à beleza dos cenários e figurinos e até as engenhosas identidades visuais das montagens.

Refletindo sobre a versatilidade e riqueza de todas essas expressões, a Fundação Clóvis Salgado amplia as ações da inédita Temporada de Ópera on-line com a exposição Ópera em Cartaz, que reúne cartazes emblemáticos produzidos pela Instituição desde a década de 1970, passando pelas Escolas Alemã, Italiana e Francesa, além das Óperas Brasileiras.

Essa mostra é mais uma ação que amplia e difunde as produções operísticas da FCS, bem como reflete sobre a importância da ópera na cultura brasileira e a preservação e conservação da memória. Apresenta ainda o diálogo do design com as artes e sua evolução ao longo de 50 anos.

Neste espaço, o público terá acesso à versão digital da mostra que marca a reabertura da PQNA Galeria Pedro Moraleida, no Palácio das Artes, a partir de 3 de novembro de 2020.

A Fundação Clóvis Salgado nasceu com vocação voltada para a produção artística, especialmente a ópera. Ao longo dos seus 50 anos, consagrou-se como uma das instituições culturais brasileiras que produz montagens operísticas com excelência. Foram 87 produções encenadas de 55 títulos, desde 1971, quando foi inaugurado o Palácio das Artes.

O ano de 2020 marca o começo da celebração dos 50 anos da Fundação Clóvis Salgado e os novos desafios e conquistas no universo digital. Assim, a tradição dos encontros com a arte operística toma diferente forma por meio da Temporada de Ópera on-line. Planejada para o ambiente digital, a programação inaugura um novo modo de fazer, difundir e refletir sobre a ópera no Brasil e na América Latina.  

Fundação Clóvis Salgado