A exposição Retratistas do Morro, que ocupou a CâmeraSete em 2020, está aberta virtualmente, desde o dia 1º de setembro, no site da Fundação Clóvis Salgado. No site você pode conferir, por meio do olhar dos fotógrafos Afonso Pimenta e João Mendes, acontecimentos que marcaram a memória dos indivíduos e da comunidade retratada. Uma das fotos da exposição registrou uma festa de aniversário com crianças, bolo, refrigerante… A grande dimensão da fotografia, que ocupava quase toda a parede da primeira parte da galeria, nos faz ter a impressão de também estarmos participando daquele acontecimento, juntamente com a aniversariante e os demais convidados fotografados.
Para criar a sua festa em desenho e colagem, você também poderá recorrer a uma fotografia que tenha, aí na sua casa, de uma festa em que se divertiu bastante e desenhar essa festa relembrando e colocando os personagens lá! Imagine que você dará a melhor festa do ano! Nessa festa pode ter tudo o que você desejar: cores, elementos de decoração, comida, músicas, brincadeiras, brinquedos e muita diversão! Muitos convidados, desde pessoas que convivem com você até pessoas famosas que só vemos em televisão, revistas e jornais…
Imaginou? Vamos criar uma técnica mista de colagem e desenho? Sugerimos que você faça essa proposta escutando suas músicas prediletas e bem animadas para se inspirar. Prepare o seu material e mãos à obra!
Materiais necessários:
– Papéis
– Jornal ou revista com imagens
– Cola
– Tesoura
– Lápis de cor
– Canetinhas
Passo a passo:
1° – Selecione o que você deseja ter na sua festa, as cores que vai usar e quem irá participar. Dentre as pessoas que você pensou em convidar para o seu cenário festivo, teremos como participantes as pessoas da revista e/ou do jornal. Fique atento ao modo como essas pessoas estão se comportando, qual a postura corporal delas, o que elas estão fazendo, para que você considere isso quando for criar o seu cenário e incluir esses personagens nele. É importante que ele esteja interagindo com a festa, assim como os demais convidados do seu desenho.

2° – Escolha os personagens da revista e recorte as suas silhuetas até que todo o cenário da fotografia em que os personagens estavam inseridos seja removido.

3° – Em uma folha, desenhe e acrescente cor ao seu cenário e aos seus convidados (eles precisarão estar em clima de festa, ou seja, dançando, conversando, se divertindo). Além disso, inclua objetos que poderão “interagir” com seus convidados (copos, brinquedos, entre outros).



4° – Posicione todos os convidados, observando a interação entre eles. Você pode fotografar seus personagens em diferentes áreas do papel, antes de colar em sua composição. Assim você poderá comparar as fotografias e decidir qual composição acha mais interessante. Além disso, terá vários registros de momentos diferentes da sua festa.

5° – Depois de testar, cole as figuras de acordo com a composição que mais gostou.

6° – Fotografe o resultado e publique nas mídias sociais contando quais músicas te inspiraram a criar as composições e não se esqueça de nos convidar para ver a sua festa também, usando as hashtags #educativofcs, #criarte e também @fcs.palaciodasartes

Sobre os autores:
Nathália Bruno é bacharel e licenciada em Artes Plásticas, especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.
Giovane Diniz é licenciado em Artes Plásticas, mestrando em Artes Visuais, artista plástico, professor e mediador cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.