Festa! Colagem e Desenho

A exposição Retratistas do Morro, que ocupou a CâmeraSete em 2020, está aberta virtualmente, desde o dia 1º de setembro, no site da Fundação Clóvis Salgado. No site você pode conferir, por meio do olhar dos fotógrafos Afonso Pimenta e João Mendes, acontecimentos que marcaram a memória dos indivíduos e da comunidade retratada. Uma das fotos da exposição registrou uma festa de aniversário com crianças, bolo, refrigerante… A grande dimensão da fotografia, que ocupava quase toda a parede da primeira parte da galeria, nos faz ter a impressão de também estarmos participando daquele acontecimento, juntamente com a aniversariante e os demais convidados fotografados.

Para criar a sua festa em desenho e colagem, você também poderá recorrer a uma fotografia que tenha, aí na sua casa, de uma festa em que se divertiu bastante e desenhar essa festa relembrando e colocando os personagens lá! Imagine que você dará a melhor festa do ano! Nessa festa pode ter tudo o que você desejar: cores, elementos de decoração, comida, músicas, brincadeiras, brinquedos e muita diversão! Muitos convidados, desde pessoas que convivem com você até pessoas famosas que só vemos em televisão, revistas e jornais…

Imaginou? Vamos criar uma técnica mista de colagem e desenho? Sugerimos que você faça essa proposta escutando suas músicas prediletas e bem animadas para se inspirar. Prepare o seu material e mãos à obra!

Materiais necessários:

– Papéis

– Jornal ou revista com imagens

– Cola

– Tesoura

– Lápis de cor

– Canetinhas

Passo a passo:

Selecione o que você deseja ter na sua festa, as cores que vai usar e quem irá participar. Dentre as pessoas que você pensou em convidar para o seu cenário festivo, teremos como participantes as pessoas da revista e/ou do jornal. Fique atento ao modo como essas pessoas estão se comportando, qual a postura corporal delas, o que elas estão fazendo, para que você considere isso quando for criar o seu cenário e incluir esses personagens nele. É importante que ele esteja interagindo com a festa, assim como os demais convidados do seu desenho.

Figura 1: Materiais. Foto: Nathália Bruno.

Escolha os personagens da revista e recorte as suas silhuetas até que todo o cenário da fotografia em que os personagens estavam inseridos seja removido.

Figura 2: Recortando a revista. Foto: Nathália Bruno.

Em uma folha, desenhe e acrescente cor ao seu cenário e aos seus convidados (eles precisarão estar em clima de festa, ou seja, dançando, conversando, se divertindo). Além disso, inclua objetos que poderão “interagir” com seus convidados (copos, brinquedos, entre outros).

Figura 3: Posicionamento dos personagens e desenho. Foto: Nathália Bruno.

Figura 4: Ilustrando o cenário. Foto: Nathália Bruno.

Figura 5: Acrescentando outros elementos na colagem. Foto: Nathália Bruno.

Posicione todos os convidados, observando a interação entre eles. Você pode fotografar seus personagens em diferentes áreas do papel, antes de colar em sua composição. Assim você poderá comparar as fotografias e decidir qual composição acha mais interessante. Além disso, terá vários registros de momentos diferentes da sua festa.

Figura 6: Montagem. Foto: Nathália Bruno.

Depois de testar, cole as figuras de acordo com a composição que mais gostou.

Figura 7: Colando elementos na composição. Foto: Nathália Bruno.

Fotografe o resultado e publique nas mídias sociais contando quais músicas te inspiraram a criar as composições e não se esqueça de nos convidar para ver a sua festa também, usando as hashtags #educativofcs, #criarte e também @fcs.palaciodasartes

Figura 8: Resultado. Colagem, ilustração e foto: Nathália Bruno.

Sobre os autores:

Nathália Bruno é bacharel e licenciada em Artes Plásticas, especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Giovane Diniz é licenciado em Artes Plásticas, mestrando em Artes Visuais, artista plástico, professor e mediador cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.