Formação Artística | Cefart

GERÊNCIA DE EXTENSÃO | CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA – CEFART

 

A Gerência de Extensão é uma ponte entre a formação artística oferecida pelo Cefart, as diretorias da Fundação Clóvis Salgado e a comunidade de Belo Horizonte e do interior do estado de Minas Gerais.

Tem por finalidade promover diálogos, transversalidades e conexões entre as cinco escolas, seus grupos extensionistas, o Coral Lírico e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a Cia. de Dança Palácio das Artes e as produções externas que circulam pelos diversos espaços da Fundação Clóvis Salgado.

Seus programas geram oportunidades de reflexão, pesquisa e experimentação, práticas interdisciplinares e formação de novas plateias para as artes.

Realiza cursos complementares, seminários e apresentações de espetáculos, sempre gratuitos; promove intercâmbios e ações de cunho social, educacional, artístico e cultural para potencializar a formação de redes de relacionamentos entre artistas profissionais, alunos, professores, funcionários e comunidade, possibilitando uma formação estética e cidadã ampla e inigualável.

Mantém permanente intercâmbio com órgãos e entidades culturais locais, regionais, nacionais e internacionais, públicas e privadas, visando à promoção e à difusão das artes e da cultura no Estado.

Dedica-se diariamente a desenvolver programas, coordenar e monitorar atividades vinculadas às ações artísticas e culturais propostas pela FCS, por entidades parceiras, promovendo atividades para a sensibilização, análise crítica e formação culturais.

Com o projeto Entre, a Arte é sua, a Gerência de Extensão tem diversificado e ampliado o espaço para a fruição em arte. Promove, também, a integração entre diversas linguagens artísticas para enriquecer os percursos educativos e valorizar os indivíduos envolvidos, além de sistematizar novos processos de gestão, garantido impessoalidade, legalidade, moralidade, economicidade e publicidade, por meio dos seguintes programas e ações:

 

Residência Artística – Programa realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, oferece bolsas de pesquisa para jovens artistas, das mais diversas linguagens; disponibiliza a estrutura física e de produção do Centro de Formação; promove seminários, cursos complementares, mostras de espetáculos e performances, oficinas e rodas de conversa sobre processos de criação em artes, tudo isso aberto à comunidade.

 

Arte em Família Programa de estímulo à formação de plateia junto ao círculo íntimo de relacionamentos da comunidade escolar do Centro de Formação
Artística e Tecnológica, realizado em parceria com a Diretoria de Produção Artística da Fundação Clóvis Salgado – DPDA, oferece gratuidade a familiares e amigos de nossos estudantes para as apresentações da Cia. de Dança Palácio das Artes, do Coral Lírico e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, do Coral Infantojuvenil e das escolas de Produção em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro do Cefart.

 

Ciclo de Palestras e Atividades das Óperas – Também realizado em parceria com a DPDA, promove a sensibilização de estudantes e professores para a linguagem operística, realizando palestras, rodas de conversa antes de cada récita, master classes e visitas aos cenários das óperas no palco do Grande Teatro do Palácio das Artes.

 

A Cena Ensina – Realizado em parceria com a Diretoria de Programação da Fundação Clóvis Salgado e com programas de formação de plateias de outras instituições culturais da cidade, estimula a reflexão crítica sobre a produção contemporânea em arte, oportunizando gratuidade a toda a comunidade escolar do Cefart em espetáculos nacionais e internacionais apresentados em Belo Horizonte.

 

Cine Escola – Programa realizado em parceria com a Escola de Artes Visuais e o Cine Humberto Mauro, oferece sessões de cinema direcionadas a estudantes e professores de escolas de ensino regular, públicas e privadas, projetos sociais e instituições de ensino de artes; fomenta a reflexão e a ampliação dos conceitos de cultura e disponibiliza ferramentas de compreensão da linguagem cinematográfica para crianças, jovens e adultos.

 

Cefart Encena – Realizado em parceria com as cinco escolas do Centro de Formação, cria espetáculos dirigidos por profissionais contratados especialmente para essas produções, que são apresentados no Grande Teatro do Palácio das Artes, oportunizando o compartilhamento de saberes entre estudantes, professores da Instituição e profissionais de notoriedade no cenário nacional.

 

Coral Infantojuvenil Cefart – Um dos grupos amadores do Cefart que forma jovens para o canto coral e tem descoberto novos talentos para grupos profissionais do Brasil e do exterior.   Criado na década de 1980, o Coral Infantojuvenil Cefart foi estruturado com a proposta de criar condições para a sensibilização de crianças e jovens interessados em canto coral. Formado por jovens cantores, na faixa etária entre 8 e 16 anos, atualmente é dirigido pelo maestro André Brant na busca de apuro técnico e experimentação.

Realiza um importante trabalho de divulgação da arte do canto coral, apresentando-se com frequência nos espaços da Fundação Clóvis Salgado e em outros locais da cidade e do interior do estado, com obras de diversas fases da história da música vocal, em vários idiomas e estilos. Participa também de montagens com a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais nas temporadas de ópera da FCS e em outras apresentações eruditas.

O Coral Infantojuvenil Cefart é uma iniciativa da Gerência de Extensão do Centro de Formação Artística e Tecnológica, que exerce importante papel para a descoberta de novos talentos, já que vários cantores que iniciaram sua trajetória musical no Grupo integram atualmente o Coral Lírico de Minas Gerais e outros grupos profissionais do Brasil e do exterior.

 

Cefart ao Meio-dia – Programa que leva ao Foyer do Grande Teatro do Palácio das Artes apresentações do Coral Infantojuvenil Cefart, Grupo de Choro, Orquestra Escola, Coral Adulto, além de turmas dos cursos de Dança e Teatro, integrando a programação gratuita, ao meio-dia, da Fundação Clóvis Salgado.

A Gerência de Extensão é também a responsável pelo atendimento à crescente demanda de escolas e outras instituições, públicas e privadas, de Belo Horizonte e de outras cidades, solicitando apresentações artísticas dos alunos do Cefart.

São inúmeros os programas e as ações que reafirmam o caráter público da FCS, ampliam e requalificam o atendimento ao cidadão e enriquecem a formação artística oferecida gratuitamente pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica.