Escolas do Cefart

O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo da arte assim como no da tecnologia do espetáculo. Referência na formação artística como instituição pública, o Cefart promove cursos com certificação e diplomação de competências profissionais, construindo itinerários formativos destinados a públicos de idades distintas.

Abriga escolas e núcleos de dança, música (instrumental e coral), teatro, ópera, artes visuais e tecnologias do espetáculo (iluminação, cenotecnia, figurinos e adereços) que oferecem cursos livres, básicos, técnicos, de formação inicial e continuada (FIC), de atualização profissional além de palestras, residências artísticas e atividades de extensão destinadas ao aperfeiçoamento e formação de público.

Dispõe, ainda, da Midiateca João Etienne Filho que disponibiliza ao público o acervo da FCS de livros, filmes, fitas, documentos, publicações e do Centro Técnico de Produção Raul Belém Machado, responsável pela produção e preservação de cenários e figurinos dos espetáculos produzidos pela Fundação.

As inscrições para os exames de seleção de candidatos para o preenchimento das vagas para os cursos da Escola devem seguir as orientações dos Editais anuais lançados no segundo semestre de cada ano. As inscrições são realizadas por meio eletrônico através do site da FCS (www.fcs.mg.gov.br). O Cefart reserva cinquenta por cento (50%) das vagas ofertadas em seus Cursos Técnicos para candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental ou Médio em Escola Pública e membro de família de baixa renda inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico e candidatos declarados negros ou indígenas.

Cefart
Virtual

O Cefart Virtual foi desenvolvido para facilitar a comunicação da escola com os estudantes, favorecendo a participação e o envolvimento comunidade vida acadêmica as atividades pedagógicas e artísticas.

Foto: Escola de Dança

Escola de Dança

O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, oferece formação artística e técnica para crianças […]

Veja Mais
Foto: Escola de Música

Escola de Música

O Curso Básico de Música tem como objetivo formar o músico performer– cantor ou instrumentista – com conhecimento específico na […]

Veja Mais
Foto: Escola de Produção em Artes Visuais

Escola de Produção em Artes Visuais

Curso de Produção em Artes Visuais O curso tem como objetivo qualificar e formar profissionais para exercerem atividades técnicas no […]

Veja Mais
Foto: Escola de Teatro

Escola de Teatro

Cefart oferece o Curso Técnico em Arte Dramática voltado para a formação do ator. Criado formalmente em 1986, o Curso Técnico em Arte […]

Veja Mais
Foto: Escola de Tecnologia da Cena

Escola de Tecnologia da Cena

O curso da Escola de Tecnologia da Cena tem como objetivo capacitar profissionais para as funções técnicas associadas às diversas […]

Veja Mais

Programas
Interdisciplinares

O Programa de Mediação da Fundação Clóvis Salgado busca novas formas de conexão e relacionamento entre a instituição e seus diversos públicos – governo, parceiros, patrocinadores, artistas, produtores, estudantes e sociedade. Inovador e marcado pela transversalidade, o Programa se estrutura a partir de três eixos complementares: Mediação da Informação, Mediação de Conteúdo e Mediação Crítica.

A Mediação da Informação preza por uma comunicação pública efetiva e transparente. Ela será trabalhada a fim de disponibilizar conteúdo institucional, programático, patrimonial e informativo da FCS de forma clara e límpida. O eixo da Mediação de Conteúdo busca ampliar a visibilidade e, ao mesmo tempo, democratizar o acesso ao conteúdo que é oferecido ou criado pela FCS de forma que o grande público possa viver a experiência oferecida pela instituição tanto presencialmente quanto remotamente através de plataformas digitais. Por fim, a Mediação Crítica tem por objetivo desenvolver o olhar critico, o pensamento e a reflexão a partir da programação disponível. Neste eixo, todo o trabalho se articula em torno das diversas possibilidades de ampliação de conteúdos e de seus desdobramentos, garantindo a circulação e o intercambio de conhecimento, sua diversidade, transversalidade e transdiciplinaridade

O Programa Educativo, visa proporcionar ao público ferramentas para a compreensão das artes e fomentar a reflexão e ampliação dos conceitos de cultura e contemporaneidade.

O Programa Educativo conta com um Núcleo de Arte Educação criado para pesquisar, planejar e executar ações formativas no campo das artes, desenvolvendo suas atividades artístico pedagógicas por meio das mediações culturais nas galerias de arte do Palácio das Artes, do Câmera Sete e do Cine Humberto Mauro. Nesse sentido, a ação educacional possibilita a análise, a compreensão, a interpretação de referências para a produção cultural das imagens, criando vínculos de afetações entre comunidades, patrimônios e instituições culturais.

Ela se desenvolve através de ações como: Encontro com a Cia de Dança, Cine Escola, Visitas Mediadas, o educativo online da FCS e outras.

Em tempos de pandemia os agendamentos estão cancelados.

O Programa de Residência para Pesquisas Artísticas é realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A Residência oferece bolsas de pesquisa para jovens artistas, das mais diversas linguagens; disponibiliza a estrutura física e de produção do Centro de Formação; promove seminários, cursos complementares, mostras de espetáculos e performances, oficinas e rodas de conversa sobre processos de criação em artes, tudo isso aberto à comunidade.

Em tempos de pandemia os agendamentos estão cancelados.

 

Com o objetivo de promover reflexões e proporcionar um espaço de visibilidade a respeito da diversidade, a Fundação Clóvis Salgado realiza, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – CEFART, o Programa Ações Afirmativas. O programa consiste em ciclos de formação gratuito com cursos, oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas sobre a temática da diversidade a cada semestre.

A iniciativa partiu de uma demanda da comunidade acadêmica para que as ações já desenvolvidas dentro da grade curricular chegassem, também, ao público externo. As Ações Afirmativas buscam refletir sobre as relações históricas e sociais e reforçar o papel da Arte no contexto atual. Enquanto centro de formação artística contemporânea, o CEFART tem como missão busca abarcar toda a multiplicidade da cultura brasileira e dar visibilidade para todas as manifestações artísticas e culturais.

A Fundação Clóvis Salgado oferece, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – CEFART, uma programação especial dedicada às crianças: o Dia do Pequeno Artista. Teatro de bonecos, concertos para crianças, oficinas, exibição de curtas-metragens e visitação ao Palácio das Artes são algumas das atrações que fazem parte da programação cultural gratuita oferecida para as crianças no Dia do Pequeno Artista. Os jardins que ligam o espaço administrado pela Fundação Clóvis Salgado ao Parque Municipal também são abertos para que pais, crianças e toda a família, para que possam transitar entre os locais.

A cultura tem o papel de estimular o desenvolvimento acadêmico, intelectual, cognitivo e emocional do ser humano. Além da capacidade de comunicar sentimentos, a arte também serve como um verdadeiro trampolim para o desenvolvimento da criatividade. As iniciativas artísticas, quaisquer que sejam suas naturezas, têm um papel importante no desenvolvimento intelectual infantil devido às diversas qualidades da prática de atividades artísticas e suas influências na vida da criança. A programação do Dia do Pequeno Artista visa incentivar esse desenvolvimento e formar público.

Shows, concertos, apresentações teatrais, exposições, seminário, filmes, oficinas e muito mais são ofertados na programação do Inverno Cefart. A proposta do evento é criar um espaço de fomento à formação, investigação e difusão artística e cultural, em sintonia com o papel da FCS. Para isso, durante o período de uma semana nas férias do meio do ano, o evento reúne atividades como apresentações musicais, oficinas e residências artísticas, entre outras experiências artísticas que são ofertadas à comunidade gratuitamente em diversos espaços da Fundação.

O Programa de Formação e Prática propicia uma formação continuada de artistas, alunos e formandos, na qual a pesquisa e a prática têm papel primordial no aprimoramento sistemático da compreensão sobre o fazer artístico e seus desdobramentos na formação. Estabelece-se uma parceria de trabalho investigativo a respeito da prática artística entre professores orientadores e alunos para a prática de estágios nos corpos artísticos da Fundação. Os alunos devem ter disponibilidade durante o período em que serão ofertadas as vagas nos corpos artísticos e setores anfitriões.

O Centro Técnico de Produção e Formação Raul Belém Machado – CTPF (antigo CTP) é um espaço destinado à confecção e salvaguarda do acervo oriundo das montagens artísticas da Fundação Clóvis Salgado. No local, também são realizadas atividades de ensino, atreladas ao Centro de Formação Artística e Tecnológica – CEFART, sobretudo da Escola de Tecnologia da Cena. A criação do antigo Centro Técnico de Produção (CTP) se entrelaça à história de Raul Belém Machado (1942-2012), arquiteto, cenógrafo e figurinista que, de 1983 a 2011, coordenou as produções artísticas da FCS.

O Cefart oferece cursos complementares e de extensão gratuitos para a comunidade ao longo de todo o ano. Artistas e profissionais de todo o Brasil são convidados para apresentar aos alunos temas contemporâneos e tradicionais nos mais diversos campos da arte. O detalhamento das vagas, bem como a exigência para a realização das provas técnicas, quando existentes, e etapas seletivas de cada curso estão disponíveis no site da Fundação Clóvis Salgado. As Inscrições são gratuitas e ocorrem ao longo de todo o ano.

Criado na década de 80, o Coral Infantojuvenil Palácio das Artes integra-se na Fundação Clóvis Salgado como um projeto de formação, vinculada ao Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) e constitui-se como uma importante ação de estímulo à formação de jovens cantores.
Voltado para a divulgação do canto coral, o grupo apresenta um repertório de obras representativas de diversas fases da história da música vocal, da renascença ao moderno, da música erudita à música folclórica e popular, em vários idiomas e estilos. Além de realizar apresentações em espaços públicos de Belo Horizonte e cidades do interior do estado, o Coral atua em concertos com Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e em montagens com os corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral Lírico de Minas Gerais, tanto em concertos quanto nas temporadas de ópera.

O Coral Infantojuvenil Palácio das Arte é formado por jovens cantores, com faixa etária entre oito e 16 anos e exerce um importante papel para a descoberta de talentos para o canto coral. Vários cantores que iniciaram sua trajetória musical no Coral Infantojuvenil integram, atualmente, o Coral Lírico de Minas Gerais e outros grupos profissionais do Brasil e exterior.
A Fundação Clóvis Salgado é responsável por disponibilizar toda a infraestrutura para a manutenção do grupo e propicia condições para a formação artística dos jovens cantores, investindo no apuro técnico, na experimentação e na sua valorização e divulgação junto ao público Seus integrantes participam de quatro horas de aulas/ensaios semanais, sendo um ensaio de naipe e um ensaio coletivo, ambos com duas horas de duração.

Galeria

Local

O Cefart fica localizado no Palácio das Artes, na Av. Afonso Pena, 1537, centro, na cidade de Belo Horizonte. No local se situa a sede administrativa e acontece a maioria das aulas. Dessa forma os alunos podem frequentar todo o equipamento cultural da Fundação Clóvis Salgado, com seus teatros, galerias de arte e cinema. Além da sede, a escola também conta com o Cefart Liberdade. O Cefart Liberdade é uma unidade voltada especialmente para a música. O espaço possui aproximadamente 570 metros quadrados com salas para aulas individuais ou para pequenos grupos e é localizado na Rua Sergipe, 884 – Funcionários.

Contatos

cefart@gmail.com
secretaria.cefart@fcs.mg.gov.br
Telefones: 3236-7471 e 3236-7308