Escola de Produção em Artes Visuais

Curso de Produção em Artes Visuais

O curso tem como objetivo qualificar e formar profissionais para exercerem atividades técnicas no campo das artes visuais, referentes aos processos de montagem e à exibição de obras de arte para o público. Ao concluir o curso, o estudante torna-se um profissional apto a produzir e trabalhar em eventos de artes visuais, como feiras, leilões, exposições em galerias e espaços alternativos.

Para proporcionar ao aluno uma formação de excelência, a estrutura curricular do curso é dividida em cinco módulos semestrais – Curadoria, Expografia, Mediação Cultural, Produção e Conclusão de Curso – descritos abaixo:

MÓDULO CURADORIA –  Ensina ao aluno os conceitos básicos da curadoria: atuação profissional, relações com o mercado, as instituições e o público, além de conteúdos sobre a história da arte.

MÓDULO EXPOGRAFIA – Desenvolve no aluno a percepção e o raciocínio da organização do espaço expositivo, instruindo-o sobre os princípios e os métodos de apresentação visual das obras artísticas.

MÓDULO MEDIAÇÃO CULTURAL – Proporciona ao aluno a compreensão do campo de atuação do mediador, apresentando-o estratégias didáticas para potencializar a experiência estética de públicos diversos e fomentar o encontro da arte por meio de práticas educacionais.

MÓDULO PRODUÇÃO – Ensina ao aluno os processos de produção do campo das artes visuais. Neste módulo, o aluno aprende sobre o planejamento e a escrita de projetos; como captar recursos; o funcionamento das leis de incentivo à cultura; o financiamento colaborativo; e os processos de viabilização para ocupação de espaços públicos.

MÓDULO DE CONCLUSÃO DE CURSO – Proporciona ao aluno a compreensão de temáticas relacionadas à cultura contemporânea, como relações étnicas raciais, sustentabilidade ambiental, ética profissional e realização de evento. O módulo capacita o aluno para ser inserido no mercado de trabalho.

O aluno poderá escolher o seu percurso de aprendizado, pautado na escolha de cada um dos módulos supracitados – Curadoria, Expografia, Mediação Cultural e Produção – , e será certificado por cada um dos módulos como Assistente.

Ao finalizar os quatro módulos citados acima, o aluno estará apto a ingressar no Módulo de Conclusão de Curso e, após seu término, irá obter a certificação de Produção em Artes Visuais. Assim, ele poderá se inserir no mercado profissional como assistente de produção, assistente de curadoria, montador, arte educador ou proponente de projetos. A trajetória formativa do profissional proporcionará condições para que ele atue nas várias etapas de produção de um evento de artes visuais, que vai desde a escrita do projeto, passando pela montagem e desmontagem de exposições, até o auxílio curatorial na pesquisa e nos projetos expográficos.

Todas as informações sobre os processos seletivos das Escolas do Cefart são publicados na página de Editais neste site, localizada no menu Institucional.