CTPF Raul Belém Machado

CTPF – Raul Belém Machado

(Texto atualizado sobre o CTPF):

O Centro Técnico de Produção e Formação Raul Belém Machado – CTPF (antigo CTP) é um espaço destinado à confecção e salvaguarda do acervo oriundo das montagens artísticas da Fundação Clóvis Salgado. No local, também são realizadas atividades de ensino, atreladas ao Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, sobretudo da Escola de Tecnologia da Cena.

A criação do antigo Centro Técnico de Produção (CTP) se entrelaça à história de Raul Belém Machado (1942-2012), arquiteto, cenógrafo e figurinista que, de 1983 a 2011, coordenou as produções artísticas da FCS. A partir de 1987 o CTP produziu cenários, figurinos e adereços para as montagens da FCS nas oficinas do Palácio das Artes.

Em 2004, o CTP foi transferido para três galpões do antigo complexo de fábricas de tecidos em Marzagão, ocupando 2.856 metros quadrados destinados às oficinas de costura para a confecção de figurinos e adereços, marcenaria e serralheria para a construção de cenários.

Em 2015, o Centro Técnico de Produção e Formação – CTPF teve sua gestão transferida para o Cefart. Em 2018, são iniciadas as atividades da Escola de Tecnologia da Cena do Cefart com o propósito de habilitar profissionais técnicos em produção de figurinos e adereços, cenários e elementos cênicos, iluminação, sonoplastia e produção cultural.

Atualmente, estão sendo desenvolvidas as atividades de catalogação museológica realizadas por profissionais de Moda, História, Museologia, Biblioteconomia, Tecnologia da Informação e Preservação e Conservação de Bens, com a realização de laudos técnicos sobre o estado de conservação do acervo.

Recentemente, ocorreu a transferência do espaço de guarda do CTPF, que está abrigado em um novo prédio, o Cefart Andradas, à Avenida dos Andradas, 723, com condições mais apropriadas de conservação preventiva de bens.