Imaginar sempre pode!

Quantas coisas você já imaginou que estavam acontecendo de verdade? Brincar de super-herói, de cientista, de construir cidades. Quando fazemos essas coisas, estamos usando a nossa imaginação. E quando a gente solta a criatividade não tem quem nos segure, não é mesmo? Dentro da nossa cabeça, a gente pode tudo! Assista ao curta para conhecer Pety e descobrir o que ela é capaz de fazer quando imagina:  

Ficha Técnica

Filme: Pety pode tudo

Local: SP/Brasil

Ano: 2012

Duração: 18 minutos                     

Direção e roteiro: Anahí Borges

Produção: Gustavo Maximiliano

Produtora Associada: Juliana Vicente

Direção de Fotografia e operação de câmera: Elena Fedeli

Som Direto: Guilherme Shinji

Edição de Som: Guile Martins

Mixagem: Luiz Adelmo (Casablanca)

Trilha sonora: Fábio Matu e Vico Piovani

Edição: Olívia Brenga

Animação: Adams Carvalho

Elenco: Moara Ibotira, Gabriel Nathan Silva, Paulo Goya, Aury Porto e Sylvia Prado

Direção de Arte: Laura Carvalho

Figurino: Manuela Mello

Maquiagem: Rachel Ramos

Para refletir:

Já aconteceu de você estar assistindo a algum filme e ficar com muita vontade de saber o que acontece no final dele? Você já quis ter o poder de adivinhar o futuro? É comum ter vontade de saber o que vai acontecer com a gente, com os outros e com o mundo daqui um tempo. Somos seres muito curiosos, não é mesmo? 

Com Pety não é diferente! Ela é uma menina que deseja muito saber sobre o futuro. Em determinado momento do filme, Pety está a caminho da escola, quando pensa ter recebido um aviso sobre o futuro de Perninha, seu amigo coelho. Depois disso, a menina sente uma necessidade muito grande de protegê-lo. Mesmo cuidando bastante dele, Pety não consegue impedir que algo aconteça a Perninha. 

Essa história nos ensina que às vezes a gente até imagina o futuro, mas que não dá para controlá-lo. E sabia que não existe nada de errado nisso? Às vezes acontecem coisas tristes que não esperávamos, mas outras vezes acontecem coisas muito legais, ainda mais divertidas do que as que estavam na nossa cabeça!

Ilustração: Naiara Rocha.

Atividade:

No filme, vimos que Pety é uma menina com bastante imaginação. Além de imaginar o que pode acontecer na realidade, ela inventa suas próprias poções mágicas, como a “poção mágica da força” e a “poção mágica da eternidade”, cada uma preparada com ingredientes diferentes que ajudam quem as bebe a adquirir esses poderes. Já pensou se você tivesse a receita da poção mágica da invisibilidade ou de como se transformar em um coelho, por exemplo? 

Se você pudesse ter algum superpoder, qual seria? E como seria uma poção mágica para realizá-lo? Escreva ou desenhe a sua receita, listando os ingredientes necessários e o modo de preparo. Deixe sua imaginação livre para inventar o que quiser! Mas, se for preparar de verdade, lembre-se de tomar cuidado com os ingredientes que vai usar, pois nem tudo pode ser ingerido! 

Compartilhe com a gente a receita da sua poção usando as hashtags #educativofcs e #cineminhaonline nas mídias sociais e também @fcs.palaciodasartes no Instagram.

Sobre as autoras:

Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, mediadora e professora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.