Invertendo as cores

Quando pintamos, é comum reproduzirmos as cores dos objetos ou das paisagens da forma como as vemos. Vamos fazer algo diferente desta vez e trocar as cores das suas figuras? Nessa proposta convidamos você a sair do convencional na hora de escolher as cores para os elementos figurativos da sua pintura. Que tal criar vários trabalhos a partir dessa proposta?

O artista Henri Matisse (1869-1954) produziu trabalhos usando cores vibrantes e equilibradas em suas composições. Naquela época, foi alvo de críticas por usar cores puras, como na pintura Retrato de Madame Matisse (1905), em que o artista inovou ao não reproduzir as cores como são na realidade. Matisse explora, por exemplo, a cor verde no nariz da figura feminina retratada.

A arte nos dá a possibilidade de criar novas realidades, espaços e composições sem precisarmos imitar o mundo real. Matisse inspirou muitos artistas transgredindo a representação realista em suas obras. Aproveite essa liberdade de criação que envolve a produção artística e solte sua imaginação sempre que quiser!

Vamos pensar a pintura de forma livre e criativa, experimentando as possibilidades e observando os resultados? Planeje o que você gostaria de pintar. Observe uma paisagem e as cores que ela tem. Use o desenho para te auxiliar na pintura e prepare o seu material. Você pode explorar o material que tem aí na sua casa para pintar ou para desenhar (tintas, lápis de cor, canetinhas etc.).

Materiais necessários:

– Suporte para a pintura (tela, papel, papelão, tecido, madeira, parede etc.);

– Materiais para desenho ou pintura (tintas, pincéis, lápis de cor, canetinhas etc.);

– Folhas de papel;

– Lápis de escrever;

– Tesoura;

– Dois saquinhos ou duas caixas pequenas para depositar papéis recortados.

Passo a passo:

1° – Após escolher a paisagem, escreva uma lista com os elementos que irão compor sua pintura (céu, mar, pessoas, animais etc.), colocando um item embaixo do outro. Recorte em forma de fichas, separando item por item da sua lista. Dobre as fichas e deposite dentro do saquinho.

Figura 1: Lista de sugestões de elementos para pintura. Foto: Nathália Bruno.

2° – Anote todas as cores que você quer usar e liste-as, da mesma maneira que você fez no primeiro passo. Recorte em forma de fichas, separando os itens um por um. Dobre as fichas e deposite dentro de outro saquinho. Assim você terá dois saquinhos, um com cores e outro com os elementos que você escolheu.

Figura 2: Lista de sugestões de cores para pintura. Foto: Nathália Bruno.

3° – Sorteie um item de cada saquinho.

Figura 3: Organização dos elementos e cores para sorteio. Foto: Nathália Bruno.

4° – Desenhe ou use a tinta direto no suporte escolhido seguindo a ordem sorteada. Por exemplo: se sortear amarelo e montanha, você irá pintar uma montanha amarela.

5° – Repita o sorteio até completar os elementos da sua cena.

Figura 4: Processo de pintura de paisagem. Pintura e foto: Nathália Bruno
Figura 5: Processo de pintura de paisagem. Pintura e foto: Nathália Bruno.
Figura 6: Resultado da pintura em técnica mista sobre papel. Pintura e foto: Nathália Bruno.

Você pode criar uma série repetindo os passos com outros sorteios e se divertir muito! Compartilhe os resultados com a gente. Fotografe e publique nas mídias sociais usando as hashtags #educativofcs e #criarte, além do @fcs.palaciodasartes.

Repare como Matisse explorou as cores no Retrato de Lydia Delectorskaya (1947):

Figura 7: Retrato de Lydia Delectorskaya, Henri Matisse, 1947, óleo sobre tela. Fonte: henrimatisse.org

Sobre os autores:

Giovane Diniz é licenciado em Artes Plásticas, mestrando em Artes Visuais, artista plástico, professor e mediador cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Nathália Bruno é bacharel e licenciada em Artes Plásticas, especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, artista visual, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.