JOÃO MENDES

Iapú, Minas Gerais – 1951

 

João Mendes, aos 8 anos, começou a trabalhar na roça com os pais. Em 1963 mudou-se para Ipatinga com a família, em busca de uma nova vida. Após passar por vários empregos e vender picolés de porta em porta, aos 15 anos iniciou sua trajetória na fotografia.

Ainda nessa época, foi contratado pelo delegado de polícia da cidade para ser o fotógrafo oficial da perícia. Entre os deveres em casa e na escola, retratava cenas de crimes e casos forenses.

No dia 2 de agosto de 1973, João Mendes se estabeleceu como um dos primeiros fotógrafos profissionais no bairro Serra, em Belo Horizonte, onde vem trabalhando há 45 anos. No entanto, suas primeiras imagens da região datam de 1968. Desde então, sua loja Foto Mendes está localizada no mesmo local e é uma referência, pois por lá já foram fotografadas quatro gerações.

As fotografias em preto e branco apresentadas na exposição foram feitas no período entre 1975 e 1979, com uma câmera Yashica Mat, de médio formato.

Essas imagens são retratos 3×4 para documentos, feitos principalmente para carteira de identidade, e fotos postais enviadas por correio como cartas ou objetos de recordação a parentes que, muitas vezes, permaneciam no interior.

No acervo de João Mendes também pode ser encontrada uma significativa coleção de fotografias de becas ou formaturas, em que as crianças da Comunidade da Serra, estudantes da rede pública de ensino, foram fotografadas celebrando a passagem de diferentes períodos escolares.