Meu caderno de desenho!

Você cria muitas imagens? Já pensou em ser artista? Acompanhe as lembranças de um avô que, quando criança, estava sempre com o seu caderno de desenho por perto. Assista “Desenhos de uma História”:

Ficha técnica

Filme: Desenhos de uma História
Local: Curitiba, PR, Brasil
Ano: 2011
Duração: 9 minutos
Direção: Diego Lopes e Claudio Bitencourt
Roteiro: Diego Lopes
Elenco: Daniel Jorge, José Luiz Kloss e Marcelo Zulian Gomes
Coprodução: Oger Sepol com a RPC TV 

Curiosidade:

No curta-metragem, um dos atores interpreta uma pessoa que existiu de verdade, você conseguiu identificar quem é? Walter Elias Disney (1901-1966), mais conhecido como Walt Disney, criou uma gigantesca empresa de animação, que hoje conta com diversas superproduções e até parques temáticos. Responsável por uma série de ideias inovadoras em sua área de trabalho, como a criação de um longa-metragem todo em animação já em 1937, seu gosto pelo mundo da arte começou ainda criança, enquanto desenhava os animais da fazenda onde morava. 

Para refletir:

No filme, vemos que o menino Zé e seu avô João têm um interesse em comum: o desenho. O avô conta ao neto uma história que aconteceu quando ele era criança e que marcou sua vida, pois mudou a forma como o pai dele entendia o ato de desenhar, antes visto como uma perda de tempo, uma atividade sem futuro, já que ele queria que o filho se tornasse médico, mas que depois teve seu valor reconhecido. Infelizmente, muita gente ainda não enxerga a arte, de forma geral, como um campo de trabalho, mas como um passatempo. Outro pensamento comum é relacionar desenho com “brincadeira de criança”, já que nessa etapa da vida nos expressamos naturalmente através de imagens, muitas vezes sendo estimulados a isso, mas quando crescemos parece que desenhar se torna algo a ser deixado de lado, pois vão surgindo várias responsabilidades que nos dizem ser mais urgentes. Assim, muitos adultos deixam de desenhar, seja por falta de tempo, por medo ou por vergonha, mesmo que gostassem de fazer isso quando crianças.

Quando alguém decide que quer “viver de arte”, muitas vezes é desencorajado, como se isso não fosse possível. No entanto, existem várias profissões ligadas à arte em suas várias áreas, como nas artes visuais, no cinema, na música e no teatro. A arte tem uma importância muito grande para a sociedade e, como qualquer outro trabalhador, o artista pode enfrentar dificuldades em seu emprego, mas também pode ser muito feliz com suas escolhas, não só por fazer o que gosta, mas também por contribuir para tornar o mundo melhor, fazendo as pessoas se emocionarem, refletirem e aprenderem com suas obras. Assim, não há nada de errado em querer ser um desenhista e em dedicar um bom tempo para realizar esse sonho, pois é através da prática que se aprende e se aperfeiçoa o desenho. Também é necessário equilibrar o desenho com outras tarefas do dia a dia, como ir à escola, prestar atenção às aulas (não só as de arte) e fazer as atividades, pois todas as áreas de conhecimento são importantes e podem até servir de inspiração para seus desenhos!

Atividade:

Pensando nisso, para te incentivar a desenhar e levar seus desenhos sempre com você, vamos ensinar um modelo bem simples de caderno artesanal, que você pode personalizar como preferir! Mas atenção: essa atividade só deve ser realizada com o auxílio de um adulto.

Você vai precisar de um papel mais grosso para a capa e de papéis variados, mas do mesmo formato da capa, para a parte interna do caderno (o miolo). Separe a quantidade de folhas que quiser e dobre-as ao meio, uma a uma. Faça o mesmo com a capa. Sugerimos para o miolo a quantidade de 20 folhas em formato A4 (21 x 29,7 cm), que dobradas irão virar um caderno de formato A5 (21 x 14,8 cm), com 40 folhas, mas você pode fazer no formato que quiser. 

Esse caderno será costurado e para isso as folhas precisam ser furadas. Peça a um adulto que faça essa parte, para não se machucar. Ele deve usar uma outra folha como referência para a marcação dos furos e para encaixar dentro das outras, usando uma agulha para fazer os furos nos lugares marcados. É possível seguir a medida de 5,25 cm entre os furos ou usar as próprias medidas. 

Imagem: Ana Emerich

Depois dos furos feitos, encaixe todas as folhas e a capa para começar a costura. Para essa etapa, separe um pedaço de linha com aproximadamente 2,5 vezes a altura do seu caderno. A linha pode ser simples ou dupla. Pode ser linha de bordado, barbante ou outra que você tiver. Passe a linha na agulha e comece pelo furo do meio, de dentro pra fora, deixando uma sobra de linha (ainda sem dar o nó). Passe para o furo de cima (de fora para dentro), pule para o último furo (de dentro pra fora) e volte pelo furo do meio (de fora pra dentro). Termine dando um nó, unindo as duas pontas da linha, deixando cada uma de um lado da linha que atravessa todo o caderno. Corte o excesso de linha. Depois da costura, você pode enfeitar a capa do seu caderno com desenhos, colagens e escritos e preencher as páginas com suas criações. Quando acabar o espaço em branco, é só fazer um novo! Não se esqueça de ir guardando seus cadernos para acompanhar sua evolução. Lembre-se, habilidade é prática, nunca pare de desenhar!

Compartilhe fotos do seu caderno de desenho com a gente! Publique em suas redes sociais usando as hashtags #cineminhaonline, #educativofcs e também @fcs.palaciodasartes no Instagram.


Sobre as autoras:

Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino/MG, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, professora da Rede Municipal de Educação/BH, mediadora e professora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.