N) Natália Rezende

Palavras-chave: Linha, Arte têxtil, Natália Rezende.

Bora falar de arte?

Na publicação passada apresentamos Maré de Matos, artista que por meio da escuta, da voz e do corpo discute as dinâmicas sociais instaladas nas nossas histórias coloniais. 

Natália Rezende

Artista visual e escritora, Natália Rezende pesquisa sobre as artes têxteis e seus desdobramentos plásticos, históricos e textuais. Suas práticas artísticas incidem sobre as linguagens do desenho, da fotografia, da instalação e das palavras, dos poemas. Nascida em Várzea da Palma, Minas Gerais, vive e trabalha em Belo Horizonte.

Foto: Mara Tavares

A linha

Nas investigações da artista, a linha surge como elemento condutor, estando presente em desenhos, escritas e costuras. Nesse processo, o gesto com as mãos ganha uma força de reflexão para a compreensão de suas práticas artísticas. Palavras como enredar, tecer, compor, falar, contornar, descontinuam, encontram outras e estruturam um universo dentro do mundo da arte, em que a trama – elemento básico da tecelagem junto à urdidura – tece fio a fio a poética da artista. 

Fotos: Mara Tavares

O contorno do meu coração repete seu desenho, América” (2020) é uma fotoperformance, que traz uma sequência de seis imagens em preto e branco. Nelas podemos ver o gesto das mãos inscrevendo desenhos. Na primeira fotografia, a mão aberta, porém com os dedos unidos, da artista nos mostra o mapa da América. Em seguida, vemos cinco imagens nos mostrando esse mapa ser encoberto por um tecido quase transparente, permitindo que possamos ver a forma da mão por debaixo do pano. Nesse tecido, desenha-se com linha de bordado um outro mapa – a imagem do Brasil. O gesto de contornar na mão o fragmento de um continente abre a possibilidade de pensarmos sobre a reescritura de um território e o desejo de, sob a superfície da pele, tecer outros caminhos, fundir as linhas da mão com outras linhas, criando uma nova rota para um corpo inscrito na América Latina.

Acompanhe Natália Rezende em sua conta no Instagram.

Na próxima publicação, nosso convite continua aberto: Bora falar de arte? Lembre-se de acompanhar as mídias sociais da Fundação Clóvis Salgado para se manter atualizado sobre a arte contemporânea!

Sobre as autoras:

Daniela Parampal é bacharel e licenciada em Artes Visuais, artista visual, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Mara Tavares é licenciada em Letras, mestra em Artes, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.