Obras dos estudantes: Artes Visuais/CEFART
Artista: Alanis Margarita
Título: Sem título
Técnica: Acrílica sobre papelão paraná
Dimensão real: 33x49cm
Imagem digital: 1.247×1.851 pixels
Ano: 2022
“Nessa obra, exploro a dubiedade, o mistério, o incompleto e o ambíguo. Acredito que quando uma obra nasce ela deixa de ser do autor e que a reação das pessoas diz mais sobre elas do que sobre a obra. Essa obra causa estranhamento, já observei quem a vê como algo engraçado e quem a enxerga como incômoda.”
02_02
Artista: Analice Coutinho Santos
Título: Dança da arte. Um envolvimento profundo entre artista, cores e sentimentos.
Técnica: Colagem de papéis picados e pintura feita com tinta guache e aquarela
Dimensão real: 29.7cm X 21cm
Ano: 2021
“A pintura foi criada a partir de exercício criativo em que foram rasgados papéis em diferentes tamanhos e formatos e colados de uma forma que desse a impressão do movimento das cores, tanto do mundo para a tela como também da tela para o mundo. Esta pintura é um autorretrato e quis mostrar o que sinto quando estou pintando. Uma energia boa que transpassa todo o meu ser e que dá vontade de sair dançando às vezes. Na tela sendo pintada podemos ver dois caminhos que representa o momento em que escolhi seguir o rumo da arte, uma torre que representa a zona de conforto da qual saí para fazer minhas escolhas e as cores representam meu amor por elas e como me sinto.”
02_03
Artista: Artur SomaSete
Título: Olho-Besouro
Técnica: Fotografia digital
Dimensão real: variável
Imagem Digital: 3024 x 4032 pixels
Ano: 2023
“O trabalho é parte de uma série de fotografias digitais que apresentam o olhar de dentro para fora: de dentro de um ônibus que apresenta uma retícula, olhando a cidade de Belo Horizonte, sua arquitetura, suas ruínas. O trabalho articula-se com o trabalho da artista homenageada ao pensar as linhas da cidade, os ritmos e as linhas presentes em uma das fases de seu trabalho.”
02_04
Artista: Carla Ferreira – Sem Redes Sociais
Título: Descaminhos
Técnica: Fotografia digital
Dimensão real: 56x37cm
Imagem digital: 6658 X 4438 pixels
Ano: 2021
“A relação entre o que existe dentro e fora de um quadro fotografado (ou não) faz com que a fotografia seja portadora de uma presença latente, como se estivesse ligada a algo que não está ali, mas que existe e faz parte de tal. Sontag de certa forma nos desafia nesta questão: “Aí está a superfície. Agora, imagine – ou, antes, sinta, intua – o que está além, o que deve ser a realidade, se ela tem este aspecto”. E a obra do autor, não será o mundo e nem mesmo, talvez, a sua visão de mundo, mas a forma com que ele quer ou gostaria que o mundo visse o mundo.”
02_05
Artista: Claudio Fu
Título: Barcos no Parque Municipal
Técnica: Colagem de refugos de papéis laser print publicitário sobre papel Canson
Dimensão real: 27 x 40 cm
Imagem digital: 3189 x 4724 px
Ano: 2017/2018
“O refugo de papéis de campanhas publicitárias passa a ser a origem do trabalho. A paleta de tintas dá lugar a uma caixa que separa e mapeia minúsculos papéis picados, criando assim, um corpo cromático particular e único. A desconstrução das imagens prontas para construí-las novamente, transformando o refugo em matéria prima. A intenção é reinventar as imagens.”
02_06
Artista: Dani.illustra
Título: XIII invertida
Técnica: Acrílica sobre tela
Dimensão real: 40×50 cm
Imagem digital: 12601×16801 pixels
Ano: 2023
“A paisagem que Maria Helena Andrés viveu mudou e se transformou. Suas fases levantaram muitas questões e espero um dia encontrarmos novas respostas. O Mundo continua em movimento, mas parece que tirou a carta Morte invertida. Continuamos vendo guerras, disputas, genocídio, perseguição. Nossos céus intragáveis, nossas águas poluídas, aquecimento global sem volta e a nós à mercê de heranças de poder e preconceito.”
02_07
Artista: Gabryella Queiroz
Título: Solitude
Técnica: Aquarela e nanquim sobre Canson
Dimensão real: 14,8 centímetros x 21 centímetros
Ano: 2020
“No decorrer do tempo de isolamento devido à pandemia, a artista utilizou deste tempo de reclusão para se conhecer ainda mais e desdobrar caminhos de si que ainda não haviam sido explorados. A obra fala sobre a solidão, angústia e pensamentos não ditos.”
02_08
Artista: Giulliano Marques
Título: Cada Escolha é também uma Renúncia
Técnica: Pintura mista sobre madeira
Dimensão real: 53×35 cm
Imagem digital: 2564×3796 pixels
Ano: 2023
“(…) A única certeza que eu tive disso tudo é de que independente do caminho escolhido tome como o seu a passos fortes e largos, pensar na possibilidade do “e se” é um inferno e o inferno existe mais em nossa mente que de fato na realidade.
– fragmento retirado de “sobre demônios repetidos, medos e o quadro que era pra ser só um teste”.
02_09
Artista: Karina Aquino
Título: Então, se fez arte
Técnica: mista
Dimensão real: 29,7cm x 42cm
Imagem digital: 6144px x 8160px
Ano: 2023
“Em uma relação quase unilateral onde um lado entrega tudo: aquele que vê e faz, e o outro nada: aquele que recebe o olhar e o toque, “então se faz arte”? Essa é uma das reflexões que pairam neste trabalho, onde técnicas mistas se encontram e constroem algo novo, contemporâneo de si mesmo e que refletem o “um pouco de tudo” no que formam a artista. Sendo ancestral, mas também presente-futurista.”
02_10
Artista: Keli Souza
Título: Veredas
Técnica: Bordado livre sobre tela
Dimensão real: 20 × 20 cm
Imagem digital: 943 x 925 pixels
Ano: 2023
“A artista busca em suas obras traduzir a relação poética entre o fazer manual e a natureza. “Veredas” é inspirada na possibilidade de caminhos, criados através de pontos e traços do bordado que fazem alusão à junção do céu e da terra.”
02_11
Artista: Lílian Lúcia
Título: Caminhos e Cores
Técnica: Pintura sobre tela e stencil
Dimensão real: 60x40cm
Imagem digital: 3840×2160 pixels
Ano: 2023
“Caminhos e cores é uma obra baseada em formas geométricas e cores fortes, que nos remetem aos traços africanos e indígenas, sobreposto por uma camada fina de outras formas em stencil e tinta spray. Essa última camada provoca ondas e pontos sobre a obra. A proposta é gerar uma mandala de cores e formas a partir de traços geométricos assimétricos e simétricos que se relacionam com a fluidez do stencil que lhe é sobreposto.”
02_12
Artista: Madu Abreu
Título: Tão só
Técnica: Acrílica e aquarela sobre tela
Dimensão real: 15×15 cm
Imagem digital: 2362×2362 px
Ano: 2023
“Nunca vi Halley cruzar o céu. E nem quero. Pensar nele me faz imaginar quão terrivelmente solitário e silencioso deve ser rodear o Sol em meio ao vazio, correndo pela chance de a cada muitos anos rever o planeta que o olha de volta. Talvez seja minha mania de dar voz às coisas, personificá-las e fantasiar sobre como se sentem. Se um dia cruzar com Halley tenho medo de sentir como ele é triste e só, de uma maneira que não dá pra imaginar.”
02_13
Artista: Mara Sifuentes
Título: Cometa
Técnica: Gravura em metal, água tinta, água forte, maneira negra, ponta seca, laviz
Dimensão real: 20 x 30 cm
Imagem digital:
Ano: 2023
“A inspiração veio da obra da artista homenageada. O cometa corta o céu deixando seu rastro. A noite é escura, mas estrelada. A visão do observador é cortada pela vegetação que deixa suas sombras na paisagem.”
02_14
Artista: Marcella Santos
Título: Pai e filho: aquilo que se inscreve ao mar
Técnica: Colagem digital
Imagem digital: 3879 x 4225
Ano: 2023
“Para o povo de uma vila de pescadores suas raízes estão no mar. Desde muito cedo, aprende-se a ler as águas de Iemanjá e o rito para transitar por elas. Isso se passa de pai para filho, o laço entre eles é tecido na rede que vai ao mar em busca de vida.”
02_15
Artista: Marina Telles
Título: Transeunte
Técnica: Pintura digital
Dimensão real:
Imagem digital: 72 pixels/pol
Ano: 2021
“Transeunte” explora a antítese entre a fluidez e solidez por trás da representação de “territorialização” e como pode-se aplicá-la na busca por uma identidade. Retratado como três diferentes “ilhas”, o rosto da personagem ganha destaque em diferentes ângulos e aproximações envoltas pelas curvas topográficas, que na imagem representam seus cabelos. A busca por um “território” único, uma identidade fixa, conflitua com a necessidade de migração e experimentação de novos estados (de espírito) por parte da Transeunte.
02_16
Artista: Marjoly Queiroz
Título: Echotrails
Técnica: Acrílica e giz pastel sobre tela
Dimensão real: 55x80cm
Imagem digital: 3568×2469 pixels
Ano: 2021
“Esta obra foi produzida durante o período pandêmico e no seu processo de produção circularam três eixos importantes: afetividade, memória e gesto. Com isso, pensei em transpor gestualmente afetamentos que atravessaram meu corpo estando numa condição vulnerável.”
02_17
Artista: Matheus Ferreira
Título: Cidade de guerra
Técnica: Pintura com tintas nanquim e guache
Dimensão real: 29,7x42cm
Imagem digital: 2337×3349 pixels
Ano: 2023
“O conceito para a Cidade de guerra, nasceu a partir da pesquisa das obras da artista homenageada, trazendo o fogo e a guerra como elementos principais, inseridos no contexto contemporâneo das cidades. O meu olhar como arquiteto, me faz refletir sobre como a sociedade tem se organizado nesse espaço da cidade e quais as consequências para quem nela vive.”
02_18
Artista: Nina Nunes
Título: Raso
Técnica: Óleo sobre tela e aguada de café
Dimensão real: 20x23cm
Imagem digital: 2800×3000 pixels
Ano: 2023
“Acima, um bloco um pouco mais nítido, abaixo convergindo e se diluindo ao encontro do que perpassa, transita, caminha. Descende o ordinário sem deixar rastros, e ascende um inusitado, sem vestígios de uma maneira correta de “segmentar um traço/trecho” na tela. Degraus para o excedente, excessivo, extraordinário. A obra propõe subjetivamente (des)orientar-se em um passadouro. Quanto maior a imersão, menos referência ao submergir-se. O senso de direção é o que tira, traça, risca a deriva e o ordinário.”
02_19
Artista: Parísina Ribeiro
Título: Mar de Montanhas
Técnica: Acrílica sobre tela
Dimensão real: 20x40cm
Imagem digital:
Ano: 2023
“A obra foi criada motivada pela provocação do tema da mostra e obra da homenageada tendo o movimento do pincel como guia e a inspiração da cordilheira do espinhaço em Diamantina, minha cidade, visto que todos os dias o mar de montanhas azuis me circundam e me inspiram no meu caminhar.”
02_20
Artista: Paulynne Alves
Título: A Arte do Encontro
Técnica: Acrílica sobre papel Canson e estêncil
Dimensão real: Folha tamanho A3
Imagem digital: 2915 x 2049
Ano: 2022
“A Arte do Encontro”, faz parte de uma coleção composta por 9 pinturas intitulada “Reflexões sobre o Espaço e a Criatividade”, pinturas expressionistas e abstratas, realizadas de maneira gestual, em um período pessoal de transição entre capital, interior, reações sobre o tempo e contrastes. Usa-se chaves de fenda e as tintas são secas por meio de emissão de luz: lâmpadas tingidas com cores específicas.”
02_21
Artista: Reisla Oliveira
Título: O tempo destrói abrigos
Técnica: Fotografia digital
Dimensão real: 42,0×27,9cm cm
Imagem digital: 4961X3297px
Ano: S/d
“No autorretrato me coloco sobre um fragmento da Cruz do Morro, antigo monumento de uma cidade mineradora abandonada. Moradores do local esperam por anos a reconstrução da cruz e, quiçá, da vida social de outrora. Com a imagem, busco refletir sobre o apego a identidades que se transmutam com o tempo. O corpo retratado se confunde com o meio ao redor. A falta de contornos definidos remete à impermanência da vida que se redefine constantemente.”
02_22
Artista: Stephany Campos
Título: CENA 1
Técnica: Colagem digital
Dimensão real: 18,63×31,33cm
Imagem digital: 2200×3700 pixels
Ano: 2023
“Um quarto num centro urbano pode ser em muitos casos um bem idealizado. Por outro lado, com o passar dos dias, vê-se pouca ou nenhuma natureza e muitos prédios de suas janelas. CENA 1 é uma dramaturgia composta por palavras, uma geometria e uma fotografia – tirada de dentro de um cômodo de apartamento no Rio de Janeiro – na tentativa de tematizar o pouco acesso à natureza em grandes centros urbanos.”
02_23
Artista: Théveny Moreira Monteiro
Título: Dimensão
Técnica: Tinta acrílica
Dimensão real: 70×50 cm
Imagem digital: 3240×2400
Ano: 2023
“Dimensão é uma obra que fala sobre o quanto a perspectiva, e a bagagem de vida de cada indivíduo pode trazer significados e maneiras de enxergar o mundo de forma singular.”