Pintura com café da vista da minha janela

Figura 1: Pintura usando café. Pintura de Nathália Bruno.

 

Muita gente é fã de café, mas nem todo mundo sabe que ele pode render muitas pinturas bem legais! Enquanto está em casa, quais sons vindos da rua você consegue perceber? E quais cenas você vê da sua janela? Vamos testar uma tinta diferente? Inspire-se nesses sons e cenas para criar uma pintura com café!

 

Atenção: para crianças entre 4 a 6 anos, recomenda-se o acompanhamento de um adulto durante a realização da atividade.

 

Materiais necessários:

– Jornais, papel branco (papéis com gramaturas maiores ou iguais a 300g suportam melhor pinturas aguadas sem enrugar)

– Prancheta ou outro suporte que funcione como apoio

– Pincel ou outro objeto que sirva de ferramenta para pintar

– Café

– Recipientes para colocar o café e a água (xícaras, potes, entre outros)

– Paninho

– Água

 

Passo-a-passo:

1° – Faça um café bem forte, sem açúcar, e distribua a bebida nos recipientes. Deixe um recipiente com o café puro e nos demais dilua o café usando quantidades diferentes de água. Isso vai permitir que você tenha tonalidades variadas para fazer sua pintura.

 

Figura 2: Escala tonal com café. Foto de Nathália Bruno.

 

2° – Abra sua janela e fique ali um tempo observando os detalhes, as cores, as cenas e os sons. Sentindo os cheiros, a brisa… O que você vê, ouve e sente? Quais sensações isso desperta em você?

3° – Tente fazer pinturas a partir de tudo que observou e sentiu! Ouse criar formas e desenhos abstratos também.

Você pode substituir o pincel por outros materiais como: hastes flexíveis de algodão, dedo, esponja, palito, escova de dentes, entre outros.

 

Figura 3: Pintando com café. Foto de Giovane Diniz.

 

Figura 4: Pintura usando café. Foto e pintura de Giovane Diniz.

 

Além do café, você pode usar outros materiais, como lápis ou caneta para produzir imagens inspiradas no que observou da janela da sua casa. Solte a imaginação e exercite sua criatividade!

 

E não se esqueça de fotografar sua produção e publicar a foto usando as nossas hashtags: #educativofcs e #criarte.

 

Curiosidade: Em 2019, a artista visual Lorena D’Arc realizou, pelo Edital de Ocupação de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado, a exposição Leite Derramado, na Galeria Mari’Stella Tristão.

Leite Derramado trouxe 19 trabalhos inspirados no leite e no barro. Seus trabalhos foram feitos explorando diferentes técnicas, como fotografia, desenho, cerâmica e instalação. Um dos trabalhos em exposição era a série Caminhos do Leite, em que a artista cria formas com o leite e, em seguida, submete o papel ao calor do ferro, dando visibilidade a elas.

Assim como na proposta de pintura com café, a artista usou um material inusitado e surpreendente, considerando que nem todos sabem que conseguimos produzir imagens bastante interessantes usando o leite.

 

 

 

Giovane Diniz é licenciado em Artes Plásticas, mestrando em Artes Visuais, artista plástico, professor e mediador cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

 

Nathália Bruno é bacharel e licenciada em Artes Plásticas, Especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.