Programação

Estudantes e professores da Escola de Artes Visuais do Cefart convidam a todos para a abertura da CHAMA: paisagens e territórios sensíveis – 9ª Mostra da Escola de Artes Visuais.

A CHAMA é uma mostra da Escola de Artes Visuais do Cefart caracterizada por incluir em sua programação atividades como: exposições, rodas de conversa, oficinas, ações de mediação cultural e propostas artísticas diversas, como apresentações, saraus, performances e feiras de arte.

O evento ocorre ao final de cada semestre, seguindo o calendário da Escola de Artes Visuais e integrando a programação de mostras artísticas do Cefart.

A mostra tem como objetivo proporcionar aos estudantes da Escola de Artes Visuais a colocarem em prática os conteúdos estudados ao longo do semestre durante os cursos: Formação Inicial Continuada em Assistente de Produção Cultural, Curso Básico de Arte Educação, Curso Básico de Curadoria e Curso Básico de Expografia. Essa prática se dá através da montagem de exposição, organização de debates, oficinas e atividades de arte/educação.

Pela quarta vez consecutiva a CHAMA entra em contato com o acervo da FCS, e nessa edição homenageia a artista Marina Nazareth. A proposta curatorial foi elaborada por estudantes do Curso Básico de Curadoria da Escola de Artes Visuais do Cefart e aborda paisagens e territórios sensíveis como temática central, refletindo sobre a produção artística da artista.

Marina de Oliveira Nazareth é mineira, natural da cidade de Belo Horizonte/MG, formada em direito, é artista visual e professora. Seus estudos em artes visuais teve início em 1965, estudando desenho com Maria Helena Andrés em Belo Horizonte e frequentando o curso de Belas Artes da Universidade federal de Minas Gerais (UFMG). Marina trabalha com diversas linguagens, desenho, gravura, escultura, animação e pintura, explorando suportes e técnicas variadas, como transparências em papel vegetal, titãs a óleo, aquarelas e acrílicas. Desenvolvendo também trabalhos de desenhos baseados em partituras e pinturas em livros. Em 2011 a artista realizou na Galeria Mari’Stella Tristão do Palácio das Artes, a exposição “Paisagem – Marina Nazareth” apresentando uma diversidade de obras ricamente criativas.

A artista possui cinco obras no acervo da Fundação Clóvis Salgado, sendo três pinturas a óleo, uma litogravura e um desenho, uma demonstração da pluralidade de linguagens em suas produções. As temáticas de suas obras são diversas, mas a paisagem ganha destaque, sendo que três obras do acervo são desse gênero, um dos temas mais tradicionais das artes visuais, passando por todos os períodos da história da arte e ainda muito trabalhado na contemporaneidade.

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo