Abertura da exposição da 15ª Mostra da Escola de Artes Visuais do Cefart/FCS CHAMA Quanto antes, mulher!
RODA DE CONVERSA COM A ARTISTA ANDRÉA LANNA
Clique no vídeo para conferir a conversa com a artista Andréa Lanna
EXPOSIÇÃO DE OBRAS DOS ESTUDANTES DA ESCOLA DE ARTES VISUAIS E OBRA DO ACERVO DA FCS
INTERVENÇÃO COM LAMBE-LAMBES – “ANTES QUE APAGUEM“
Proponente: Estudantes do Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Assistente de Produção Cultural do Cefart/FCS
Execução e produção: Estudantes do Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Assistente de Produção Cultural do Cefart/FCS
Descrição: A proposta visou a criação de um painel colaborativo de lambe-lambes a partir do tema e conceitos da 15ª Mostra da Escola de Artes Visuais do Cefart/FCS. Nesta proposta os estudantes dos cursos da Escola Artes Visuais do Cefart e público presente na abertura da Mostra foram convidados a participar da construção do painel com cartazes produzidos e enviados previamente à data de abertura.
Nesta intervenção, o painel se torna suporte para narrativas visuais que celebram, questionam e tensionam a presença dos corpos femininos. A proposta parte do desejo de criar uma experiência estética que convoque o olhar, desloque o cotidiano e revele a complexidade das existências femininas.
Os cartazes trazem frames de vídeos produzidos por estudantes do curso de Produção Cultural, durante as disciplinas de Novas Mídias e Arte Contemporânea acompanhados por frases autorais, escritas pelos próprios alunos, que funcionam como enunciações poéticas e, ao mesmo tempo, políticas. Juntas, imagem e palavra criam uma espécie de mural vivo.
Inserida na programação da Mostra Chama, que neste ano tem como tema “Quantos antes, mulher!”, esta intervenção propõe um diálogo com as camadas de tempo, memória e silenciamento que envolvem as vivências femininas. Ela homenageia aquelas que vieram antes e abre espaço para as que seguem lutando por visibilidade, liberdade e permanência. Em um país em que o corpo da mulher ainda é alvo de controle, julgamento e violência, ocupá-lo artisticamente é também um gesto de insurgência.
O lambe-lambe, por sua própria natureza efêmera, popular e marginal, foi escolhido como suporte justamente por carregar em si o espírito da rua: acessível, direto, e profundamente conectado ao tempo presente. Sua presença é uma forma de democratizar a fruição e fazer da arte um gesto cotidiano.
Essa intervenção convidou o público a se aproximar das imagens, a ler frases e lembrar de outras mulheres, de outras histórias e de outros corpos. Um convite para ver com mais cuidado, porque, antes de tudo, é preciso reconhecer: quantas vieram antes, quantas seguem agora, quantas ainda virão.
Obs: A intervenção contou com trabalhos dos estudantes da Escola de Artes Visuais do Cefart/FCS e teve participação do público presente na abertura da Mostra.
INTERVENÇÃO – “PROMESSA DA MEMÓRIA”

Proponente: Dara Aparecida dos Santos (Estudante do Curso FIC em Assistente de Produção Cultural).
Execução e produção: Estudantes do Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Assistente de Produção Cultural do Cefart/FCS
Descrição: Inspirada nas fitas de promessas do Senhor do Bonfim, esta intervenção propõe um gesto coletivo de lembrança e reparação simbólica. A cor vermelha, da chama, do sangue, dos fluidos, da potência, se transforma em traço visível nos braços das pessoas durante a mostra, se torna a presença de mulheres artistas brasileiras que foram esquecidas ou apagadas da história da arte. Que essas fitas sejam símbolos de promessas de um futuro que não repita os silenciamentos do passado.
Ao amarrar uma fita no corpo, o visitante é convidado a pesquisar e fazer viver o nome de uma mulher artista que foi historicamente apagada. É um gesto íntimo e político, uma tentativa de reexistência. A ideia é que seja distribuída durante a mostra.
O objetivo é despertar a memória coletiva para o apagamento sistemático de mulheres na história da arte brasileira. Gerar pertencimento e responsabilidade afetiva com essas trajetórias esquecidas, por meio de um símbolo visual simples e acessível. Cada fita traz o nome de uma artista brasileira já falecida. (a ideia de trazer uma pessoa que já tenha falecido, remete a não podermos mais ouvi-las, evidenciando esse apagamento diretamente, mas em contrapartida, ainda podemos fazer com que suas vozes ecoem.
INTERVENÇÃO/PERFORMANCE – “INFUSÃO: CUIDADO, MEMÓRIA E PRESENÇA”
Proponente: Laíra Luanda (Estudante do Curso FIC em Assistente de Produção Cultural).
Execução e produção: Estudantes do Curso FIC
Descrição: A intervenção “Infusão: Cuidado, Memória e Presença” propôs uma experiência de intervenção relacional durante a abertura da Mostra CHAMA. Uma mesa, coberta com tecido, acolhe folhas, ervas, sementes, uma garrafa com água quente e copos — elementos que compõem esse espaço de partilha. São esses os dispositivos que possibilitam a construção de uma arte relacional, na qual o público é instigado a perceber a mesa, tocar livremente nas ervas e montar sua própria infusão.
Ao interagir com as plantas, a água e o ato de preparar seu próprio chá, cada participante é provocado a refletir sobre os temas do cuidado, da presença e da memória, especialmente atravessados pelos saberes femininos e afrocentrados.
Mais do que simplesmente servir uma bebida, esse gesto se transforma em um ritual coletivo de autocuidado, estimulando uma vivência visual, sensorial e afetiva. Convida o público a estar presente, a dialogar, a refletir sobre o que se constrói naquele espaço e também a acessar memórias pessoais ligadas às ervas, aos cheiros e aos sabores.
Os aromas, os vapores e os sabores evocam práticas ancestrais de mulheres negras, indígenas e de diversas culturas tradicionais, que, através das plantas, curavam, fortaleciam e mantinham vivas suas comunidades, mesmo em contextos urbanos e adversos.
Em diálogo com a obra da artista homenageada Andreia Lana, que traz em seu trabalho a presença das folhas, das plantas e dos elementos naturais, esta ação performativa se torna também uma metáfora sobre o protagonismo feminino e sobre a urgência de nutrir, cuidar, curar e resistir.
VÍDEOS EDUCATIVOS
Proponentes: Estudantes do Curso do Curso Básico de Arte/Educação.
Produção: Alessandra Rabello, Aline Cavalcante, Bárbara Ribeiro, Carolina Raquel Melo, Cássia Gonçalves, Christian Weitzel, Cristina Guimarães, Geminy Pawlowski Arendt, Isaias Goulart, Izabella Damasceno, Jacamim Gil, Jéssica Diniz, Júlia Lopes, Júlia Pires, Lígia Dutra da Silva, Luciana Mendes, Maria Queiroz, Mariana Dias, Mariana Nascimento, Mariá Oliveira, Marilia Goldschmidt, Milena Ferreira, Miriam Rodríguez Calvo, Roberta Lima, Silva Makenzi, Thais Thiemi, Thiago Bonifácio e Tchamis Almeida
No segundo semestre de 2024, foram produzidos pequenos vídeos em diálogo com a obra do artista plástico Marco Túlio Rezende, presente no acervo da FCS, e com o tema da exposição. Os projetos, resultados de um trabalho interdisciplinar, abordam temas que atravessam alguns conceitos sobre memória, arquitetura, paisagismo, política, temporalidades, estéticas e rupturas. O material, fruto do processo de ensino-aprendizagem do Curso Básico de Arte/Educação, é direcionado para públicos diversos.
VÍDEOS FIC – PRODUÇÃO CULTURAL
Inspirados nos projetos culturais elaborados pelos estudantes durante o curso FIC, nas disciplinas “Fundamentos da Produção em Artes Visuais” e “Arte na Contemporaneidade”, os vídeos apresentam, de forma resumida, os resultados desta trajetória.
A proposta “livre formato” possibilitou aos estudantes a liberdade de escolha em seus vídeos. Esta autonomia permitiu que cada um dos grupos produzisse vídeos didáticos ou poéticos, expressando diferentes olhares de maneira criativa sobre o tema por eles escolhido.
FIC VÍDEOS – POÉTICAS VISUAIS
DESENVOLVIDOS PELOS ESTUDANTES DO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL CONTINUADA (FIC) EM ASSISTENTE DE PRODUÇÃO CULTURAL.
Os vídeos foram produzidos para a disciplina Novas Mídias e Arte Contemporânea inspirados na temática da Mostra CHAMA 15. A proposta visa apresentar os conceitos que se entrelaçam à temática e criar conteúdos poéticos com câmeras de celulares ou de máquinas digitais. Para a publicação estão disponíveis 8 vídeos.
MÚSICA AMBIENTE – DJ KAKÁ

Proponente: Karina Rodrigues Santos da Silva – DJ Kaka (Estudante do Curso Básico de Curadoria do Cefart/FCS).
Execução e produção: Estudantes do Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Assistente de Produção Cultural do Cefart/FCS
ESCOLA DE ARTES VISUAIS
Professores: Alexandre Ventura, Ana Luiza Emerich, Bruna Gonçalves, Clarissa Errico, Giovane Diniz, Guilherme Brant, Isa Carolina, Janaina Beling, Mara Tavares, Mariana Rodrigues, Marília Fernandes, Naiara Rocha, Nathália Bruno e Renato Gaia
15ª Mostra da Escola de Artes Visuais CHAMA Quanto antes, mulher!
Coordenação CHAMA: Mariana Rodrigues
Comissão CHAMA: Bruna Gonçalves, Giovane Diniz, Mara Rodrigues-Tavares Lavareda, Mariana Rodrigues, Nathália Elisa Bruno de Campos e Renato Gaia
Artistas participantes
Acervo da Fundação Clóvis Salgado: Andréa Lanna
Selecionados: Alessandra Rabello, Alexandre Nery, Altiere Leal, Amanda Alves, Ana Julia Wenceslau, Clara Castro, Coral, Dara Santos, Deborah Albuquerque, FERSI, Gabriela Rezende, Isadora Falcão, Karina Rodrigues, Laíra Luanda, Lana Stéfany, Laura Oliveira, Mara Sifuentes, OJÚ KARIRI, Sabrina Fortunato e Thais Alves Marins
Projeto curatorial/Exposição
Desenvolvido pelos professores e estudantes do Curso Básico de Curadoria
Professores: Alexandre Ventura, Giovane Diniz, Isa Carolina S. Souza e Mara Rodrigues-Tavares Lavareda
Estudantes: Altiere Junio Leal Silva, Bárbara Chagas Oliveira, Beatriz de Aquino Costa, Érica Alessandra Fernandes, Gleidston Fernando Santarelli de Paula, Isabel Machado Amaral, Isadora Falcão Valença, Karina Rodrigues Santos da Silva, Lana Stéfany Araújo Pimenta, Luisa Guerra Peixe de Miranda Fonseca, Luiz Carlos do Couto Junior, Mariana Alves Machado, Milena Carvalho Lisboa de Abreu, Renata Mota, Sarah Elen Rodrigues Gonçalves, Stefany Silva Freu e Thais Alves Martins
Revisão de conteúdo textual: Professora: Naiara Rocha
Projeto Expográfico
Desenvolvido pelos professores e estudantes do Curso Básico de Expografia
Professores: Alexandre Ventura, Bruna Gonçalves e Nathália E. Bruno de Campos
Estudantes: Alessandra Cristina Rabello de Freitas, Andrea Cardoso Nunes, André do Carmo Otoni, Barbara Herlon Domingos dos Santos, Bruno Augusto Rodrigues, Camile Eulália Soares Costa, Gisele de Carvalho Nunes, Gleicimar Gonçalves, Helena Marques Correia Silva, Jeozadaque Pereira Goncalves, Laísa Gonçalves Alfeu de Almeida, Luana Mara Novo Possato, Márcio Junio da Silva Souza, Natália Salata Braga, Renata Ataide e Silva Pimenta, Tatiana Rocha Tavares de Sousa, Thais Alessandra Silva de Castro e Yasmin Albertina Lopes Martins
Projeto de Arte/Educação
Desenvolvido pelos estudantes e professoras do Curso Básico de Arte/Educação
Professoras: Ana Luiza Emerich, Clarissa de S. P. de Errico, Isa Carolina, Mara Rodrigues-Tavares Lavareda, Naiara Rocha Viana e Nathália E. Bruno de Campos
Estudantes: Amanda Alves Ferreira, Amanda Torquette, Ana Júlia Wenceslau, Angélica Sandes, Beatriz Cavalcanti, China Tapia, Débora Ferreira, Enne Flicts, Iêda Rodrigues, Iris Rocha, Isabela Mota, Júlia Melo, Julie Moura, Karina Anacleto, Laura Oliveira, Magno Martins, Mônica Van, Petronilha Rocha, Sabrina Fortunato e Sabrina Gomes Soares
Projetos FIC
Desenvolvido pelos estudantes e professores do Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Assistente de Produção Cultural
Professores: Alexandre Ventura, Clarissa de S. P. de Errico, Giovane Diniz, Mara Rodrigues-Tavares Lavareda e Renato Gaia
Estudantes: Alexandre Nery de Moraes, Clara Alvarenga Vale de Castro, Daiane Ferreira Guimarães, Daniel Andrade Martins dos Reis, Dara Aparecida dos Santos, Felipe Palma Santos, Gabriela Rezende Souza, Laira Luanda Silva Soares, Lúnia Nayara da Silva Martins, Maju Rodrigues, Maria Flor Oliveira Deslandes, Mateus Fernandes da Silva (Fersi) e Victória Aiko Suzuki
Identidade Visual
Professor Renato Gaia e estudantes do Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Assistente de Produção Cultural
Iluminação da Programação de abertura: Dilson Moreira e Maria Drummond (Estudantes do Curso de iluminação – Escola de Tecnologia da Cena – Cefart/FCS)
Assessoria de Comunicação – ASCOM
Fotografia documental de obras do acervo: Paulo Lacerda
Coordenador de Design: Clerio Ramos
Programação presencial
Escola de Artes Visuais
Produção e montagem: Estudantes e professores do Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Assistente de Produção Cultural
Professores: Bruna Gonçalves, Giovane Diniz, Mara Rodrigues-Tavares Lavareda, Marília Fernandes, Nathália E. Bruno de Campos e Renato Gaia
Equipe externa
Produção: Maria Clara Gonçalves
Revisão de textos: Fernanda Campos
Impressões: Flag Digital
Montador: Gestalt Cultural
Marcenaria: Fala Cenários
Sonorização: DF Audiovisual
Roteiro de Audiodescrição: Ivana Andrés
Locução de Audiodescrição: Rafaela Lobo
Consultor de Audiodescrição: Robert Lopes
Realização da Audiodescrição: Scriptus Comunicação
Libras: Transmite Libras Comunicação Inclusiva Ltda
Obra tátil: Objeto 3D
Mediação Cultural: Educativo Fundação Clóvis Salgado
Artista do acervo FCS: Andréa Lanna