Qual cor se encaixa em quê?

Um balanço laranja, uma boneca amarela, um balão verde e uma menina que parece “sem lugar”… Confira essa história em “Menina da Chuva”:

Filme: Menina da Chuva
Local: RJ, Brasil
Ano: 2010
Duração: 6 minutos
Direção, roteiro, animação, cenários, direção de arte e produção executiva: Rosaria
Composição e edição: Alessandro Monnerat
Trilha sonora: Leonardo Mendes
Efeitos sonoros e foley: Pedro Coelho
Pintura digital: Ariane Piñeiro, Marinéia Anatório, Alejandro Piñeiro, Mauro Moreira, Thailiny Cruz e Irson Barbosa

Para refletir:

Vimos no curta-metragem “Menina da Chuva” que a personagem principal é uma garotinha que parece não se encaixar em lugar nenhum e tem dificuldades de se conectar às pessoas por não encontrar nada que se assemelha a ela. Outras crianças brincam com balanços, bonecas e balões que são de suas cores. Já a menina procura entre brinquedos, sorvetes, sapatos, roupas, por algo que tenha a sua cor e não encontra. Ela até vê um peixinho assim, mas não do jeito que esperava. Com isso, vai se sentindo solitária, triste e aborrecida. Mas quando já estava cansada de esperar, é surpreendida pela chegada da chuva, que faz com que tudo fique meio nublado, finalmente da sua cor. Enquanto ela se alegra e até dança por esse momento, as pessoas buscam se proteger e se esconder da chuva.

Esse final nos faz pensar sobre como existem diferentes formas de existir no mundo, pois as pessoas têm gostos e personalidades diferentes e isso é o que torna a vida mais interessante. Os dias chuvosos e nublados podem ser dias felizes para algumas pessoas, enquanto outras se sentem melhor em dias de sol e céu limpo. O importante é tentar descobrir o que te faz bem e ir atrás disso. E você, com qual tempo e com quais cores se identifica?

Curiosidades:

Esse curta foi criado por meio da técnica de animação tradicional, ou seja, tudo foi desenhado primeiro no papel, tendo sido feitos vários desenhos para cada segundo de filme. A diretora, Rosaria, diz em uma entrevista que começou a desenhar quando criança e nunca mais parou. Os personagens do filme nasceram a partir de seus desenhos e foram mudando até ganhar sua forma final. A personagem principal, por exemplo, era menos simpática nos primeiros esboços, mas teve suas características, como nariz e cabelo, alteradas até ganhar uma forma que tivesse mais a ver com sua personalidade: cativante, mas ao mesmo tempo um pouco mal-humorada. Podemos ver que a arte-final do filme mantém os traços dos esboços do desenho em vez de apagá-los, o que deixa o visual mais encantador.

Ilustração: Naiara Rocha.

Atividade:

Tentar fazer uma relação entre as características físicas e psicológicas de um personagem é somente uma das possibilidades de se pensar sua criação. Outras coisas podem influenciar nesse processo ou serem usadas como ponto de partida dele, como as limitações da própria técnica ou o gosto pessoal de quem está inventando.

Agora que você já sabe disso, que tal criar seu próprio personagem brincando com as cores como no curta “Menina da Chuva”? Use seu material preferido para desenhá-lo, colorindo com a cor que mais gosta. Você pode acrescentar ao seu desenho objetos que sejam da cor do personagem. Se quiser, experimente alterar sua cor, reparando como a impressão que temos dele também se altera.

Compartilhe fotos do seu personagem com a gente! Publique em suas redes sociais usando as hashtags #cineminhaonline, #educativofcs e também @fcs.palaciodasartes no Instagram.

Referência:

Menina da Chuva – Animania. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=eP8wa1ZL5SI>. Acesso em: nov. 2021.

Sobre as autoras:

Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino/MG, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, professora da Rede Municipal de Educação/BH, mediadora e professora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.