Colecionar pedras, galhos, botões… Você coleciona algo ou conhece alguém que coleciona? Hoje vamos descobrir, com o filme “O Melhor Som do Mundo” (2015), que colecionar sons pode ser um grande e divertido desafio!
Acesse o link para assistir:
Ficha técnica
Filme: O Melhor Som do Mundo
Ano: 2015
Local: São Paulo, Brasil
Duração: 13 minutos
Direção: Pedro Paulo de Andrade
Gênero: Ficção
Para refletir: No filme “O Melhor Som do Mundo”, ao se aventurar à procura do “melhor som do mundo”, Vinícius acabou descobrindo algo incrível, você sabe dizer o que é? Pense em qual som ele escolheu como o melhor e no motivo dessa escolha.
Proposta de atividade
Que tal brincar de colecionar sons?
Você pode descobrir sons muito legais bem aí pertinho de você!
Para isso você pode usar:
- Folhas de papel e materiais para escrever e desenhar: lápis de escrever, lápis de cor, borracha, caneta, giz de cera
- Aparelho que registra sons
Algumas dicas importantes antes de começar a brincadeira!
- Se você tem um aparelho que registra sons
Se tiver um gravador ou outro aparelho que grava sons, como um celular, você pode colecionar os sons da mesma forma que Vinícius. Peça a ajuda de um adulto para aprender a usar o aparelho e comece a busca!
- Se você não tem um aparelho que registra sons
Se preferir ou se não tiver um aparelho que grave sons, você também pode “registrar os sons” com desenhos ou palavras. Para isso, esteja atento ao que consegue perceber: É um som animado? É um som calmo? Te lembra algo? Agora transforme o que sentiu em desenhos ou palavras.
Independente da forma que você escolheu para registrar… Você pode procurar por toda a casa os mais variados sons: estranhos, bonitos, assustadores e muito mais!
Depois que terminar de brincar, mostre a sua coleção para as outras pessoas da casa!
E, se tiver registrado os sons com desenhos ou palavras, você também pode fotografar seus registros e compartilhar com a gente, marcando as fotos com as nossas hashtags: #educativofcs #cineminhaonline
Sobre as autoras:
Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.
Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, mediadora e professora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.