Rodrigo Bueno na 7ª edição do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça

A arte pode estar em diversos lugares e os processos de criação surgem de pesquisas, memórias e vivências de quem as produz. O artista Rodrigo Bueno é idealizador do “Ateliê Mata Adentro”, espaço localizado em São Paulo, onde são desenvolvidos trabalhos experimentais em ações coletivas, com materiais recuperados, como madeira, ferro, terra e plantas, retirados do lixo urbano. Esses materiais são transformados em esculturas e pinturas, tendo madeiras reaproveitadas como suporte. Os trabalhos de Rodrigo Bueno apresentam instalações que falam sobre a continuidade da vida e sobre a cultura em constante movimento. As obras do artista apresentam conexões entre a natureza e os seres humanos. A união de trabalhos resulta em instalações com jardins e obras tridimensionais e imersivas.

Suas criações se baseiam no respeito à natureza e na ressignificação de resíduos dos espaços urbanos, despertando memórias e propondo reflexões sobre a cultura brasileira, a ancestralidade e a contemporaneidade.

Observe esta imagem, que mostra uma instalação de Rodrigo Bueno na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes:

Hora do levante, Malung Caipora, Caiçara, Curupira. Encontro passado presente – Caminho, memória em dívida, magia mata viva, Rodrigo Bueno, 2020. Foto: Giovane Diniz.

Como já mencionado, o artista faz suas obras em um processo criativo que envolve várias linguagens, criando esculturas e pinturas com materiais reutilizados e cheios de memórias e significados. Você já pensou em como um objeto abandonado no lixo urbano pode ser transformado em arte?

É possível um tronco ou galho de árvore se juntar a um objeto industrializado e formar outro objeto? Quais histórias e afetos esses materiais e utensílios podem trazer para uma obra ao serem utilizados como matéria-prima para a sua criação?

Compartilhe suas percepções sobre a produção artística de Rodrigo Bueno com a gente. Use as hashtags #educativofcs e #criarte, além do @fcs.palaciodasartes no Instagram.

Para saber mais sobre o Prêmio Marcantonio Vilaça, clique aqui.

Referências:

Artistas Premiados. Disponível em: www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/premio-marcantonio-vilaca-home/artistas-premiados/. Acesso em: Nov. 2020.

Ateliê Mata Adentro. Disponível em: www.mataadentro.com.br/Sobre-o-artista. Acesso em: Nov. 2020.

Sobre os autores:

Giovane Diniz é licenciado em Artes Plásticas, mestrando em Artes Visuais, artista plástico, professor e mediador cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Nathália Bruno é bacharel e licenciada em Artes Plásticas, especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, artista visual, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.