Série Artistas e Processos Criativos: Nydia Negromonte

“Artistas e Processos Criativos” convida alguns artistas, cujas obras estiveram em exposição nas Galerias do Palácio das Artes, para compartilhar com a gente seus processos de criação, contando um pouquinho sobre seus trabalhos e sobre sua trajetória artística.

Desta vez, nossa convidada é a artista Nydia Negromonte. Nascida no Peru e atualmente morando em Belo Horizonte (MG), Nydia desenvolve seus trabalhos por meio de diversas técnicas e linguagens, investigando as possibilidades de criação que cada obra apresenta.

Assista ao vídeo e reflita sobre as perguntas abaixo.

Já pensou que é possível criar obras de arte diferentes, usando técnicas variadas, a partir de um mesmo conceito ou ideia?

Uma das obras apresentadas no vídeo nos mostra a possibilidade de criar obras de arte a partir da alteração de imagens fotográficas já existentes, abrindo campo para novas interpretações. Agora que você já conhece o processo de Nydia para a criação dessa obra, pense em outras possibilidades de ressignificação de imagens, pensando, também, nas potencialidades e limitações que cada uma delas traz.  Tente se lembrar de outras obras de arte que foram produzidas a partir de processos semelhantes ao de Nydia. Se não se lembrar de nenhuma obra de arte, observe as imagens existentes no seu cotidiano. Como acha que elas foram produzidas? Não deixe de dar uma reparada nas imagens que tem aí na sua casa, quem sabe não surge a vontade de criar com aquela foto que está há tempos esquecida no fundo da gaveta?  

Imagens e ações do cotidiano, a arte pertinho da gente, em estado de espera. Ao congelar uma ação rotineira, Nydia nos lembra de que as ações do cotidiano podem servir de impulsos criativos para a elaboração de obras de arte.

Não é incrível saber da importância de se observar o que acontece ao nosso redor? O ato criativo pode surgir de vivências do dia a dia, esteja atento!

Gostou de conhecer um pouco da produção de Nydia Negromonte? Leia o texto F de Foto, do eixo Bora falar de arte?, para conhecer outros trabalhos da artista!

Compartilhe com a gente suas percepções sobre os trabalhos de Nydia usando as hashtags #educativofcs, #criarte e também @fcs.palaciodasartes.

Sobre os autores:

Giovane Diniz é licenciado em Artes Plásticas, mestrando em Artes Visuais, artista plástico, professor e mediador cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Nathália Bruno é bacharel e licenciada em Artes Plásticas, especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS