Tradição que encanta!

Gravado no Cariri, sertão do Ceará, “Meninos e Reis” conta a história de Maria, uma garotinha que tem a importante tarefa de se despedir de algo muito especial para ela, a sua coroa de rainha! A despedida é só da coroa, pois dizem que o Reisado não sai de dentro de quem o conhece. Quer descobrir o porquê?  Assista ao filme.

 

 

Ficha técnica

Filme: Meninos e Reis

Ano: 2016

Duração:16 min

Local: Ceará, Brasil

Direção: Gabriela Romeu

Roteiro: Gabriella Mancini e Gabriela Romeu

Produção: Michelle Antunes e Luiz Boffa (Produção Executiva)

Som: Marlene Peret e Paulo Brandão / Brand Estúdio RJ

Direção de fotografia: Samuel Macedo

Montagem: Alexandre Gomes, Paulo Borges e Vanessa Fort

 

Curiosidade:

Você já tinha ouvido falar de Reisado? É uma festa tradicional da religião cristã, que comemora o Dia de Reis, no dia 6 de janeiro. Essa seria a data em que o menino Jesus teria recebido a visita dos três reis magos. Essa festa, como você viu, tem muita música, com diferentes instrumentos e cantos, danças, roupas com cores muito vivas, enfeitadas com fitas coloridas, palhaços e figuras folclóricas vestidas com suas fantasias, além do jogo de espadas! Os participantes do Reisado percorrem as ruas das cidades, de porta em porta. O Reisado acontece em várias regiões do Brasil, mas no filme vemos como ele é comemorado em um lugar específico, que é a região do Cariri, no Ceará.

Você prestou atenção às músicas que aparecem durante o filme?
Vamos ouvir uma delas, acompanhando a letra?

 

 

“Reisado é bom,

Reisado foi minha infância,

Ainda hoje eu tenho lembrança,

Do Reisado que eu brinquei.

Chegou a vez,

Eu hoje tô recordando,

A velhice desmanchando,

O que a mocidade fez.”

 

Ilustração: Naiara Rocha.

 

Para refletir: 

Será que as festas tradicionais, inventadas há muito tempo, são assuntos só de adulto? Como vimos no filme, a resposta para essa pergunta é não. É comum que a tarefa de realizar essas festas passe de “mãe para filho, de avô para neta” e, muitas vezes, chega até às crianças. No caso de algumas dessas festas, a participação de crianças ganha grande destaque. Um bom exemplo disso é a festa do Reisado apresentada em “Meninos e Reis”. A menina Maria, rainha do Reisado, está crescendo, se tornando adulta, e é por isso que precisa entregar sua coroa e seu reinado para sua irmã mais nova. Dessa forma, esse lugar de destaque na festa continua sendo ocupado por uma criança. E na sua cidade, será que existe alguma festa tradicional? Você já participou de alguma? E as outras pessoas da sua família? Converse com elas sobre isso. Quem sabe você não descobre algum “causo”, alguma história de família que não conhecia!

 

Referências:
Projeto Infâncias. Disponível em: <https://projetoinfancias.com.br/site/projetos/documentarios/> Acesso em: jul. 2020.
Projeto Infâncias. Reisado (Juazeiro do Norte/CE). Disponível em: <https://soundcloud.com/infancias/reisado-juazeirodonorte-ce> Acesso em: jul. 2020.

 

Sobre as autoras:

Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, mediadora e professora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.