Van Gogh, um “muso” nas redes

Van Gogh, artista pós-impressionista do século XX, já foi brevemente apresentado aqui no Click de Cultura. Atormentado por seus fantasmas interiores, Van Gogh teve uma vida repleta de decepções, crises existenciais e conflitos em suas relações. O artista, que não teve êxito na carreira em vida, tornou-se um dos nomes mais famosos da história da arte por suas pinturas com formas sinuosas, distorções formais e expressividade, mas também pelo trágico momento em que, devido ao surto após um desentendimento com o amigo e pintor Paul Gauguin, cortou a própria orelha. Muita gente conhece Van Gogh por esse fato.

Na atualidade, com os recursos digitais, tem se tornado conhecido pelas inúmeras apropriações com seus autorretratos, que são outra marca do pintor. Van Gogh pintou muitos deles com semblante melancólico e um olhar forte. Seu rosto nas pinturas são “colados” em cenas variadas; em leituras contemporâneas que o colocam em momentos muitos do cotidiano; sobre corpos de outras pessoas; em cenários que brincam com ideias de encontros entre amigos ou românticos; de prestação de alguns serviços, como garçom, empresário, modelo; ou em cenas de lazer, como passeios de lancha, em praças, em cinemas, entre outros

Collage Art, Shusaku Takaoka.

Nessas apropriações, gerações de artistas e pinturas se misturam, como se fossem gente como a gente, e fazem um intercâmbio complexo entre os artistas, seus autorretratos, suas demais pinturas e a vida moderna. Tem sido comum ver em páginas na Internet os autorretratos de Van Gogh ao lado de autorretratos de Frida Kahlo, por exemplo, ou ao lado de retratos de Salvador Dalí, ou ainda, acompanhados da Monalisa, que é uma pintura de Leonardo Da Vinci, em um diálogo interessante entre as linguagens artísticas, as personalidades criativas e suas criações. Essas apropriações são divertidas e democratizam a história da arte, levando a um público variado faces importantes da cultura e que, muitas vezes, se desconhecidas por algumas pessoas, tornam-se conhecidas mesmo que não apresentadas em seu formato original.

Van Gogh é um “muso” das apropriações e memes nas redes. Se, em vida, não desfrutou de popularidade, hoje, mais do que nunca, tem sido o centro das atenções.

Sobre a autora:

Isa Carolina é especialista em História da Arte, mediadora cultural e professora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.