Viajando pelo espaço!

Você já se imaginou viajando pelo espaço, visitando outros planetas, estrelas e galáxias? Em “Meu Foguete”, um menino muito curioso e sonhador imagina todas essas coisas. Assista:

Ficha técnica

Filme: Meu Foguete
Local: SP, Brasil
Ano: 2013
Duração: 2 minutos
Direção e roteiro: Marcelo Bala e Andrea Pesek
Produção: Vânia Ferreira e Bruno Vergueiro
Direção de arte: Andrea Pesek
Trilha sonora e direção de som: Luiz Macedo
Narração: Rodrigo Lazzari
Animação e edição: Marcelo Bala
Edição de som: Edilson Martins
Produtora: Galeria Filmes
Agente comercial: Vânia Ferreira

Para refletir: 

Nós, os humanos, somos seres curiosos. Estamos sempre buscando entender as coisas do mundo, o que é e como funciona cada uma delas, o motivo de ser como são. No curta-metragem, é possível ver a imagem de algumas pessoas que ficaram bastante famosas por suas investigações. Além das que ganham fama, outras tantas se dedicam diariamente a fazer pesquisas que ajudam a melhorar nossa vida e nossa relação com o planeta. Os cientistas, por exemplo, desenvolvem teorias baseadas em muito estudo e observação. Com o passar dos anos, a realização de novos experimentos e o desenvolvimento da tecnologia permitem que essas teorias sejam atualizadas. Por causa disso, a ciência é uma ótima e confiável fonte de informações para nos ajudar em nossas escolhas. 

Ilustração: Naiara Rocha

Curiosidades:

Você já ouviu falar em Astronomia? Essa é a ciência que estuda o Universo, os corpos celestes, como estrelas, planetas, cometas e meteoros, seus movimentos e os fenômenos relacionados a eles. Muitas descobertas foram feitas a partir da curiosidade, da observação e dos estudos de cientistas que se dedicaram e que se dedicam a essa área. 

Uma questão que surge no filme e que pode ser a dúvida de muitas pessoas, inclusive sua, é: qual a coisa mais veloz que existe? Através da ciência podemos responder: não há nada (nesse universo ao menos) que possa viajar mais rápido que a luz! Existe até uma unidade que mede a distância percorrida pela luz no tempo de um ano: o ano-luz. 

O curta assistido utiliza técnicas de animação para a criação de imagens que nos lembram colagens, que é quando as imagens são recortadas ou retiradas de lugares diferentes e misturadas para formar novas composições. Nele, vemos várias referências a pessoas e acontecimentos. Vamos ver se você identificou alguma delas?

Logo no começo do filme (entre 2 e 4 segundos), Albert Einstein, um importante físico e matemático que desenvolveu a Teoria da Relatividade, passa dirigindo um carro. Em seguida (entre 5 e 15 segundos), é possível observar o físico, matemático e astrônomo Isaac Newton próximo a uma macieira, árvore que teria sido responsável por ajudá-lo a formular a Lei da Gravitação Universal, a partir da reflexão sobre a queda de uma maçã. No quarto do garoto, que aparece depois disso (entre 18 e 23 segundos), podemos encontrar várias referências ligadas ao espaço. Na parede do fundo, vemos à esquerda as fotos dos astronautas John Glenn e Neil Armstrong. No centro, está o pôster de “2001: uma odisseia no espaço”, um filme de ficção científica dirigido por Stanley Kubrick em 1968. Já a cachorrinha que aparece é uma homenagem à famosa Laika, cadela que se tornou o primeiro animal a orbitar a Terra, na nave espacial soviética Sputnik 2, em 1957. Viu alguma referência além dessas?

Imagem: Divulgação

Atividade:

Os foguetes espaciais são veículos que levam equipamentos e astronautas para o espaço, para fora da Terra. Que tal fazer seu próprio foguete para brincar de “viajar pelo espaço”?

Você vai precisar de:

– um rolo de papel
– uma tesoura sem ponta
– cola
– régua
– papel de maior gramatura (mais rígido), como papel cartão ou papelão
– materiais para decorar (podem ser papéis coloridos, fita adesiva, canetinhas, giz de cera, lápis, tinta ou o que preferir)

Separe os materiais e vamos lá!

Foto: Naiara Rocha

Primeiro, vamos transformar o rolo de papel no corpo do foguete. Você pode pintá-lo, cobri-lo com papel colorido, fita adesiva ou desenhar com canetinhas, lápis ou giz de cera. Faça os detalhes que quiser. Em uma das janelas do foguete, você pode desenhar ou colar uma foto do seu rosto, como se fosse um astronauta.

Foto: Naiara Rocha

Depois, usando o papel rígido, faça três triângulos com pequenas abas. Eles serão as aletas, as “asas” do foguete. Depois de recortadas, cole as abas na base do corpo do foguete, como indicado abaixo.

Foto: Naiara Rocha
Foto: Naiara Rocha

Por último, corte meio círculo de papel e faça um cone. Cole na parte de cima do foguete como mostrado na imagem.

Foto: Naiara Rocha
Foto: Naiara Rocha

Se não quiser montar seu foguete dessa forma, explore sua criatividade desenhando no papel como seria o projeto para construir um.

Compartilhe fotos da sua criação com a gente! Publique em suas redes sociais usando as hashtags #cineminhaonline #educativofcs e também @fcs.palaciodasartes no Instagram.

Sobre as autoras:

Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino/MG, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, professora da Rede Municipal de Educação/BH, mediadora e professora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.