Poéticas Visuais
“Histórias para se olhar… histórias para sonhar” são sugestões poéticas que nos convidam a vislumbrar outras narrativas. Os estudantes da disciplina de Novas Mídias e Arte Contemporânea do primeiro semestre de 2023 produziram seus videopoemas inspirados no tema “Nuvens: ranhuras e trilhas das nossas histórias”, que neste ano incorpora os trabalhos do gravurista belo-horizontino Paulo Roberto Lisboa.
Em um intervalo de um a dois minutos, um breve tempo para entrever além das camadas do cotidiano, descobrimos novos caminhos, gestos sutis, poesias ocultas e a esperança na vida futura. Entre trilhas e nuvens, criamos um pequeno risco na paisagem.
Vídeo: Todos os Dias
Daniela Dayrell Fernandes
Minas Gerais, 2023, 1 min 01s, mp4. [formato original]
O vídeo é uma reflexão sobre como as pequenas coisas nos transportam e sobre a nossa eterna busca por decifrar os caminhos que nos fazem ser quem somos. Um risco no tempo!
Vídeo: Barulhos
Fernanda Nunes de Oliveira
Minas Gerais, 2023, 1 min 04s, mp4. [formato original]
Estamos acostumados a conviver com barulhos que já fazem parte do nosso cotidiano. Já parou para escutar à sua volta hoje? Quanto barulho é produzido em uma rua no centro de uma capital?
O Vazio do Balanço
Isabella da Rocha Santos
Minas Gerais, 2023, 1 min, mp4. [formato original]
O vídeo traz uma tentativa de relembrar os dias da infância, mas nem sempre é possível, devido à nossa memória, que vai se desgastando com o tempo. Quando tentamos, existem apenas fragmentos, como a paisagem e a estrutura de um balanço.
Sopro
Linda Inês Franco Luzia
Minas Gerais, 2023, 1 min 19s, mp4. [formato original]
Vídeo gravado com vários takes sobre o cotidiano, fragmentos de lembranças. Imagens das pequenas coisas vividas, das experiências e uma carta para o futuro.
Deus do Próprio Universo
Luiz Carlos Franco Luzia
Minas Gerais, 2023, 1 min 16s, mp4. [formato original]
O vídeo faz analogia à construção da nossa realidade através da nossa mente, mostrando como cada ato, passo ou pensamento nos traz uma estrutura de algo. Apresenta uma produção, em trilhas fragmentadas, de processos de uma obra de serigrafia com cortes de artes que se respiram no dia a dia, trazendo questionamentos de onde sua mente pode te levar.
Vídeo: Becos Mágicos: As Narrativas Ancestrais das Favelas em Nuvens Flutuantes
Patrick Stephano E. D. Santos
Minas Gerais, 2023, 2 min, mov. [formato original]
Um mundo onde segredos ancestrais emergem de becos mágicos e nuvens flutuantes. Poesias ocultas nas favelas; marcas esculpidas de lutas corajosas e selvagens. Melodias cativas, memórias vivas; segredos silenciados. Em destinos divinos, nas ranhuras do tempo, a superação e os encontros transformadores.
Vídeo: Nuvens Fluidas Como o Toque
Ravi Ferraz
Minas Gerais, 2023, 1 min 25s, mov. [formato original]
As nuvens representam diferentes horas do dia, temperaturas, climas e até formatos divertidos que fisgam o olhar de quem tenta ver além. Da mesma forma, o toque é vivo, fluido e particular, se diferenciando a cada contexto.
O toque nunca é só um toque, ele é carregado, passageiro, sensível, às vezes intenso e às vezes leve… Esse vídeo, num compilado de diversas nuvens e toques afetuosos, busca admirar e ampliar nossa compreensão sobre a fluidez que representa o tocar e ser tocado.
Videopoemas exibidos na programação da 11ª Mostra CHAMA da Escola de Artes Visuais do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), no Palácio das Artes, Belo Horizonte, Minas Gerais.