Inspirados nos projetos culturais elaborados pelos estudantes durante o curso FIC, nas disciplinas “Fundamentos da Produção em Artes Visuais” e “Arte na Contemporaneidade”, os vídeos apresentam, de forma resumida, os resultados desta trajetória.
A proposta “livre formato” possibilitou aos estudantes a liberdade de escolha em seus vídeos. Esta autonomia permitiu que cada um dos grupos produzisse vídeos didáticos ou poéticos, expressando diferentes olhares de maneira criativa sobre o tema por eles escolhido.
Vídeo: Transversalidade: a arte urbana e a obra de Marco Túlio Resende
O vídeo apresenta a transversalidade entre o grafite e a dança de rua em diálogo com a obra de Marco Túlio Resende. O grafite traz traços fortes e paletas vibrantes, enquanto os dançarinos desenham linhas e curvas pelo espaço, refletindo o fluxo dinâmico das obras do artista. A cidade se torna uma tela viva, onde corpo, memória e arte se entrelaçam.
Estudantes: Maria Aparecida de Almeida Costa, Mayara Sarah Rodrigues da Silva e Plinio Lucio de Souza
Vídeo: Corte, memória e empoderamento
Link para o vídeo:
Em homenagem ao legado de Marco Túlio Resende, “Corte, memória e empoderamento” une camadas de memória, a força da resistência feminina e a criação de arte acessível. O ensaio videográfico-performático traz à tela uma poderosa reflexão sobre o que preservamos, reestruturamos e transmitimos ao futuro.
Estudantes: Domitila Vitória Santos, Jéssica Oliveira de Azevedo, Júlia Cristina de Deus Melo e Júlia Cristina de Deus Melo
Vídeo: Céu, pipas, rabiolas e outros objetos voadores
Em “Céu, pipas, rabiolas e outros objetos voadores”, diversos elementos movimentam o ar, traçando voos anti geométricos e não lineares, como nos rápidos traços de Marco Tulio Resende. Ao som de Jackson Abacatu, rabiolas se enrolam, a pipa, brinquedo milenar, colore o azul de uma grande tela a ser explorada.
Estudantes: Claudio Teixeira Pereira, Cristina Lúcia Lacerda e Gleicimar Gonçalves
Vídeo: Faça
Provocamos o público da Mostra CHAMA a reimaginar o ordinário através de questionamentos sobre sua participação em manifestações culturais na cidade de Belo Horizonte (MG). Propondo a comunicação entre os presentes, o vídeo pretende imergir no questionamento sobre democratização do lazer.
Estudantes: Gabriela Corrêa Vidigal, Mariana Ribeiro Bueno, Melissa Etelvina Oliveira Rocha e Rafaella Brandão Ayrosa Nóbrega