VÍDEOS FIC – Projetos Culturais – Nuvens: ranhuras e trilhas das nossas histórias
Inspirados nos projetos culturais elaborados pelos estudantes durante o curso FIC, nas disciplinas Fundamentos da Produção em Artes Visuais e Arte na Contemporaneidade, os vídeos apresentam, de forma resumida, os resultados desta trajetória.
A proposta “livre formato” possibilitou aos estudantes a liberdade de escolha em seus vídeos. Esta autonomia permitiu que cada um dos grupos produzissem vídeos didáticos ou poéticos, expressando diferentes olhares de maneira criativa sobre o tema por eles escolhido.
Vídeo: Multi Quebradas
O vídeo apresenta uma narrativa acerca do cotidiano periférico, com o olhar voltado para a cultura e o empoderamento dos moradores. Uma narração sobre território, costumes, saberes e fazeres, a qual está ligada ao Festival Multi Quebradas.
Equipe de estudantes: Linda Inês Franco Luzia, Luiz Carlos Franco Luzia, Maria Paula Lopes e Patrick Stephano E. D. Santos.
Vídeo: Expressionismo Popular
O vídeo do projeto “Expressionismo Popular” apresenta a importância de ações voltadas para a inserção de artistas iniciantes e para a formação de novos artistas nas comunidades de Belo Horizonte, uma vez que existe a dificuldade do acesso à cultura nos grandes centros.
Equipe de estudantes: Gabriela Mesquita da Silva, Isabella da Rocha Santos e Fernanda Nunes de Oliveira.
Vídeo: Herança Viva: celebrando o Reinado
Este vídeo apresenta o universo vibrante e repleto de significados do Reinado, a partir de imagens do cortejo da Guarda de Moçambique Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, no bairro Concórdia, em Belo Horizonte (MG). Essa manifestação cultural de origem afro-brasileira, que envolve música, dança, religiosidade e ancestralidade, é tema do projeto desenvolvido nas aulas de Fundamentos da Produção.
Equipe de estudantes: Daniela Dayrell, Isabella Ibraim e Fernando Freitas.
Vídeo: Ninguém Viu Ninguém Vê
Este vídeo apresenta pessoas em situação de rua, frequentemente estigmatizadas e vistas como um problema social a ser resolvido. Quem são essas pessoas que ninguém vê? Com quem se comunicam nesses monólogos? O filme trás esses sujeitos como protagonistas, apresentando essa “realidade” como algo surreal.
Equipe de estudantes: Luiza Gomes, Ravi Ferraz, Giovanna Faria e Luiza Bellonia.