Informativo COVID-19

O Centro de Formação Artística e Tecnológica – CEFART e a Fundação Clóvis Salgado estão comprometidos com a saúde e a segurança de toda a comunidade escolar e, por este motivo, foram adotadas medidas imediatas para a prevenção e o enfrentamento do Coronavírus (COVID-19). Esta página traz as informações mais recentes sobre as medidas adotadas.

Últimas Atualizações | 06 de julho de 2020, 16h50

Esperamos que todos vocês e seus entes queridos estejam bem e com saúde.

2020 tem sido um ano desafiador em múltiplos sentidos. A emergência de Saúde Pública ocasionada pelo Coronavírus é sem precedentes e seus impactos sociais, econômicos e culturais ainda não podem ser mensurados. A pandemia forçou a todos nós a repensarmos o que concebíamos como vida e, em tão pouco tempo, a suspensão das atividades presenciais e o distanciamento social passaram a ser a nossa nova realidade.

Esta nova realidade trouxe impactos sobre a nossa a subjetividade, nossas emoções, nossa saúde e, consequentemente sobre o ensino, a produção e o consumo da arte que, antes de mais nada, passa pela esfera do sensível e daquilo que é intangível.

Com o objetivo de contribuir para a continuidade da aprendizagem iniciada neste ano letivo, desde 17 de março de 2020 nossa equipe pedagógica e administrativa tem se dedicado incansavelmente a desenvolver metodologias que norteiam o estudo e o ensino de artes, para refletirmos juntos sobre o momento histórico que estamos vivenciado. Implementamos a plataforma Cefart Virtual e treze semanas depois encerramos o nosso primeiro semestre letivo de 2020. Cientes dos desafios vencidos e dos que ainda virão, relembramos que o processo avaliativo será realizado oportunamente após o retorno de nossas atividades presenciais.

Nossa equipe está elaborando um rigoroso protocolo, baseado nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), em que serão apresentados procedimentos, medidas técnicas, sanitárias e de conscientização frente ao novo cenário para o nosso retorno gradual das atividades presenciais, que também seguirá os decretos estaduais e municipais de funcionamento e ocupação dos espaços. Devemos estar preparados para a nova normalidade, visto que dificilmente as nossas aulas presenciais serão como antes.

O Cefart agradece o empenho e a dedicação de nossa comunidade escolar para nos mantermos juntos e em diálogo constante, construindo um pensamento artístico para este período. Informamos que entraremos de recesso escolar de 13 a 24 de julho de 2020 e desejamos ansiosamente a retomada de nossas atividades presenciais. No entanto, diante da evolução da pandemia, seguimos com a previsão deinício do segundo semestre em 10 de agosto de 2020 por meio do Cefart Virtual.

Reforçamos as orientações das autoridades de saúde para manterem os cuidados com a higienização e o uso de máscaras de proteção e, se puderem, fiquem em casa.

Acesse o Cefart Virtual.

INFORMAÇŌES SOBRE LOGIN OU DIFICULDADES DE ACESSO?

Entre em contato conosco:

secretaria.cefart@fcs.mg.gov.br

cefart@fcs.mg.gov.br

Comunicados à Comunidade Escolar

10 de junho 2020, 20h40 | Cefart Indica – Junho

25 de maio de 2020, 19h56 | Prorrogação da suspensão das atividades

20 de maio de 2020, 14h27 | Informativo Cefart – Covid19

08 de maio de 2020, 13h25 | Cefart Indica – Maio

30 de abril de 2020, 12h07 | Sobre a Coordenação da Escola de Música

24 de abril de 2020, 18h46 | Carta à Comunidade Escolar

14 de abril de 2020, 18h41 | Início das Aulas Remotas

13 de abril de 2020, 14h00 | Cefart Indica – Abril

13 de abril de 2020, 14h00 | Bem-vinda(o) ao Cefart Virtual

09 de abril de 2020, 11h00 | Retorno das Atividades – Cefart Virtual

25 de março de 2020, 10h41 | Antecipação do Recesso Escolar

21 de março de 2020, 17h58 | Suspensão das Atividades Presenciais

 

Apoio à Comunidade Escolar

O CEFART está comprometido em apoiar e orientar sua comunidade durante todo esse período de aprendizado remoto.

Sabemos que alguns estudantes estão com dificuldades e/ou impossibilidade de acesso ao Cefart Virtual. Estamos trabalhando para desenvolver maneiras de apoiar aqueles que precisam de assistência neste momento desafiador e buscando alternativas para que todos tenham acesso às aulas remotas.  Para sabermos exatamente qual é a sua disponibilidade de acesso, pedimos que responda nossos formulários:

<https://forms.gle/sDKaDRD4pA2EwnRD9>

<https://forms.gle/pT8HgtkaU3282z3H7>

 

Apresentações Artísticas

Diante da incerteza da evolução da pandemia, tomamos a difícil decisão de adiar todas as apresentações e atividades públicas previstas para o primeiro semestre. A arte não pode parar e, pensando nisso, criaremos oportunidades para compartilhar o trabalho artístico de nossa comunidade escolar em ambiente virtual. Saiba mais em #palácioemsuacompanhia.

Quando retornarmos às atividades presenciais, reporemos as dinâmicas práticas da melhor forma possível e estaremos abertos à readequação do calendário para agendamento da reposição de aulas, mediante disponibilidade dos espaços, datas disponíveis e do corpo docente.

A Fundação Clóvis Salgado está profundamente comprometida em proporcionar aos estudantes do CEFART oportunidades para apresentarem-se aos seus familiares e entes queridos e ressaltamos que a todas as equipes já estão empenhadas na garantia dos espaços e datas necessárias para a realização do calendário artístico e pedagógico.

No entanto, a data das apresentações e de retorno ainda não pode ser estabelecida, pois a instituição está sujeita às determinações do governo e da evolução do enfrentamento da pandemia.

 

Mantenha-se saudável

Pedimos que você siga as orientações abaixo para ajudar a manter-se saudável e ajudar em nossos esforços para impedir a disseminação do COVID-19.

Confira se os sintomas são compatíveis no aplicativo do Coronavírus – SUS, do Ministério da Saúde (AndroidIOS).  Caso seja, o aplicativo irá encaminhá-lo para a unidade de saúde básica mais próxima;

 

Corpo Docente e demais funcionários

Todas as aulas do CEFART serão realizadas por meio de aprendizado remoto, a princípio, até o final do semestre letivo. As datas das apresentações e atividades públicas serão reorganizadas até o final do ano letivo.

Docentes

O CEFART está comprometido em apoiar e orientar todos os membros de seu corpo docente ao longo deste período de aprendizado remoto.

Demais Funcionários

A equipe administrativa deverá se atentar aos comunicados da Gerência de Recursos Humanos e de suas chefias imediatas de como desenvolver o seu teletrabalho (trabalho remoto) até novo aviso.

 

Acesso às nossas instalações

Desde 17 de março de 2020, o acesso às dependências da Fundação Clóvis Salgado está limitado à sua equipe essencial e de segurança.

A Resolução Conjunta SECULT/ FAOP/ FCS/ IEPHA/EMC/ Nº 08, de 17 de junho de 2020, prorrogou por mais 30 (trinta) dias, a partir do dia 18 de junho de 2020, a suspensão de todas as atividades presenciais, podendo este prazo ser estendido.

Informações sobre Processo Seletivo

O processo de admissão permanece dentro do cronograma, com todas as informações para ingresso no ano letivo de 2021 a serem lançadas em setembro.

Agradecemos imensamente o esforço de nossos candidatos e candidatas em participarem de nosso processo seletivo. É um privilégio testemunhar o talento e a dedicação que vocês nos apresentam, e agradecemos por escolher estudar no CEFART.

 

Abraços virtuais da Equipe CEFART.

A arte não pode parar.