A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega à 19a edição entre os dias 23 e 28 de setembro. O evento conjuga a efervescência do cinema latino-americano com a produção contemporânea brasileira, em diálogo com realizadores locais e internacionais. Para ampliar ainda mais essa presença, a CineBH é ainda espaço do 16º Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, o evento de mercado do cinema brasileiro e o principal encontro de coprodução internacional do Brasil.
Confira a programação que acontecerá aqui, no Cine Humberto Mauro
Em 2025, serão exibidos 101 filmes em pré-estreias e mostras temáticas, sendo 48 longas, 1 média e 52 curtas-metragensselecionadas pela equipe de curadoria. Estes filmes estão distribuídos nas mostras Território, Conexões, Vertentes, Praça, Homenagem, CineMundi, Diálogos Históricos, A Cidade em Movimento, Curtas Contemporâneos, WIP, Cine-Expressão – A Escola vai ao cinema, Mostrinha, além da abertura e um cine-concerto, em 71 sessões de cinema.
A CineBH é espaço de exibição e reflexão com destaque para a produção latino-americana, promovendo o intercâmbio cultural e artístico entre realizadores e filmes do continente. A programação deste ano conta com narrativas que abordam questões sociais, políticas e culturais ao mesmo tempo em que propõem caminhos estéticos ousados, numa seleção diversificada de obras, muitas delas inéditas no Brasil. A temática central este ano, “Horizontes Latinos: Nós Somos o Nosso Futuro?”, reflete sobre a soberania cultural e política do cinema latino-americano e incentiva narrativas que rompam com o eurocentrismo.
“A Universo Produção reafirma seu compromisso com a construção de um cinema que pensa o país, dialoga com o mundo e valoriza a potência da produção latino-americana. A cada edição, a CineBH e o Brasil CineMundi se renovam como espaços vivos de encontro, criação e reflexão. Celebramos o cinema não apenas como arte e linguagem, mas como território de pertencimento e transformação. Diante de um cenário marcado por mudanças e desafios globais, é urgente defender a soberania cultural e fortalecer os vínculos entre realizadores, público e mercado. Ao reunir olhares diversos, reafirmamos a importância de construir pontes, ampliar vozes e projetar uma visão coletiva para o futuro do audiovisual brasileiro e latino-americano.” — Raquel Hallak, diretora geral da Universo Produção e coordenadora geral da 19ª Mostra CineBH e 16º Brasil CineMundi.