Brincando do que quiser!

A indicação desta semana é o curta-metragem Dono de casa. Nele, um menino pede para brincar com um grupo de meninas, pois seus amigos estão na escola. Como será que essa brincadeira termina?

Ficha técnica

Filme: Dono de casa

Direção: Anderson Lima

Produção: Edinho Vieira/Cinecipó

Roteiro: Anderson Lima

Duração: 8 minutos

Local: MG/SP, Brasil

Ano: 2017

Curiosidade:

Foto: Divulgação

Este curta foi produzido na Ocupação Rosa Leão, que faz parte das ocupações da Izidora, na região metropolitana de Belo Horizonte, como resultado da OPALA – Oficina de Produção e Alfabetização Audiovisual, oferecida por Anderson Lima. A atividade foi parte integrante da programação do Festival Cine Cipó de 2017. Além desse, a oficina também produziu os curtas Aniversário e Castigo (que apresentamos na semana anterior), gravado na Ocupação Vitória, e Papagaio Verde, gravado na Ocupação Esperança.

O diretor Anderson Lima conta que tem costume de trabalhar com aquilo que tem disponível e sempre pergunta para as crianças sobre a realidade em que elas vivem, quais histórias elas podem contar e tenta construir os filmes baseado nisso. O filme permite que muitas crianças, ao assistirem, percebam que há outras realidades além das que elas vivem. Para as crianças que têm realidades parecidas, é uma forma de se sentirem valorizadas e ter sua importância reconhecida.

 

Proposta de atividade:

Foto: Divulgação.

Como você viu, o personagem principal do curta assume na brincadeira o papel de “dono de casa”, enquanto a menina vai ser veterinária. A brincadeira permite que meninos e meninas possam ser o que quiserem e do jeito que quiserem. Por meio da brincadeira, é possível aprender muito sobre a vida e sobre os papéis que podemos ocupar. Foi-se o tempo em que só meninas brincavam de casinha ou só meninos jogavam bola! Bonecas, carrinhos, panelinhas, barcos, fantasias, espadas, pratos, são brinquedos de todas as crianças, não é mesmo?

E você? Brinca mais com meninos, com meninas ou tanto faz?

Que tipo de brincadeira você costuma fazer com seus amigos? Elas são parecidas com a que é apresentada no filme?

Mostre, por meio de um desenho, uma pintura ou um texto, alguma dessas brincadeiras.

Desenhos: Leticia e Ian Emerich. Edição: Naiara Rocha.

Compartilhe com a gente uma foto do seu trabalho usando as hashtags #educativofcs e #cineminhaonline nas mídias sociais e também @fcs.palaciodasartes no Instagram.

Referência:

Oficina na Izidora – Anderson Lima. In: Catálogo Cinecipó – 7º Festival de Cinema (2017/18).  P. 70-71. Disponível em: <https://issuu.com/cardesamancio/docs/catalogo_16x22_cc_final_web_issu>. Acesso em: jun. 2020.

Sobre as autoras:

Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, mediadora e professora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.