Chamando o vento!

Você sabia que o vento tem uma grande importância para o planeta Terra e para a humanidade? Ele transporta e movimenta várias coisas, dos cata-ventos e papagaios aos barcos a vela e grandes moinhos! Assista ao curta-metragem “Vento Viajante” para saber mais sobre essa força da natureza.

Ficha técnica
Filme: Vento Viajante
Local: Icapuí, CE, Brasil
Ano: 2020
Duração: 6 minutos
Roteiro, direção e animação: Alunos do Projeto Animação
Narrações: Davi Witalo Felix da Silva, Geraldo Rodrigues da Silva e Lucilene Barreto da Silva
Orientação da oficina de roteiro e animação: Analúcia Godoi
Professora assistente: Marinéia Anatório
Direção de produção, produção executiva e coordenação geral: Beatriz Lindenberg
Montagem: Analúcia Godoi
Assistente de montagem: Gustavo Miaciro
Finalização: Érica Valle
Créditos e logomarcas: Nildo Neves
Trilha sonora original: Pedro de Alcântara
Coordenação administrativa: Patricia Cortes
Realização: Instituto Marlin Azul e Aliança Energia

Para refletir:

Na história que você acabou de assistir, o vento “viaja”. Ao se mover, o ar carrega consigo várias possibilidades e mudanças pelos lugares onde passa: através da chuva, traz de volta o verde a paisagens dominadas pela seca; por meio de sua força, permite a geração de energia em regiões que possuem aerogeradores (aqueles equipamentos que se parecem com cata-ventos gigantes); com sua capacidade de deslocar a matéria, transporta sementinhas de um lado para o outro. Mas e quando aquele vento refrescante não chega? Quando está fazendo muito calor ou quando parece que nunca mais vai parar de chover ou de fazer frio? 

Imagem: Divulgação.

Você já deve ter observado que as condições climáticas mudam dependendo da época do ano e da região da Terra em que se está. Apesar de esse ser um processo natural, está cada vez mais frequente o aumento dessas alterações e de acontecimentos como queimadas e ondas gigantes. Isso é provocado por ações do próprio ser humano. A poluição do ar, a destruição das florestas, o uso incorreto das águas… Tudo isso influencia no clima. Como parte da natureza que somos, é nossa responsabilidade preservá-la, ajudando a manter o equilíbrio do planeta.

Imagem: Divulgação.

Curiosidades:

Na natureza, a harmonia entre o vento e os outros elementos é tanta que várias plantas possuem sementinhas que dependem dele para se deslocar e brotar em lugares mais distantes. Elas se chamam sementes aladas, indicando que “voam” com o movimento do ar. Uma semente alada bastante conhecida é a da planta dente-de-leão. Ela possui uma estrutura que lembra um paraquedas, o que faz com que seja bastante divertido observar seu trajeto pelo ar. O mesmo acontece com outras sementes aladas, como as que se parecem com helicópteros. E você, já viu alguma delas “dançando” no ar?

O curta-metragem “Vento Viajante” foi criado por alunos de cinco escolas da rede pública municipal de Ensino Fundamental de Icapuí, no Ceará, em uma oficina do Projeto Animação, do Instituto Marlin Azul, também responsável pela realização do curta “No Caminho da Escola”, que já apresentamos no Cineminha. Clique aqui para rever.

Atividade: 

Você reparou que a cena de abertura do curta, em que lemos o nome do filme, foi feita com areia, como se o vento estivesse soprando e “abrindo caminhos” sobre ela? A animação em areia é uma forma de animação em que a areia é colocada em uma superfície horizontal e movida com os dedos ou com a ajuda de alguma ferramenta, desenhando-se imagens ou escritas. A cada desenho é feita uma foto. Depois, quando vistas em sequência, criam a animação. 

Imagem: Divulgação.

Que tal experimentar fazer imagens com essa técnica? Você vai precisar de um pouco de areia e um lugar para colocá-la, como uma bandeja, um tabuleiro ou mesmo uma mesa. Vá desenhando sobre ela com os dedos ou com algum objeto fino, como um palito ou um graveto. Se não conseguir areia, pode usar farinha, fubá, pequenas sementes ou grãos (ao utilizar alimentos, coloque-os em uma vasilha limpa e lave as mãos antes de fazer os desenhos, para conseguir aproveitá-los depois). Você pode registrar seus desenhos por meio de fotografias e até mesmo criar uma animação a partir de uma sequência delas. Para isso, deixe a câmera fixa, em uma mesma posição, e vá tirando fotos a cada pequena mudança que fizer na imagem na areia. Se quiser, acrescente também outros elementos ou objetos para tornar sua composição ainda mais interessante!

Animação: Naiara Rocha.
Ilustração: Naiara Rocha.

Compartilhe fotos do seu desenho na areia com a gente! Publique em suas redes sociais usando as hashtags #cineminhaonline, #educativofcs e também @fcs.palaciodasartes no Instagram.

Referência:

Vento Viajante – Making of (Aliança Energia). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=h9k_HAV4qaM>. Acesso em: out. 2021.

Sobre as autoras:

Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino/MG, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, professora da Rede Municipal de Educação/BH, mediadora e professora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.