Criando personagens!

Zeca adora comer frutas, Duda quer ser escritora e Pedro solta bolhas pelo nariz! Histórias diferentes com algo em comum… O que será? Assista ao curta-metragem “Tudestória” e descubra: 

Ficha Técnica

Filme: Tudestória

Local: Belo Horizonte/MG

Ano: 2013

Duração: 18 minutos

Diretor Geral: Luhan Dias

Codiretor (Zeca e a Árvore do esquecimento): João Dantas

Roteiristas: João Dantas, Luíç Caixote e Luhan Dias

Design sonoro: João Dantas e Luhan Dias

Trilha sonora: André Taciano

Vozes: Renata Corrêa (Duda) e Manuella Medina (Mãe do Zeca)

Storyboard e layout: Luhan Dias

Cenaristas: Mateus Lima e Luhan Dias

Animadores: Arlen Henrique, João Dantas, Júlio César Duarte, Luíç Caixote, Manuella Medina e Luhan Dias

Composição digital: Hamilton Júnior

Pós-produção: Hamilton Júnior e Luhan Dias​

Edição: Hamilton Júnior, Luhan Dias e João Dantas

Curiosidades:

As histórias de Zeca, Duda e Pedro Bolha são contadas em episódios que poderiam ser histórias independentes, pois cada criança tem características próprias e vive situações e conflitos diferentes, mas elas se unem no “Grand Finale” e existe um outro personagem que passeia pelas três histórias. Você reparou nele?

Tanto os personagens quanto os cenários de uma animação não nascem prontos. Eles passam por um processo de construção que começa no esboço, que é um desenho bem solto, sem muita definição e que vai sendo aos poucos aprimorado, até o desenho final, que já apresenta linhas mais definidas e cores determinadas. Veja abaixo algumas imagens da construção dos personagens de “Tudestória”, do esboço ao desenho final, desenhados e apresentados em diferentes ângulos.

Arte: Luhan Dias.

Como qualquer filme, as histórias precisam ser escritas em um roteiro. No caso da animação, esse roteiro precisa ser apresentado como uma sequência de imagens, que chamamos de storyboard. Essas imagens detalham as ações dos personagens, indicam a posição de cada elemento em cada uma das cenas e servem de guia para que a animação comece a acontecer e as imagens possam ganhar vida (depois virão outras etapas, como trilha sonora, narração, efeitos). Você pode ver os storyboards completos dos três episódios do filme clicando aqui

Arte: Luhan Dias.
Arte: Luhan Dias.

Atividade: 

Você viu como a criação de uma animação envolve várias etapas? Mesmo sendo resultado de um longo processo, o curta-metragem pode ter início em algo bem simples. É verdade que às vezes já se tem “toda uma história ali dentro da cabeça”. Mas, quando isso não acontece, podemos começar a ter ideias a partir de coisas comuns, como uma situação, um objeto ou até um personagem. Pensando nisso, que tal criar personagens e, quem sabe, inventar suas próprias histórias com eles?

Antes de iniciar o desenho dos personagens, é preciso definir algumas características. Para auxiliar nessa escolha e fazer combinações bem criativas, você deve criar três listas e depois testar combinações entre elas. Caso ainda não saiba ler e escrever, peça ajuda.  Observe a tabela abaixo com alguns exemplos de possibilidades. Você deve listar tipos diferentes de personagens na primeira lista, características físicas e emocionais na segunda lista e acessórios ou roupas que os personagens podem estar usando na terceira lista. Aí, é só brincar com as combinações para criar personagens diversos, como “uma idosa feliz usando bolsa”, “um gatinho bravo usando bolsa” ou “uma fada brava usando chapéu”. 

Imagem: Naiara Rocha.

Depois de testar várias combinações, escolha os personagens que mais gostou e desenhe-os usando seus materiais preferidos (giz de cera, lápis de cor, caneta hidrocor etc.). Você também pode construir seu personagem usando massinha de modelar, argila ou fazendo uma colagem com papéis coloridos! 

Ilustração: Ana Emerich. Edição: Naiara Rocha.

Compartilhe com a gente fotos dos seus personagens usando as hashtags #educativofcs e #cineminhaonline, e também @fcs.palaciodasartes.

Referência:

TUDESTÓRIA. Blog making-of do curta de animação 2d infantil Tudestória. Disponível em: http://tudestoria.blogspot.com/. Acesso em: 25 nov. 2020.

Sobre as autoras:

Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.