Curso Básico de Arte/Educação

Vem conferir!

O Curso Básico de Arte/Educação preparou uma série de conteúdos educativos cheios de ideias criativas, inspirados no artista e professor Marco Tulio Resende e na 14ª Mostra da Escola de Artes Visuais: CHAMA Inventar(riar) o ordinário – tudo pensado especialmente para você! São vídeos educativos elaborados para diferentes idades e um portfólio com imagens produzidas em atividades feitas por nossos estudantes, orientados pelas professoras. Assista, participe das propostas e compartilhe os resultados no seu Instagram, marcando @cefart_mg. A gente quer muito ver o que você vai criar!

Estudantes: Alessandra Rabello, Aline Cavalcante, Bárbara Ribeiro, Carolina Raquel Melo, Cássia Gonçalves, Christian Weitzel, Cristina Guimarães, Geminy Pawlowski Arendt, Isaias Goulart, Izabella Damasceno, Jacamim Gil, Jéssica Diniz, Júlia Lopes, Júlia Pires, Lígia Dutra da Silva, Luana de Brito Nunes, Luciana Mendes, Mariá Oliveira, Maria Queiroz, Mariana Dias, Mariana Nascimento, Marilia Goldschmidt, Milena Ferreira, Miriam Rodríguez Calvo, Roberta Lima, Silva Makenzi, Tchamis Almeida, Thais Thiemi e Thiago Bonifácio 

Professoras: Ana Luiza Emerich, Clarissa de S. P. de Errico, Isa Carolina, Mara Rodrigues-Tavares Lavareda, Naiara Rocha Viana e Nathália E. Bruno de Campos



1.1. Propostas Educativas: caminhos para mediação cultural 

VÍDEO 1: Oficina mecânica com ideias espontâneas – Brasil, 2024, 10min04s, mov.

A oficina consiste em convidar as crianças a inventariar materiais recicláveis para a produção de um carrinho, relacionado às obras (Re)inventar, o ordinário, de Angélica Sandes (2024), e Entrelace, de Júlia Pires (2024), e ao trabalho do artista homenageado da 14ª Mostra CHAMA (2024/2), Marco Tulio Resende.

Equipe do projeto: Carolina Raquel Melo, Christian Weitzel, Cristina Guimarães, Isaias Goulart, Júlia Pires, Maria Queiroz, Mariana Dias, Marilia Goldschmidt, Miriam Rodriguez Calvo, Tchamis Almeida e Thais Thiemi

VÍDEO 2: Amarrando o cotidiano – Brasil, 2024, 13min57s, mov.

A oficina consiste em propor aos adolescentes que escolham objetos e/ou suportes do seu cotidiano para “amarrar”, como o ato de reverência e memória. Sendo esses objetos de livre escolha e que tenham um vínculo simbólico em sua vida, como em um ritual, correlacionando a atividade ao trabalho dos artistas Cássia Gonçalves e Marco Tulio Resende.

Equipe do projeto: Alessandra Rabello, Bárbara Ribeiro, Geminy Pawlowski Arendt, Júlia Lopes, Lígia Dutra da Silva, Roberta Lima e Silva Makenzi

VÍDEO 3: O chão que pisamos: explorando identidade e memórias – Brasil, 2024, 14min58s, mov.


A proposta busca questionar percepções e construir novas narrativas sobre o tempo, a memória e a materialidade do mundo que nos cerca através da obra em exposição, “Eu, o outro e o nós”, de Milena Ferreira, seu processo artístico de observação das marcas no chão da favela Morro do Papagaio e do Palácio das Artes e sua interferência. Propõe-se um diálogo entre a obra de Milena Ferreira e as obras de Marco Tulio Resende, envolvendo os temas identidade, pertencimento, memória e invisibilidade social.

Equipe do projeto: Aline Cavalcante, Izabella Damasceno, Jacamim Gil, Jéssica Diniz, Luciana Mendes, Mariá Oliveira, Mariana Nascimento, Milena Ferreira e Thiago Bonifácio

 1.2. Portfólio Virtual do Curso Básico de Arte/Educação:


Este Portfólio Virtual faz parte da proposta educativa da CHAMA Inventar(iar) o ordinário – 14ª Mostra da Escola de Artes Visuais do Cefart/FCS. Assim como nas edições anteriores da CHAMA, os conteúdos educativos são pensados visando a pesquisa, a reflexão e a construção de diálogos com a sociedade. 

No 2° semestre de 2024, por meio deste portfólio, apresentam-se criações produzidas por estudantes do Curso Básico de Arte/Educação da Escola de Artes Visuais. Frutos do diálogo entre o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido ao longo do semestre nas disciplinas do curso e a obra de Marco Tulio Resende, artista homenageado da CHAMA Inventar(iar) o ordinário – 14ª Mostra da Escola de Artes Visuais do Cefart/FCS, os trabalhos abordam – de forma poética – temas como a memória, o sentir, o tempo, a individualidade e a tradição.

Clique no banner abaixo para baixar o PDF com o Portfólio Virtual do Curso Básico de Arte/Educação.

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo