Curso Básico de Arte/Educação

Vem conferir!

O Curso Básico de Arte/Educação preparou dois projetos com conteúdos cheios de ideias criativas, inspirados na artista Andréa Lanna e na 15ª Mostra da Escola de Artes Visuais: CHAMA Quanto antes, Mulher! – tudo pensado especialmente para você! São um vídeoensaio educativo e um ensaio visual. Assista, participe das propostas e compartilhe os resultados no seu Instagram, marcando @cefart_mg. A gente quer muito ver o que você vai criar!

Estudantes: Amanda Alves Ferreira, Amanda Torquette, Ana Júlia Wenceslau, Angélica Sandes, Beatriz Cavalcanti, China Tapia, Débora Ferreira, Enne Flicts, Iêda Rodrigues, Iris Rocha, Isabela Mota, Júlia Melo, Julie Moura, Karina Anacleto, Laura Oliveira, Magno Martins, Mih Costa, Mônica Van, Petronilha Rocha, Sabrina Fortunato e Sabrina Gomes Soares. 

Professoras: Ana Luiza Emerich, Clarissa de S. P. de Errico, Isa Carolina, Mara Rodrigues-Tavares Lavareda, Naiara Rocha Viana e Nathália E. Bruno de Campos.

1.1. Proposta Educativa: Caminhos para Mediação Cultural – Onde estão as mulheres no fim de tarde?

Caminhos para Mediação Cultural – Onde estão as mulheres no fim de tarde? Brasil, 2025, MP4, 9min25s

O projeto “Caminhos para Mediação Cultural” propõe uma conexão entre as artes visuais e públicos diversos, utilizando tecnologias e plataformas digitais como ferramentas educativas. Trata-se de um processo pedagógico experimental, em que o conteúdo e a edição são desenvolvidos por estudantes do Curso Básico de Arte/Educação, criando um espaço de experimentação que investiga estruturas possíveis para a mediação cultural — entendida aqui como um produto-processo.  

O projeto reconhece que a mediação cultural é fundamentalmente construída por trocas humanas e experiências compartilhadas. Assim, não busca substituir o encontro presencial, mas sim ampliá-lo e enriquecê-lo, oferecendo recursos que inspirem e orientem práticas mediadoras. Por meio de reflexões críticas, materiais didáticos, informações contextualizadas e propostas criativas, o projeto visa: estimular diálogos entre educadores, mediadores e comunidades; promover acesso a conteúdos que conectem arte, tecnologia e educação; fomentar adaptações das mediações a diferentes realidades e contextos educativos. A proposta é um convite à cocriação: um repertório flexível que alimenta processos educativos, preservando a autonomia e a sensibilidade dos mediadores na construção de experiências significativas.  

“Caminhos para Mediação Cultural – Onde Estão as Mulheres no Fim de Tarde?” é uma produção coletiva do Curso Básico de Arte/Educação para a CHAMA Quanto Antes, Mulher!, que celebra a presença feminina nas artes visuais. Inspirados na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa — uma das maiores referências no ensino de arte no Brasil —, os estudantes dividiram-se em grupos para criar um vídeoensaio que discute luz e sombra como metáforas do apagamento e da resistência das mulheres na arte e na sociedade. A proposta é baseada em três obras da exposição: “Dona Marolina na Janela” (Altiere Leal, 2013), “Onde Está Ana?” (Deborah Albuquerque, 2024), “O Mistério Dela” (Ojú Kariri, 2024).  

Os grupos exploraram a luz e a sombra, o contexto histórico, a análise visual e a provocação artística, convidando o público a refletir: Onde estão as mulheres na arte? Como a luz e a sombra revelam suas presenças e ausências? O vídeoensaio é um convite para refletirmos sobre a mulher na cultura e no cotidiano. 

Compartilhe com a gente suas reflexões em suas redes sociais marcando o instagram do Cefart: @cefart_mg.

Estudantes: Leitura de Imagens:Sabrina Fortunato, Angélica Sandes, Magno Martins, Sabrina Gomes Soares, Amanda Alves, Júlia Melo, Iris Rocha. Produção Artística: Isabela Mota; Débora Ferreira; Iêda Rodrigues; China Tapia; Mônica Van; Julie Moura. Contextualização:Amanda Torquette; Petronilha Rocha; Ana Júlia Wenceslau; Karina Anacleto; Beatriz Cavalcanti; Enne Flicts; Laura Oliveira.

Professoras orientadoras: Isa Carolina e Nathália E. Bruno de Campos.

Revisão de Edição: Mara Rodrigues-Tavares Lavareda e Nathália E. Bruno de Campos.

1.2. Proposta Educativa: Ensaio Visual – Experimentações

Publicação: PDF (inserido na imagem)

Ensaio Visual – Experimentações do Curso Básico de Arte/Educação “Clique na imagem para baixar o PDF” 

Ateliê de Imagens

Inspirados na trajetória artística de Andréa Lanna e no tema da 15ª Mostra CHAMA, Quanto antes, mulher!, os estudantes do Curso de Arte/Educação conjugaram pesquisa com proposições, em um experimentar-se através de imagens.

Tais experimentações artísticas e sensíveis abrem espaços para as dissoluções: do eu no mundo, da carne na natureza, do gesto na paisagem. Processos imersos em arquivos, fragmentos e silêncios dialogam com o crescimento e o renascimento, simbolizados por imagens fluidas – como peixes no azul da água ou raízes que se enlaçam ao tempo.

De um certo ateliê que se propõe uma reflexão poética sobre a existência em constante metamorfose, livres de julgamentos estéticos, as imagens acontecem simples nos gestos, no olhar e no pensar, tornando-se ação de semear mundos coexistentes.

Tudo converge para uma existência  fluida, onde contemplar, sonhar e transformar são atos políticos de reconexão com uma comunidade orgânica que nos habita e transcende. A sobreposição de cores, gestos e texturas dilui o figurativo e o abstrato, criando uma cartografia sensorial que mistura arte e vida.

1⁰ semestre de 2025

Estudantes: Amanda Alves Ferreira, Amanda Torquette, Ana Julia Wenceslau, Angélica Sandes, Beatriz Cavalcanti, China Tapia, Débora Ferreira, Enne Flicts, Ieda Rodrigues, Iris Rocha, Isabela Mota Almeida, Julie Moura, Karina Anacleto, Laura Oliveira, Magno Martins, Mônica Van, Petronilha Rocha, Sabrina Fortunato, Sabrina Gomes Soares.

Professora: Mara Rodrigues-Tavares Lavareda

plugins premium WordPress