E você, o que acha disso?

Lé com lé, cré com cré… e misturando, o quê que é? Assista ao curta-metragem “Lé com cré” e confira o que as crianças têm a dizer sobre algumas temáticas difíceis, mas que elas “tiram de letra”:

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Ficha técnica

Filme: Lé com cré
Local: SP, Brasil
Ano: 2018
Duração: 5 minutos
Direção, direção de arte e animação: Cassandra Reis
Roteiro: Cassandra Reis e Mariana Lopes
Produção: Mariana Lopes e Victor Casé
Bonecos e cenários: Cassandra Reis e Gabriel Barreto
Direção de fotografia e correção de cor: Gabriela Akashi
Som direto e montagem: Raquel Vieira
Trilha sonora: Gustavo Kurlat
Desenho de som: Felipe Cadillac e Raquel Vieira
Gravação, edição e mixagem: Caio Torrezan e Rafael Thémes (Estúdio Play It Again)
Vinheta e créditos: Renan Ramiro
Tratamento de imagem: Yugo Hattori

Curiosidades:

A ideia para a criação de “Lé com cré” surgiu como um trabalho de faculdade de Cassandra Reis, que cursava Audiovisual na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Ela resolveu unir várias coisas que gostava nesse projeto, que podemos chamar de “documentário em animação”. Aqui, no Cineminha On-line, já falamos várias vezes sobre animação. Mas e documentário, você sabe o que é? Diferente da ficção, que nos mostra histórias inventadas, que partem da imaginação, o documentário é um gênero de cinema que trabalha com assuntos mais ligados à realidade, como a vida ou a obra de uma pessoa, alguma ação, acontecimento ou discussão de temas reais, podendo ter como base entrevistas ou pesquisas de imagens e documentos históricos. No caso desse filme, a diretora primeiro escolheu os tópicos que seriam trabalhados e aí entrevistou 63 crianças, fazendo perguntas e gravando as respostas dadas por elas. Depois, foram selecionados 7 desses depoimentos para serem transformados em animação. 

Em entrevista à MUMIA (Mostra Udigrudi Mundial de Animação), Cassandra nos fala sobre a técnica usada na criação do filme: “A animação foi feita em stop-motion, a 24fps, quase todo rotoscopado (usei como referência a imagem real das crianças entrevistadas, a fim de preservar alguns trejeitos marcantes em cada uma). Os bonecos têm esqueletos de arame e barra de alumínio e os corpos foram feitos de látex, com as cabeças feitas em resina e detalhes (cabelos, orelhas, narizes) em epóxi”. Stop motion é uma técnica que já mencionamos, você pode rever a explicação clicando aqui. “24fps” significa “24 frames por segundo”. Isso quer dizer que para cada segundo de filme que vemos foram feitas 24 fotografias, passadas em sequência. Quando ela diz que o filme foi “rotoscopado” quer dizer que a animação foi feita a partir da gravação real com as crianças, seguindo seus movimentos e expressões. 

Cada criança falou como queria ser representada (podia ser como uma pessoa, animal, objeto, entre outros) e aí a equipe criou os personagens. Ao final do curta, vemos cada um deles ao lado das crianças que os inspiraram. Qual dos sete personagens ou depoimentos você mais gostou? E se você estivesse no lugar dessas crianças, como iria querer o seu personagem?

Para refletir: 

Dinheiro, medo, coisas de meninos e de meninas… Em “Lé com Cré”, ouvimos diferentes opiniões sobre alguns temas. Você sabia que existe um material que pode ser tanto de papel quanto virtual e que reúne explicações e informações sobre várias palavras? Ele se chama dicionário e é ótimo para consultar quando se tem dúvidas sobre o significado de algo. Agora pense nesse material e no curta-metragem que assistiu… Não é engraçado perceber como, mesmo já existindo algumas definições sobre as coisas, é possível que elas variem de uma pessoa para outra quando se tenta explicar? 

Isso acontece porque cada um percebe o mundo de um jeito único, tem ideias diferentes sobre os assuntos, dá mais importância para uma coisa e menos para outra. E também porque, à medida que crescemos, vamos aprendendo coisas novas e essas noções vão mudando. Muitas vezes, inclusive, aprendemos ouvindo a opinião do outro, o que é bastante valioso. Isso só é possível quando a gente conversa, quando compartilhamos nossas ideias com as outras pessoas, quando ouvimos o que elas têm para nos contar e nos ensinar. Aqui, no Cineminha On-line, nós gostamos muito de aprender uns com os outros. E você, também gosta? 

Ilustração: Ana Emerich

Atividade: 

Como vimos no filme, tentar explicar alguma coisa para alguém e ouvir a explicação do outro pode ser um grande desafio, mas também algo bem legal, além de uma ótima forma de descobrirmos o que os outros e até o que nós mesmos pensamos sobre determinado assunto. Então, que tal brincar um pouco disso? Para começar, convide uma ou mais pessoas para ouvir o que você tem a dizer sobre algum tema. Podem ser os que aparecem no curta – dinheiro, medo e coisas de meninos e meninas – ou outros, como amor, família, felicidade, tristeza, sonhos. Peça a opinião das pessoas sobre cada uma dessas coisas também e escute com atenção. Para tornar esse momento ainda mais divertido, vocês podem escrever essas e outras palavras em um papel, recortar e sortear uma para cada um. Tente acrescentar palavras que considera difíceis de definir. Assim, aproveita para aprender mais sobre elas. 

Referência:

17 MUMIA – Entrevista Cassandra Reis – Lé com cré (Menção Honrosa). 5 mar. 2020. Disponível em: <http://mostramumia.blogspot.com/2020/03/17-mumia-entrevista-cassandra-reis-le.html> Acesso em: set. 2021.

Sobre as autoras:

Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino/MG, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, professora da Rede Municipal de Educação/BH, mediadora e professora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.