O Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART) da Fundação Clóvis Salgado (FCS) apresenta mais uma edição do projeto “Palco Aberto”, realizada por meio do “Sobre Tons”, programa antirracista do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Com música, apresentações teatrais, dança, oficinas, contação de histórias e outras expressões artísticas, a iniciativa traz ao Palácio das Artes uma programação que reforça a importância das artes negras e celebra a infância durante a Semana da Criança. Tendo isso em mente, as atividades se dividem entre os dias 9 de outubro, das 18h às 21h; 10 de outubro, das 18h às 22h, integrando o “Palco Aberto Cefart – Sobre Tons”; e 11 de outubro, das 10 às 17h, com o “Palco Aberto Cefart – Sobre Tons – Dia do Pequeno Artista”. Todas as atividades são gratuitas.
O “Palco Aberto” acolhe apresentações de estudantes do CEFART e de artistas convidados. Nesta edição, o público poderá conferir, nos dois primeiros dias (quinta e sexta-feira), apresentações voltadas exclusivamente para a valorização das artes negras, com música, poesia e dança. A programação é fruto da parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e o Ministério Público de Minas Gerais e busca sensibilizar a população em relação às pautas raciais e combater o racismo. No dia 11 (sábado), o “Palco Aberto – Dia do Pequeno Artista” celebra a infância com atividades voltadas para as crianças. A programação conta com oficinas, troca de livros, brincadeiras, teatro, contação de histórias, sessão de cinema e muito mais. Um dos destaques é a abertura da exposição “Bonecos Giramundo”, que celebra os 55 anos de história do grupo e da Fundação Clóvis Salgado com mais de 600 itens na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard.
O “Palco Aberto” é realizado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a Cemig como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e Grupo Fredizak, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal, Patrocínio da Vivo e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio. O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne 35 equipamentos com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. A ação é viabilizada pelo Programa Sobre Tons do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais (FUNEMP/MPMG) e pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Vale-Cultura. Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro.
Multiplicidade artística — Realizada na Semana da Criança, esta edição reúne diversas linguagens artísticas, além de celebrar a infância e a cultura negra, como destaca a Gerente de Extensão do CEFART, Sarah Lignani. “A temática deste Palco Aberto está relacionada ao programa do Ministério Público, o ‘Sobre Tons’. As práticas antirracistas já fazem parte do nosso cotidiano no CEFART, mas, nesta edição, buscamos ampliar essa ação, valorizando diferentes linguagens artísticas, como dança, poesia, música e teatro e, sobretudo, reconhecendo o trabalho de artistas e profissionais negros que atuam diariamente na construção de uma cultura mais potente e significativa. A programação está lindíssima e, no dia 11 de outubro, as atividades estarão voltadas para as crianças, no Dia do Pequeno Artista”, reforça Sarah.
CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART), da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o CEFART possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 40 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais. São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.
FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Palácio da Liberdade, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes, Palácio da Liberdade e a CâmeraSete. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todas as pessoas.MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS – O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) é uma instituição responsável pela defesa dos direitos dos cidadãos e dos interesses da sociedade. Sua função é zelar pela correta aplicação da lei, pela ordem jurídica e pela democracia. Cabe a ele lutar contra as desigualdades, garantindo uma vida digna a todos os cidadãos. Com o objetivo de combater o racismo, o MPMG lançou, em 2023, o programa “Sobre Tons”, por meio da Coordenadoria de Combate ao Racismo e Todas as Outras Formas de Discriminação (Ccrad) e da Assessoria de Comunicação Integrada (Asscom). No ano de seu lançamento, o programa teve como ação principal o letramento racial de seu público interno, com a divulgação periódica de conteúdo informativo. A partir de 2024, expandiu seu trabalho para toda a sociedade, por meio de parcerias, com sessões de cinema comentadas, veiculação de vídeos em estádios de futebol e nas redes sociais, criação de um podcast, promoção de atividades culturais, entre outras ações. Em dezembro de 2024, deu origem, juntamente à Educafro Minas e à Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais, ao Projeto Tenório, que concede bolsas integrais para pessoas negras em curso preparatório para ingresso na carreira de promotor de Justiça. Também no final de 2024, firmou parceria com a Fundação Clóvis Salgado, para a multiplicação de ações culturais de enfrentamento ao racismo.