A partir do dia 1º de dezembro, o Palácio das Artes recebe mais uma edição dos Recitais de Formatura da Escola de Música do Cefart, realizados até 5 de dezembro, sempre às 19h, na Sala Juvenal Dias. Com entrada gratuita, a programação marca o encerramento de um ciclo formativo e celebra o talento e a trajetória dos alunos concluintes dos cursos da Escola de Música do Centro de Formação Artística e Tecnológica – CEFART, da Fundação Clóvis Salgado. Durante cinco noites, o público poderá acompanhar apresentações que evidenciam a diversidade de repertórios e estilos que permeiam o ensino musical na escola.
Clique aqui e confira ao programa completo
O “Recital de Formatura da Escola de Música” é realizado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a Cemig como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e Grupo Fredizak, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal, Patrocínio da Vivo e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio. O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne mais de 50 equipamentos com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. A ação é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Vale-Cultura. Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro.
Do erudito ao popular – Os recitais contemplam obras do século XVI até o século XX de grandes compositores, como Mozart, Villa-Lobos, Bach, Debussy, Chopin, Tom Jobim, Djavan, Luiz Gonzaga e Chico Buarque, entre outros, transitando entre a música erudita e a popular. Participam alunos das classes de violino, viola, saxofone, piano, bateria, canto, clarinete, violoncelo e violão, além de uma apresentação especial dos estudantes de Musicalização para Adultos, que encerram o ciclo com um repertório inspirado na simbologia do sabiá, ave que representa a liberdade e o recomeço, em sintonia com o momento vivido pelos formandos.
Com mais de 50 artistas envolvidos, entre alunos e convidados, a preparação dos recitais e as apresentações são acompanhadas por 11 professores do CEFART. Além de marcar o encerramento de uma etapa, o evento reafirma a proposta pedagógica da escola, que alia excelência técnica, experimentação e sensibilidade artística. A mostra destaca o resultado de anos de aprendizado coletivo e trocas entre alunos, professores e músicos convidados, revelando jovens artistas preparados para seguir carreira no cenário musical. Os recitais também reforçam o papel da Fundação Clóvis Salgado como um dos principais polos de formação artística de Minas Gerais, celebrando a música como linguagem de encontro, partilha e continuidade.
CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART), da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o CEFART possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 40 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais. São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.
FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes e a CâmeraSete. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.