FCS / Palácio das Artes dão continuidade ao programa gratuito “Caminhos da Arte”, em Brumadinho

Possibilitar que moradores de Brumadinho e região explorem ao máximo as potencialidades da arte e da cultura, gerem renda e restaurem seu bem-estar. Esses são alguns dos objetivos do programa Caminhos da Arte, realizado pela Fundação Clóvis Salgado / Palácio das Artes, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, que prorrogou as inscrições para os Cursos de Livre Iniciação e Capacitação até o dia  4 de março. 

Nesta terceira etapa do programa, são oferecidos somente para pessoas de Brumadinho e região – sete cursos, com 20 vagas para cada um, sendo eles: “DJ”, “Grafite”, “Iluminação”, “Design de Moda”, “Sonorização”, “Contação de Histórias” e “Interpretação para TV e Cinema” e o curso de “Dança de Salão” com 40 vagas divididas em duas turmas. Todas as atividades são 100% gratuitas e foram definidas a partir das demandas da própria população da cidade, feitas por meio e pesquisa. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de março pelo site do Caminhos da Arte e aqui no site da FCS. Os resultados dos selecionados de cada curso serão enviados por e-mail/telefone aos alunos contemplados até o dia 8 de março. As aulas serão ministradas presencialmente, na Estação Cidadania em Brumadinho, entre os dias 12 de março a 5 de maio de 2022, sempre aos sábados. Cada curso terá carga horária total de 36h, sendo 4h por semana, com exceção do curso de “Dança de Salão”, que tem carga horária total de 18h, sendo 2h por sábado. 

Todos os materiais necessários serão fornecidos pelo programa Caminhos da Arte.

De mãos dadas com Brumadinho 

No dia 5 de março, das 10h às 15h, na Estação Cidadania, será realizado um evento de abertura da terceira etapa, com feirinha de produtos locais, apresentações artísticas no palco e entrega do kit de boas-vindas aos participantes dos cursos e uma possível repescagem de inscrições. 

A Estação Cidadania está localizada na Rua.A, Conceição de Itaguaí, n° 673-325. 

O programa Caminhos da Arte é realizado pela SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA / MINISTÉRIO DO TURISMO, através da LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA, pelo GOVERNO DE MINAS GERAIS / SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO e FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO, com o patrocínio da CATERPILLAR. Este programa tem também o INSTITUTO SOCIAL SOTREQ – iSSO como parceiro investidor e a APPA ARTE E CULTURA como co-realizadora.

OFICINAS

SOBRE O CAMINHOS DA ARTE

Concebido e idealizado pela Fundação Clóvis Salgado, com o patrocínio da Caterpillar e do parceiro investidor Instituto Social Sotreq – iSSO, CAMINHOS DA ARTE é um programa humanístico de atuação cultural, artística, social e econômica, pautado na promoção de experiências criativas, artísticas e de desenvolvimento humano para a população de Brumadinho.

Trata-se de uma iniciativa de promoção continuada de atividades reflexivas e de qualificação técnica cultural para os moradores da cidade, estimulando a retomada gradual das atividades criativas presenciais, com o propósito de ampliar possibilidades para que jovens e adultos tenham vivências e atividades formativas artísticas.

O programa Caminhos da Arte tem como esferas norteadoras três princípios: Técnico – evidenciando o potencial de geração de emprego, renda e atividades econômicas; Artístico – que fomenta a expressão cultural e a inclusão social e de Bem-estar, como fator motivador da qualidade de vida humana.

Baseando-se na arte e na educação como caminhos para o desenvolvimento individual e coletivo, o programa possui ainda três eixos conceituais: Arte que Inspira, Arte que Liberta e Arte que Transforma, que norteiam as atividades oferecidas.

SAIBA MAIS SOBRE O CAMINHOS DA ARTE