14ª Mostra “CHAMA – Inventar(iar) o ordinário” lança versão virtual com obras inéditas

A Escola de Artes Visuais do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (Cefart/FCS) chega à décima quarta edição de sua mostra semestral, mais uma vez em formato híbrido, com conteúdos presenciais e no espaço virtual.

CLIQUE E CONFIRA A MOSTRA VIRTUAL


A proposta da CHAMA Inventar(iar) o ordinário – 14ª Mostra da Escola de Artes Visuais do Cefart/FCS, comemora os 80 anos da Escola Guignard. A origem da Escola Guignard remete ao convite feito pelo então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, em 1943, para o artista e professor Alberto da Veiga Guignard dirigir a Escola de Belas Artes. Em sua origem, a escola localizava-se no porão do Palácio das Artes, próximo ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Atualmente a Escola Guignard pertence à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A partir dessa comemoração, homenageamos o artista Marco Tulio Resende, ex-aluno e professor desta instituição. Em sua produção artística, Resende busca em seu inventário de memórias e objetos a inspiração para inventar, criar, a partir das coisas mais simples e ordinárias, a grandeza de suas obras, transformando o ordinário em extraordinário, numa jornada poética e experimental de inspiração.
Mantendo o alcance dos cursos da Escola de Artes Visuais do Cefart para outras cidades e estados com o ensino remoto e também presencial, a construção da CHAMA Inventar(iar) o ordinário – 14ª Mostra da Escola de Artes Visuais do Cefart, celebra os 80 anos da Escola Guignard, uma instituição de grande relevância para as artes em Minas Gerais, originária dos ensinamentos do mestre e artista Alberto da Veiga Guignard. Neste semestre vamos homenagear o artista Marco Tulio Resende, que é natural de Belo Horizonte e se formou pela Escola Guignard entre 1971 e 1974, onde também atuou como professor de 1979 até 2019.

Mais uma vez investigando o vasto acervo da FCS, contamos com duas obras do artista Marco Tulio Resende na exposição da CHAMA. Partindo de pesquisas e atividades didáticas diversas, a Escola de Artes Visuais do Cefart/FCS, por meio de seus cursos regulares – Curso Básico de Arte/Educação, Curso Básico de Curadoria, Curso Básico de Expografia e Formação Inicial Continuada em Assistente de Produção Cultural (FIC) -, apresenta esta mostra, com todas as etapas dos processos de sua construção desenvolvidas pelos estudantes.

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo