O) Opavivará!

Palavras-chave: rede social, coletivo de arte, cotidiano e Opavivará!

Bora falar de arte?

O “Bora falar de arte?” continua a inventariar coisas e nomes. Na última publicação, a letra abordada foi o “N”, de Natália Rezende. Hoje, em nossa conversa sobre arte, iremos falar sobre o OPAVIVARÁ!.

OPAVIVARÁ!

OPAVIVARÁ! é um coletivo de artistas cariocas que, desde 2005, se reúnem para transformar ideias em ações, objetos e relações. Os membros do OPAVIVARÁ! não costumam se identificar nominalmente quando o coletivo está em ação, assim a autoria individual dilui-se no coletivo.

A experiência coletiva não está somente na criação das obras, mas também na maneira como o público vivencia as propostas. Podemos dizer que o campo das relações é a principal matéria do OPAVIVARÁ!. O encontro entre as pessoas é sempre desejado, seja em uma grande cabana construída com 400 guarda-sóis, seja em um self-service de chás ou ao compartilhar uma cadeira de praia feita para três pessoas se sentarem. Essas são algumas descrições de trabalhos do coletivo, que se expressa com leveza e humor. Nas situações propostas pelo grupo, há uma potencialização e uma ativação do viver cotidiano e urbano da pessoa comum: deslocar, esperar, alimentar, descansar, encontrar, festejar e muitas outras ações.

Fotomontagem: Daniela Parampal.

“Rede social” (2017-2019)

O que você pensa quando escuta o termo “rede social”? Instagram, Facebook, Twitter? Formas digitais de se relacionar e de se comunicar socialmente? Esse provavelmente é seu primeiro pensamento se você vive em centros urbanos ou conectado à internet.

Em 2017, o coletivo OPAVIVARÁ! criou sua própria “Rede social” (2017-2019) composta por oito redes de deitar, costuradas e penduradas, formando uma grande rede, capaz de sustentar e abrigar várias pessoas ao mesmo tempo. Nessa rede, os participantes compartilhavam o espaço e cada movimento reverberava em toda a estrutura, como acontece na sociedade, onde nossas ações repercutem em todas as direções e é necessário o mínimo de alinhamento para vivermos em coletivo.

A “Rede social” do OPAVIVARÁ! abre campo para encontros, brincadeiras e partilhas, assim como as outras redes sociais que nos relacionamos (virtuais ou não). Elas podem ser espaços de conexões mais divertidas e prazerosas.

Na próxima publicação, nosso convite continua em aberto: ‒ Bora falar de arte? Lembre-se de acompanhar as redes sociais da Fundação Clóvis Salgado para se manter atualizado sobre a arte contemporânea!

Sobre as autoras:

Daniela Parampal é bacharel e licenciada em Artes Visuais, artista visual, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Mara Tavares é licenciada em Letras, mestra em Artes, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.