Recordações em imagens!

Ah, que falta esse lugar me faz! Se você já disse, pensou ou ouviu alguém falar essa frase pelo menos uma vez, assista ao curta “Saudade”:

Ficha técnica: 

Filme: Saudade
Local: Fortaleza, CE, Brasil
Ano: 2012
Duração: 4 minutos
Direção e animação: Diego Akel e alunos do curso de audiovisual Educando o Olhar
Animação adicional: Diego Akel e Josimário Façanha
Fotografia e tratamento de imagens: Diego Akel
Produção: Diego Akel, Sabina Colares e Carolinne Vieira
Edição: Gracielly Dias e Vinícius Alves
Trilha sonora: Ednilson Gomes Júnior

Para refletir:

Saudades é um tema que já apareceu aqui, no Cineminha On-line. O filme “Lá do Alto” diz sobre a saudade de uma pessoa querida. Já o curta-metragem que você assistiu estende esse sentimento para todo um espaço: a escola. Vivenciar os momentos de aprendizado dentro e fora de sala de aula, aproveitar as refeições na cantina, as brincadeiras na quadra, a convivência com os colegas, professores e demais funcionários da escola… 

Ah, que falta ela faz! Durante o isolamento social provocado pela pandemia de coronavírus, que causa uma doença chamada Covid-19, foi necessário o fechamento das escolas e, mesmo com as aulas on-line, muitas pessoas sentiram falta desse ambiente. Nas férias, às vezes, a saudade também aparece e, com muita frequência, é possível encontrar algum adulto com lembranças legais do tempo de escola ou com vontade de ainda estar por lá. Então, você que ainda estuda, aproveite ao máximo cada espaço, cada momento e amizade para construir boas recordações! 

Curiosidades:

No Cineminha On-line já mostramos e falamos sobre várias técnicas de animação diferentes. A técnica utilizada na criação do curta “Saudade” é a rotoscopia. Nela os animadores usam sequências de fotos ou vídeos (geralmente cenas filmadas com pessoas reais) como referência para estudar e captar melhor os movimentos das cenas que depois serão desenhadas, deixando-os mais realistas ou mais fluidos. Também permite a construção de personagens com anatomias e movimentos humanos de forma mais precisa e mais rápida. Pode-se desenhar por cima desses materiais ou usá-los somente como guias. A rotoscopia foi criada por volta de 1914 pelo animador Max Fleischer (1883-1972). Ele buscava uma forma de desenhar rapidamente movimentos de personagens realistas quando teve a ideia de filmar imagens de ação ao vivo e depois traçar a filmagem quadro a quadro. Vários filmes usaram esse recurso, de clássicos como “Branca de Neve e os Sete Anões” (1937) e “Alice no País das Maravilhas” (1951) a filmes mais recentes como “Com Amor, Van Gogh” (2017). Apesar dessa técnica – em sua origem – ser bem manual, hoje em dia a rotoscopia é feita em sua maior parte em computadores.

O curta que vimos utiliza como base fotografias impressas em preto e branco em que são feitas intervenções de cor utilizando materiais como canetinha, lápis de cor e giz pastel, criando efeitos bem interessantes. Ele é resultado da disciplina de Cinema de Animação desenvolvida e ministrada por Diego Akel dentro do projeto Educando o Olhar. Segundo Diego, “cada aluno filmava cinco segundos de algo que, para ele, remetesse à saudade. Os vídeos foram transformados em sequências de imagens e impressos, e em seguida pintados um a um pelos alunos, interferindo nas cenas previamente filmadas. O material então foi fotografado quadro a quadro, recriando-se a fluidez da imagem real, mas agora com a interferência animada”.

Veja no vídeo abaixo algumas cenas dos bastidores do curta:

Atividade:

Giz de cera, giz pastel, lápis de cor, canetinha, papel colorido, linhas e uma infinidade de possibilidades de interferir em uma fotografia! Nem sempre ela precisa ser “o destino final” de uma imagem. A partir dela se pode criar muitas outras, alterando aqui e ali, como vimos no curta-metragem. Basta olhá-la com atenção, perceber as características, os elementos e explorar sua superfície com materiais diversos. Você pode fazer esse exercício de criação de imagem com uma foto sua em um momento especial, daqueles que deixam saudade. Também é possível usar mais de uma foto, recortando-as e fazendo uma colagem em que elas se misturem. Faça uma cópia, seja preta e branca ou colorida, para preservar a imagem original e poder criar com total liberdade!

Colagem: Naiara Rocha

Não se esqueça de compartilhar sua criação com a gente! Publique em suas redes sociais usando as hashtags #cineminhaonline, #educativofcs e também @fcs.palaciodasartes no Instagram.

Referências:

BEDARD, Mike. What is Rotoscope Animation? The Process Explained. Disponível em: <https://www.studiobinder.com/blog/what-is-rotoscope-animation-definition/>. Acesso em: jun. 2022.

MAHER, Michael. Rotoscoping: From Early Animation to Blockbuster VFX. Disponível em: <https://www.rocketstock.com/blog/rotoscoping-from-early-animation-to-blockbuster-vfx/>. Acesso em: jun. 2022.

Saudade. Diego Akel. Fortaleza (CE): 2012. Vídeo. 4 minutos. Disponível em: <https://vimeo.com/47516334>. Acesso em: jun. 2022.


Sobre as autoras:

Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino/MG, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, professora da Rede Municipal de Educação/BH, mediadora e professora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.