Trocando o dia pela noite!

O dia, a noite e um galo muito divertido estão no Cineminha On-line! Assista “João, o Galo Desregulado”:

Ficha técnica:

Filme: João, o Galo Desregulado

Local: SP, Brasil

Ano: 2013

Produção: Buba Filmes

Direção, roteiro, direção de arte/desenho de produção, storyboard/animatic, edição/finalização: Camila Carrossine e Alê Camargo

Argumento: Camila Carrossine

Trilha sonora: Hélio Ziskind e Ivan Rocha

Animação: Alê Camargo, Camila Carrossine, Jonathan Bento, Diego de Paula e Fausto Silva

Produção 3D: Alê Camargo

Pintura de cenários: Camila Carrossine, Mário Brito e Sérgio Motcha

Curiosidades:

O filme que você viu é baseado em um livro de mesmo nome, escrito por Camila Carrossine, que também é uma das diretoras do curta, junto de Alê Camargo. O texto do livro é um poema rimado e sua adaptação para o formato de curta-metragem foi feita de forma musicada, em que o narrador conta a história cantando. Já falamos sobre o papel do narrador em outra publicação, clique aqui para relembrar a proposta “Brincando com a voz!”.

A trilha sonora é um destaque neste curta e foi feita especialmente para ele pelo cantor e compositor Hélio Ziskind, em parceria com Ivan Rocha. Hélio Ziskind é um nome muito conhecido e fez trilhas para vários programas infantis que fizeram sucesso, como Cocoricó, Castelo Rá Tim Bum, Glub-Glub, X-Tudo, entre outros. Você já assistiu algum desses? Se quiser conhecer, veja alguns vídeos no site dele, clicando aqui

A história que o narrador canta e nos conta tem como personagem principal o galo João, que troca o dia pela noite. Que manhã, tarde e noite existem, todo mundo sabe. Mas você já pensou por que é assim? Por que em uma parte do dia o céu fica todo iluminado e em outra fica escuro e faz parecer que o Sol some? A resposta está bem aí, na própria pergunta! Dissemos “parecer” porque o Sol não se esconde, ele fica parado no mesmo lugar. O que acontece é que o planeta Terra é arredondado e gira em torno de si mesmo o tempo todo, como quando brincamos sozinhos de rodar. Esse movimento, que demora 24 horas para se completar, cria uma variação nas regiões do planeta que recebem a luz do Sol e nas que ficam na sombra feita pela própria Terra, variando também se é dia ou noite. Além de girar em torno de si a Terra também gira em torno do Sol e demora 365 dias (ou 1 ano) para completar essa volta. Esse movimento é responsável pela existência das diferentes estações (primavera, verão, outono e inverno), que também vão mudando ao longo do ano. Se alguma coisa provocasse uma mudança nesses ciclos, causaria uma grande confusão, assim como mostrado no filme.

Imagem: Divulgação.

Para refletir:

Na história de “João, o Galo Desregulado” vimos pessoas realizando atividades diferentes em um mesmo período do dia. Enquanto as galinhas ficam acordadas, João dorme. Enquanto uma moça alimenta seu bebê ouvindo contente o galo cantar, um homem tenta dormir e se irrita com a cantoria noturna de João. Como já comentado, o dia e a noite têm características próprias e é interessante perceber como algumas pessoas se sentem “com mais energia” em um período do dia e outras pessoas em outros. Cada ser humano funciona de um jeito, precisa de coisas diferentes, em quantidades também variadas. Mesmo com essas diferenças, todo corpo tem necessidades básicas, comuns a todos, e que devem ser respeitadas: dormir uma quantidade mínima de horas, se alimentar bem, tomar água… tudo isso é importante para nos mantermos saudáveis! Também é importante fazer essas atividades em horários mais ou menos parecidos, sem ficar variando muito de um dia para o outro.

Ilustração: Ana Emerich.

Atividade:

Na natureza existem ciclos, ou coisas que se repetem em uma certa ordem e que não podemos controlar. Já sabemos que depois do dia vem a noite e que as estações também seguem uma sequência, cada uma com suas características. Mas, como sempre lembramos aqui no Cineminha On-line, usando a nossa imaginação podemos criar situações que na vida real não existem.

Pensando nisso, que tal inventar um clima que misture todas as coisas que você gosta? Por exemplo: como seria ter ao mesmo tempo, as flores da primavera e o vento gelado do inverno? Depois de pensar, represente, da forma que preferir, como seria essa combinação. Pode ser através de um desenho, pintura, maquete, entre outras possibilidades!

Compartilhe sua criação com a gente! Publique em suas redes sociais usando as hashtags #cineminhaonline, #educativofcs e também @fcs.palaciodasartes no Instagram.

Referência:

Blog “João, o Galo Desregulado”. Disponível em: <http://galojoao.blogspot.com/>. Acesso em: Set. 2021.

Sobre as autoras:

Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino/MG, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, professora da Rede Municipal de Educação/BH, mediadora e professora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.