Processo Seletivo de Novos Estudantes 2026

Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART) da Fundação Clóvis Salgado (FCS) abre inscrições para os cursos regulares das Escolas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena. Estão distribuídas, ao todo, 463 vagas nos cinco editais. O início das aulas está previsto para 23 de fevereiro de 2026. Todas as atividades, bem como o processo seletivo, são oferecidas de forma gratuita, e as inscrições vão de 16 de setembro (terça-feira) até as 23h59 do dia 1º de outubro (quarta-feira). A seleção para os cursos ofertados ocorre por meio de duas, três ou quatro etapas, dependendo de cada escola. Cada curso possui diferentes critérios de seleção, pré-requisitos e duração, os quais estão descritos detalhadamente nos editais. 

Editais

Edital 07/2025 – Escola de Artes Visuais
Edital 08/2025 – Escola de Dança
Edital 09/2025 – Escola de Música: Curso Básico de Música
Edital 10/2025 – Escola de Música: Musicalização, Regência e Coral
Edital 11/2025 – Escola de Teatro
Edital 12/2025 – Escola de Tecnologia da Cena

Formulários de inscrição

Clique aqui e acesse o formulário de inscrição do Edital 07/2025 – Escola de Artes Visuais
Clique aqui e acesse o formulário de inscrição do Edital 08/2025 – Escola de Dança
Clique aqui e acesse o formulário de inscrição do Edital 09/2025 – Escola de Música: Curso Básico de Música
Clique aqui e acesse o formulário de inscrição do Edital 10/2025 – Escola de Música: Musicalização para Adultos, Regência de Bandas e Coral Infantojuvenil
Clique aqui e acesse o formulário de inscrição do Edital 11/2025 – Escola de Teatro
Clique aqui e acesse o formulário de inscrição do Edital 12/2025 – Escola de Tecnologia da Cena

Os cursos da Escola de Artes Visuais serão ofertados na modalidade remota (on-line) – exceto o “Curso Formação Inicial Continuada (FIC) de Assistente de Produção Cultural” – por meio da plataforma eletrônica Cefart Virtual. Os cursos das escolas de Dança, Teatro, Tecnologia da Cena e Música serão realizados na modalidade presencial, com exceção de “Regência de Bandas”, que segue o regime remoto com possibilidade de alguns encontros presenciais. Dúvidas, pedidos de recurso e outras demandas referentes à seleção podem ser encaminhadas ao email selecaocefart@palaciodasartes.com.br. O calendário completo, o formulário de inscrição e os editais para ingresso em cada escola podem ser acompanhados no site.

O “Processo Seletivo para Cursos Regulares do Cefart” é realizado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas GeraisSecretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a Cemig como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e Grupo Fredizak, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal, Patrocínio da Vivo e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio. O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne 35 equipamentos com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. A ação é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Vale-Cultura. Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução.

Cursos Regulares do Cefart – Artes Visuais

Curso Formação Inicial Continuada (FIC) de Assistente de Produção Cultural – 15 vagas (Presencial)

O curso tem por objetivo promover a qualificação de futuros profissionais que atuarão como Assistentes de Produção Cultural com ênfase em Artes Visuais a partir da apropriação de conhecimentos da produção e linguagens artísticas; e ainda examina os processos de uma produção cultural voltada para as artes visuais, por meio do planejamento e escrita de projetos, captação de recursos, leis de incentivo à cultura, financiamento colaborativo e viabilização para ocupação de espaços públicos.

Curso Básico de Arte-Educação – 40 vagas (Remoto)

O curso visa oferecer uma formação introdutória para atuação em contextos de ensino não formal no campo das artes visuais. Enfatiza, ainda, o desenvolvimento de ações educativas específicas para artes visuais, adequadas a públicos diversos, com foco na mediação cultural em equipamentos como galerias e espaços alternativos.

Curso Básico de Curadoria – 40 vagas (Remoto)

O curso esclarece os conceitos básicos da curadoria e a atuação do profissional em suas relações com o mercado, instituições, público e a história da arte. 

Curso Básico de Expografia – 40 vagas (Remoto)

O curso investiga os princípios e métodos para a exibição visual de objetos e obras de arte e desenvolve conceitos básicos para a percepção espacial da galeria e de espaços alternativos.

Cursos Regulares do Cefart – Dança

Curso Básico de Dança — 40 vagas (Presencial)

O curso proporciona uma formação básica em dança, gestando indivíduos criativos, críticos e conscientes, capazes de reconhecerem, compreenderem e refletirem sobre sua atuação na sociedade e no contexto cultural.

Curso Preparatório Técnico de Dança – 10 vagas (Presencial)

O curso visa complementar a formação em dança e tem como objetivo formar indivíduos criativos, críticos e conscientes, capazes de reconhecer, compreender e refletir sobre sua atuação na sociedade e no contexto cultural; também busca preparar os estudantes para ingresso no Curso Técnico em Dança.

Curso Técnico em Dança – 25 vagas (Presencial)

O curso visa formar e capacitar artistas para a dança, tendo como eixo fundamental as disciplinas de Técnica em Dança Clássica e Dança Contemporânea, levando em conta os diversos contextos do mercado de trabalho em artes. O curso compreende, em sua matriz curricular, disciplinas de caráter prático e teórico, e visa proporcionar à pessoa estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, sócio-históricos e culturais, reafirmando a linguagem da dança enquanto área de conhecimento.

Cursos Regulares do Cefart – Música

Coral Infantojuvenil – 20 vagas  (Presencial)

Formado por jovens cantores, com faixa etária entre 8 e 17 anos, o grupo exerce um importante papel na descoberta de talentos para o canto coral, propiciando condições para a formação artística dos jovens cantores ao investir no apuro técnico, na experimentação e na sua valorização e divulgação junto ao público

Curso de Regência de Bandas — 20 vagas (Remoto)

O curso propicia um conteúdo teórico/prático e reconhece as particularidades desta área da regência. O conteúdo está alinhado com as principais tendências no ensino de bandas e tem foco no desenvolvimento do repertório, análise, técnicas de ensaio e leituras de bibliografias ligadas à área.

Curso de Musicalização para Adultos — 25 vagas para cada turma. Turmas 1 e 2 (Presencial)

O curso convida as/os estudantes a experienciar as ideias de criação, expressão e invenção aliadas ao fazer musical prático. Além disso, o percurso formativo oferecido neste curso contempla um refinamento da escuta das pessoas participantes através de experiências auditivas pautadas pela compreensão do entorno sonoro ambiental e urbano, e do aprendizado do repertório musical brasileiro e internacional.

Curso Básico de Música — 63 vagas (Presencial)

A capacitação das pessoas estudantes se dá por meio de estudos de instrumento musical ou canto erudito e alia a prática à teoria musical. Portanto, o curso oferece aulas teóricas e aulas de instrumento. As pessoas estudantes também têm a oportunidade de participar dos grupos musicais do CEFART. O intuito é desenvolver o potencial artístico das/os estudantes e otimizar suas habilidades para a performance, para a criação e apreciação musical, sempre incentivando a produção musical individual e coletiva. Neste semestre serão ofertadas vagas para os cursos de Bateria, Canto EruditoClarinete, Contrabaixo, Flauta Transversal, Percussão, Piano, Saxofone, Trompete, Trombone, Tuba/Eufônio, Viola de Orquestra, Violão, Violino e Violoncelo.

Cursos Regulares do Cefart – Teatro

Curso Técnico em Teatro – 20 vagas para a turma da manhã e 20 vagas para a turma da noite (Presencial)

O curso forma atrizes/atores para o mercado de trabalho. A formação na Escola de Teatro do CEFART se baseia na aquisição dos conhecimentos práticos e teóricos sobre o fazer teatral numa perspectiva de desenvolvimento da autonomia de nossas/os estudantes, bem como na afirmação da pluralidade das diversas identidades presentes na cena. Nos dois primeiros anos é desenvolvida a formação a partir de disciplinas que visam desenvolver técnicas e poéticas para criação, bem como a reflexão e o pensamento crítico. No seu último ano, as pessoas estudantes participam de duas montagens, colocando seu aprendizado em prática.

Cursos Regulares do Cefart – Tecnologia da Cena

Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) Auxiliar de Cenotecnia — 15 vagas (Presencial)

O curso oferece formação introdutória e iniciação profissional em cenotecnia para interessados em atuar na área. Apresenta, portanto, noções básicas de desenho arquitetônico e maquete, e ensina fundamentos essenciais da cenografia e dos suportes técnicos usados na criação de ambientação de espaços cênicos na contemporaneidade. É um percurso de primeiro contato com a profissão, que prepara para experiências práticas criativas específicas do universo de cenografia e para formações mais avançadas.

Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) Figurinista – 15 vagas (Presencial)

O curso proporciona uma formação introdutória para quem deseja iniciar na área do figurino cênico. Trabalha, nesse sentido, noções básicas de linguagem visual e dramaturgia aplicadas à vestimenta cênica, além de conteúdos essenciais de composição de croquis, organização, limpeza e conservação de figurinos. É um percurso de primeiro contato com a profissão, que prepara para experiências práticas criativas específicas do universo de figurino e para formações mais avançadas.

Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) Sonoplasta – 15 vagas (Presencial)

O curso oferece uma formação inicial voltada ao trabalho com o som nas artes cênicas, entendendo o sonoplasta como profissional que cria e organiza a dimensão sonora do espetáculo. Apresenta, então, fundamentos básicos de captação, edição e operação de áudio, aliados a noções introdutórias sobre dramaturgia sonora aplicadas à cena. É um percurso de primeiro contato com a profissão, que prepara para experiências práticas criativas específicas do universo de sonoplastia cênica e para formações mais avançadas.

Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) Iluminador Cênico — 15 vagas (Presencial)

O curso introduz o estudante a uma formação inicial para quem deseja ingressar na área da iluminação para artes cênicas. Apresenta, de forma prática, os fundamentos básicos para montagem, desmontagem e operação de equipamentos de iluminação, além de noções introdutórias de criação de ambientes e dramaturgia da luz. É um percurso de primeiro contato com a profissão, que prepara para experiências práticas criativas específicas do universo de iluminação cênica e para formações mais avançadas.

CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – CEFART, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 50 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais. São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Palácio da Liberdade, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes, Palácio da Liberdade e a CâmeraSete. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todas as pessoas.

plugins premium WordPress