Quais sons as comidas têm?

Comida tem som? Quais sons você faz ou ouve enquanto come? Qual comida te faz dizer “hummm”? Assista “Super Plunf”:

Ficha técnica:

Filme: Super Plunf
Local: Florianópolis, SC, Brasil
Ano: 2014
Direção: Camila Kauling Rumpf e Henrique Luiz Pereira Oliveira
Roteiro: Henrique Luiz Pereira Oliveira
Direção de arte: Fabio Cobiaco e Rogério Terlizzi
Concept art: Fabio Cobiaco
Direção de fotografia: Klaus Zanella Schlickmann
Direção de animação: Camila Kauling Rumpf
Trilha sonora: Mateus Mira Bittencourt
Produção: LAPIS (Laboratório de Pesquisa em Imagem e Som da Universidade Federal de Santa Catarina)

Curiosidades:

Plunf, gunf, rasp, hummm, piiii, vrrrrr, roc roc, toc toc… que língua é essa? Apesar de não possuir falas, o curta que você assistiu faz uso de vários sons e transforma alguns em sequências de letras, que aparecem escritas em algumas cenas. São as chamadas onomatopeias, palavras inventadas que tentam descrever o barulho de um som ou ruído. Este recurso é bastante utilizado nas histórias em quadrinhos, podendo ser pensado como um tipo de “registro de sons”. Outra forma de registro de sons que aparece no filme é a gravação em áudio, ação que também acontece em outro curta já indicado pelo Cineminha On-line: “O Melhor Som do Mundo”.

Ilustração: Naiara Rocha

“Super Plunf” é uma animação em Stop Motion, assim como várias que já mostramos aqui. Os bonecos do filme foram feitos de resina e silicone, com estrutura ou esqueleto de arame de alumínio, e medem entre 8 e 20 centímetros. Você pode ver fotos do making of do filme em sua página no Facebook.

Para refletir:

Através da história de um menino à procura do som ideal para compor sua música, “Super Plunf” trata de um assunto muito importante: nossa alimentação. Em busca de uma cenoura para o coelho, o personagem passa por diferentes lugares, diferentes cozinhas, nos mostrando uma variedade de alimentos e de formas de preparo: comidas “instantâneas”, enlatadas, feitas no fogão a gás ou a lenha.

A forma como nos relacionamos com os alimentos mudou muito ao longo dos anos. Hoje, nas prateleiras dos supermercados, encontramos uma infinidade de produtos que já vêm prontos, ou quase prontos, para comer. Apesar de existirem e muitas vezes serem mais práticos, nem sempre eles fazem bem à saúde, tanto a nossa quanto a do planeta. Vários desses alimentos seriam mais saudáveis se preparados em nossas casas ao invés de em fábricas, se ingeridos em sua forma natural ou feitos no fogão ou forno utilizando ingredientes simples. Poder sentir o gosto da própria fruta, verdura ou legume sem a interferência de produtos para conservar ou alterar o sabor é algo muito bom, que é o que o menino do filme descobre no final. Nem sempre gostamos de todos eles, mas, à medida que vamos experimentando, passamos a gostar cada vez mais, nos acostumando aos pouquinhos.

Além de serem mais saudáveis, esses alimentos têm outra vantagem: podem gerar bem menos lixo. Isso porque muitos deles já vêm “embalados pela própria natureza”, através de suas cascas. Elas protegem os alimentos e muitas delas podem ser até ingeridas, como é o caso da casca da maçã. Mesmo as que não temos o hábito de comer, como a casca da melancia, podem ser reaproveitadas para fazer outras coisas, como por exemplo adubo para as plantas.

Proposta:

Falamos aqui um pouco sobre diferentes formas de alimentação, mas e a sua, como é? Quais tipos de alimentos você consome? Já parou para observar como eles são preparados? Você participa dessa preparação? Como forma de responder a essas perguntas, você pode fotografar sua próxima refeição e compartilhar com a gente nas redes sociais usando as hashtags #cineminhaonline #educativofcs e também @fcs.palaciodasartes no Instagram.

Agora que você já sabe todas as vantagens que os alimentos não processados têm, fica o convite para se aventurar no mundo de possibilidades de sabores que vêm com eles. Como já mostramos aqui no Cineminha On-line, em “De tudo um pouco”, o importante é buscar um equilíbrio.

Para saber mais:

Super Plunf faz parte de um projeto do LAPIS – Laboratório de Pesquisa em Imagem e Som, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além do curta, foi lançado um site educativo com vários materiais pensados para estudantes e professores, com informações sobre personagens, ambientes e objetos que fazem parte do filme. Não deixe de conferir!

Referência:

Facebook: Super Plunf. Disponível em: <https://www.facebook.com/superplunf>. Acesso em: fev. 2022.

Sobre as autoras:

Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino/MG, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, professora da Rede Municipal de Educação/BH, mediadora e professora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.