Entre a lembrança e a imaginação!

Lembrar, imaginar, se perder e se encontrar entre uma coisa e outra. Uma foto, um desenho e o poder que a imagem tem. Assista a “Napo”:

Filme: Napo
Local: PR, Brasil
Ano: 2020
Direção: Gustavo Ribeiro
Roteiro: Gustavo Ribeiro e Gabriela Antonia Rosa
Produção: Thais Peixe e Gustavo Ribeiro
Direção de arte: Giovani Kososki e Rayner Alencar
Trilha original: Francisco Okabe
Edição: Victor Spadotto
Equipe de computação gráfica: Bruna Bastos, Giovani Kososki, Gustavo Ribeiro, Heloisa Duda, Luan Francisco, Renan dos Passos, Thais Peixe e Ivan Stephan

Para refletir:

No curta, vemos uma história envolvendo três personagens, de três gerações diferentes: Napo, sua filha Lenita e seu neto João. Nem sempre é fácil a convivência entre pessoas que nasceram em épocas distintas, às vezes surge o chamado “conflito de gerações”, causado pelas diferenças de visões de mundo, valores, experiências e hábitos de cada um. No entanto, é possível que essa relação também seja marcada por muito afeto e respeito. Aqui no Cineminha On-line já trouxemos outros curtas que mostram uma relação saudável entre avôs e seus netos, como “Meu amigo, meu avô” e “Lipe, Vovô e o Monstro”.

No caso de “Napo”, há um detalhe importante, que inicialmente dificulta a relação dos personagens: o avô tem Alzheimer. Essa doença é provocada pela morte de células do cérebro e causa vários sintomas, dependendo da fase em que a pessoa se encontra (leve, moderada ou grave). Ela pode ter perda de memória, não saber em qual dia e lugar está, apresentar dificuldade para falar, ter mudanças de comportamento, entre outros. Há inclusive um dia definido como “Dia Mundial da Doença de Alzheimer”, 21 de setembro, uma data importante para promover a conscientização sobre a doença e para enfrentar os preconceitos relacionados a ela. Por sua causa, Napo não consegue se cuidar sozinho e precisa de ajuda para realizar as tarefas do dia a dia. Isso faz com que ele vá morar com a filha e o neto, de quem parece não se lembrar, mesmo quando proposto que visse um antigo álbum de fotografias. Ao descobrir as fotos, João passa a desenhar no verso delas. Ele se conecta com o passado do avô e também faz com que ele se lembre desses momentos. Dessa forma, as imagens foram responsáveis pela reaproximação dos dois e por uma melhoria na convivência da família.

Curiosidade:

Situações vividas que se tornam lembranças, memórias, registros em papel. Desde sua invenção, em 1826, a fotografia encanta e ocupa espaço de destaque quando a intenção é “eternizar”, “congelar” momentos. Vimos um pouco dessa relação da fotografia com a memória em “A Câmera de João”, curta-metragem já indicado aqui.

A imagem fotográfica é tão, mas tão poderosa, que para além de servir como uma ajuda nesse exercício de lembrar dos acontecimentos, ela nos leva a imaginar o que aconteceu sem que de fato estivéssemos lá, vivendo aquele instante. Isso é tão curioso que, às vezes, de tanto olharmos uma foto por anos seguidos, já nem sabemos se aquilo aconteceu daquela forma ou se imaginamos a partir da própria imagem.

Atividade:

Além da visão, outros sentidos podem estar ligados ao ato de lembrar. A brisa da praia na manhã de domingo, a sensação do pé descalço encostando na grama molhada, o cheiro do bolo recém-saído do forno… São muitas as sensações e os sentimentos que marcam a nossa história, vários deles até bem simples e assim mesmo importantes.

Pensando em todas essas possibilidades, que tal fazer um exercício de imaginação? Convide um adulto para, juntos, reunirem álbuns de fotografia da sua família ou outras fotos que tiver aí em sua casa. Com essas várias imagens em mãos, observe uma a uma e escolha a que chamar mais sua atenção. Olhe fixamente para a imagem e depois feche os olhos tentando imaginar que você está ali naquela cena, “dentro da fotografia”. O que você está vendo à sua frente? Quais cheiros sente? Qual textura tem cada um dos objetos ali? Quais sensações você tem por estar naquele lugar, naquele momento? Deixe a imaginação ir bem longe e, se quiser, depois pergunte a um adulto mais informações sobre aquela foto, sobre aquele instante registrado.

Imagem: Ana Emerich

Compartilhe as sensações que você teve com a gente nas redes sociais usando as hashtags #cineminhaonline #educativofcs e também @palaciodasartes.fcs no Instagram.

Referências:

Casa do Cinema Brasileiro. GUSTAVO RIBEIRO, diretor de “NAPO”. YouTube, 11 nov. 2021. Disponível em: <https://youtu.be/HlGN6exhInM>. Acesso em: 22 set. 2022.

OQVER Cinema & Streaming. Gustavo Ribeiro fala de Napo, seu premiado curta de animação nacional. YouTube, 02 nov. 2021. Disponível em: <https://youtu.be/hO3f77Jx5zQ>. Acesso em: 22 set. 2022.

Sobre as autoras:

Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino/MG, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, professora da Rede Municipal de Educação/BH, mediadora e professora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.