Ballet Estatal de São Petersburgo no Gelo

11/06/19 - 12/06/19

Grande Teatro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Nos dias 11 e 12 de junho, às 21h, o palco do Grande Teatro do Palácio das Artes será transformado em uma pista de gelo para a apresentação do Ballet Estatal de São Petersburgo no Gelo.

A companhia de prestígio internacional chega ao país no mês de junho com todo o esplendor da dança clássica, aliada ao profissionalismo da patinação artística no gelo. Por mais de 40 anos, o Ballet Estatal de São Petersburgo no Gelo fascina o público de todas as idades e culturas em todo o mundo.

PISTA DE GELO

Serão necessárias cinco toneladas de gelo aplicadas em uma trilha pré-fabricada da Alemanha para criar uma superfície lisa e compacta de 148 m². São 48 horas de preparação necessárias. A pista de gelo, uma vez instalada em cada cidade, é permanentemente mantida conectada a um sistema de resfriamento e a uma usina de alta tensão para fornecer as condições técnicas necessárias para o desempenho dos bailarinos.

BALLET ESTATAL DE SÃO PETERSBURGO: OS AMIGOS DO GELO

O Ballet Estatal de São Petersburgo no Gelo é, por excelência, um dos mais tradicionais da Rússia. Os bailes clássicos mais famosos foram criados e mantidos em São Petersburgo, como a A Bela Adormecida, Giselle, O Lago dos Cisnes e Don Quixote, que são representados por esta companhia de forma requintada, aristocrática e sutil, preservando fundamentalmente a herança do ballet russo. Sua arte é caracterizada pela grande expressividade, pureza e estilo particular que o tornou famoso no mundo todo.

Os bailarinos russos, especialmente os de São Petersburgo, e os patinadores de gelo são reconhecidos mundialmente como os “mestres do gelo”, criadores de tantas histórias lindas que foram projetadas para aquecer esse deserto branco que cobre seu país, como A Rainha das Neves e A Bela e A Fera.

A CULTURA DE SÃO PETERSBURGO

São Petersburgo, fundado por Pedro o Grande como uma fortaleza, está localizada no noroeste da Rússia, nas margens do Golfo da Finlândia (Mar Báltico). Em sua maior extensão, é uma planície argilosa e pantanosa coberta de belas florestas de coníferas e bétulas (a mais amada dos russos).

O esplendor da Rússia imperial é evidente na arquitetura de São Petersburgo e não em menor medida a do Palácio do Inverno, cujos salões majestosos assistiram ironicamente ao nascimento de uma nova ordem na Rússia em 1917, com a expulsão, pelos guardas vermelhos, dos últimos e esgotados membros do governo provisório.

Esta cidade é chamada de “Veneza do Norte”. A originalidade de São Petersburgo não se assemelha a nenhuma cidade russa nem europeia. Todas as tendências arquitetônicas do tempo que surgiram no mundo encontraram seu reflexo na paisagem urbana de Petersburgo. A cidade forma um conjunto sem paralelo com toda uma série de palácios, maravilhosos parques e florestas encantadoras. Hoje, São Petersburgo é um importante centro industrial, científico, cultural e de negócios da nova Rússia.

Informações

Local

Grande Teatro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Horário

21h

Duração

1h50min

Classificação

Livre

Informações para o público

(31) 3236-7400