Conheça Nossos Patrocinadores

Estas empresas acreditam na cultura e patrocinam a Fundação Clovis Salgado.

Patrocinador Master

A Cemig entende a sociedade como a razão de ser de toda ação sustentável e o agente capaz de demandar e garantir o processo transformador necessário para consolidar um modo de vida e um modelo moderno e viável para o nosso negócio. Para a Cemig, investir em cultura é apostar num futuro melhor para novas gerações. Somos parceiros e patrocinadores Master da Fundação Clóvis Salgado há décadas, por acreditar no seu valioso trabalho de formação de plateias, de capacitação de profissionais e de incentivo a novos formatos e linguagens. Essa preciosa parceria beneficia todos, pela construção de redes de atuação entre os diversos setores da sociedade e o meio artístico cultural.

A AngloGold Ashanti é a indústria mais longeva do País, com 187 anos de atuação, e uma das maiores produtoras de ouro do Brasil, com 15 toneladas em 2020, o que corresponde a 15% da produção global do grupo. Possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento nos Estados de Minas Gerais e Goiás, adotando as mais modernas tecnologias com foco em segurança e na prática de uma mineração responsável. Com cerca de 5 mil empregados diretos, atua ainda nos segmentos de energia, ácido sulfúrico e gestão imobiliária. Comprometida com o desenvolvimento das regiões onde atua, a empresa investiu mais de R$ 18 milhões em ações sociais apenas em 2020, fomentando a cultura, a educação, o esporte e o empreendedorismo local. O grupo AngloGold Ashanti tem sede em Johannesburgo, na África do Sul, e atuação em 8 países, com 10 operações. Mais informações: www.anglogoldashanti.com.br.

 

Instituto Unimed-BH contribui com o desenvolvimento social em locais de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio Ambiente, Voluntariado, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Por meio do Programa Cultural fomenta projetos em Belo Horizonte e na região metropolitana, possibilitando o acesso à arte, cultura e lazer, além da geração de emprego e renda. Parceiro da Fundação Clóvis Salgado desde 2000, contribui para a manutenção dos corpos artísticos (Cia. de Dança do Palácio das Artes, Coral Lírico e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais) por meio do patrocínio à temporada de Óperas. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

Patrocinador Ouro

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) é uma empresa estatal integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais. As áreas de atuação principais da Codemge são mineração e geologia, projetos de tecnologia, infraestrutura, distritos industriais, indústria criativa, patrimônio e turismo.

Patrocinador Prata

A Usiminas, maior produtora de aços planos do país, vem, desde o início das suas operações, há 57 anos, investindo em iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. Por meio do Instituto Usiminas apoia e estimula iniciativas sociais, culturais e esportivas e ao longo de sua história se consolidou como um instrumento efetivo de transformação social, promovendo ações de impactos positivos para as comunidades e para seus colaboradores. Na cidade de Ipatinga, onde mantém sua principal unidade produtiva, a Usiminas, por meio de seu Instituto, também é responsável pela gestão dos dois principais equipamentos culturais do Vale do Aço, o Centro Cultural Usiminas e o Teatro Zélia Olguin. Investe, ainda, em uma área de Ação Educativa, que aproxima famílias, estudantes e professores de todo o Leste do Estado de linguagens artísticas e educativas que fazem a diferença na vida de milhares de pessoas.

A Vivo acredita na cultura como um instrumento para aproximar pessoas de diferentes realidades. Há 16 anos, apoia iniciativas ligadas ao teatro, museus e artes plásticas. Em 2019, renovou seu compromisso com a arte ao revitalizar o Teatro Vivo, em São Paulo, um espaço moderno e acessível, capaz de receber diferentes produções culturais e, de forma gratuita, mantém o projeto “Ciclo de Leituras Teatrais”, que apresenta ao público parte do processo de criação e direção de um espetáculo.

A Vivo apoia ainda, importantes espaços multiculturais como o Palácio das Artes, iniciativa da Fundação Clóvis Salgado, referência na produção, formação e fomento cultural em Minas Gerais, além do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e do MASP.

Em 2020, lançou a plataforma @vivo.cultura que consolida as iniciativas da Vivo voltadas à arte, com o propósito de ampliar o acesso a esses conteúdos

Promoção

A Globo tem uma longa história de parceria com a maior instituição cultural do estado. Desde os primeiros anos da Fundação Clóvis Salgado, a empresa apoia e participa de projetos expressivos no cenário das artes em Minas. Ainda na década de 1970, ajudou a consolidar muitos nomes da arte mineira em oito edições do Salão Global de Inverno, realizadas nas galerias do Palácio das Artes. Com a série Concertos no Parque, apresentações abertas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, iniciada nos anos 90, a Globo ajuda a formar novas plateias e a aproximar o grande público da música clássica. A empresa também cede espaço de mídia para a divulgação de espetáculos de ópera e dança, produzidos pelos corpos artísticos da Instituição. Com a Fundação Clóvis Salgado, a Globo reafirma seu compromisso com a cultura e os valores de Minas Gerais.

A Rede Minas é uma emissora pública, cultural e educativa, criada com o objetivo de potencializar o intercâmbio de valores, educação e cultura para a população por meio da produção e veiculação de programas de televisão de interesse público.

Vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, a emissora é uma parceira natural da Fundação Clóvis Salgado e vem, historicamente, promovendo o acesso dos cidadãos mineiros à informação sobre as produções e programação dos espaços da FCS e diversos outros parceiros, por meio do programa Acesso Público, bem como da valorização da produção cultural nos programas que integram sua grade de programação.

Juntas, Rede Minas e FCS vem contribuindo diretamente para a política cultural do estado de Minas Gerais

A rádio Inconfidência tem o compromisso de valorizar o artista mineiro e brasileiro, promovendo, patrocinando e apoiando cultura, arte e lazer.

A Inconfidência é parceira histórica da Fundação Clóvis Salgado. Há décadas, ambas revelam e incentivam várias gerações de artistas: cantores, bandas, compositores, atores e bailarinos.

Conhecida como o Gigante do Ar, a rádio opera na AM 880 e na FM 100,9 – Brasileiríssima.

Nas duas frequências, a Inconfidência oferece cultura, entretenimento, transmissões de futebol, prestação de serviços e jornalismo de qualidade. Valorizando a participação do ouvinte, é um canal legítimo de informação e formação para os mineiros.

Apoio Cultural