Conheça Nossos Patrocinadores

Estas empresas acreditam na cultura e patrocinam a Fundação Clovis Salgado.

Patrocínio Master Cemig

A Cemig entende a sociedade como a razão de ser de toda ação sustentável e o agente capaz de demandar e garantir o processo transformador necessário para consolidar um modo de vida e um modelo moderno e viável para o nosso negócio. Para a Cemig, investir em cultura é apostar num futuro melhor para novas gerações. Somos parceiros e patrocinadores Master da Fundação Clóvis Salgado há décadas, por acreditar no seu valioso trabalho de formação de plateias, de capacitação de profissionais e de incentivo a novos formatos e linguagens. Essa preciosa parceria beneficia todos, pela construção de redes de atuação entre os diversos setores da sociedade e o meio artístico cultural.

Patrocínio Master Instituto Cultural Vale

INSTITUTO CULTURAL VALE – O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 200 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Patrocínio Master Unimed

Instituto Unimed-BH contribui com o desenvolvimento social em locais de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio Ambiente, Voluntariado, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Por meio do Programa Cultural fomenta projetos em Belo Horizonte e na região metropolitana, possibilitando o acesso à arte, cultura e lazer, além da geração de emprego e renda. Parceiro da Fundação Clóvis Salgado desde 2000, contribui para a manutenção dos corpos artísticos (Cia. de Dança do Palácio das Artes, Coral Lírico e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais) por meio do patrocínio à temporada de Óperas. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

Patrocínio Master ArcelorMittal

Líder no mercado global de aço, o Grupo ArcelorMittal está presente em cerca de 60 países e tem como propósito criar aços inteligentes para um mundo melhor. No Brasil, a empresa tem unidades industriais em seis estados (ES, MG, MS, RJ, SC e SP), além de escritórios de representação e comercialização distribuídos em todo o país, compondo uma força de trabalho de cerca de 16 mil empregados. As plantas têm capacidade de produção anual de 12,5 milhões de toneladas de aço bruto e de 7 milhões de toneladas de minério de ferro. A empresa atua, ainda, em áreas diversificadas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas de eucalipto) e tecnologia da informação. Por meio da Fundação ArcelorMittal, a empresa investe em educação, cultura e esporte, com o objetivo de transformar a vida das pessoas promovendo o acesso a oportunidades para que crianças e jovens possam experimentar mais participação, inclusão e protagonismo na sociedade.

Patrocínio Master AngolgoldAshanti

A AngloGold Ashanti é a indústria mais longeva do País, com 187 anos de atuação, e uma das maiores produtoras de ouro do Brasil, com 13 toneladas em 2021, o que corresponde a 17% da produção global do grupo. Possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento nos Estados de Minas Gerais e Goiás, adotando as mais modernas tecnologias com foco em segurança e na prática de uma mineração responsável. Com cerca de 5 mil empregados diretos, atua ainda nos segmentos de energia, ácido sulfúrico e gestão imobiliária. Comprometida com o desenvolvimento das regiões onde atua, a empresa investiu mais de R$ 20 milhões em ações sociais apenas em 2021, fomentando a cultura, a educação, o esporte e o empreendedorismo local. O grupo AngloGold Ashanti tem sede em Johannesburgo, na África do Sul, e atuação em 8 países, com 10 operações. Mais informações: www.anglogoldashanti.com.br

 

Patrocínio Master Usiminas

A Usiminas é líder no mercado brasileiro de aços planos e um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina. A companhia está presente em toda a cadeia siderúrgica – da extração do minério, passando pela produção de aço até sua transformação em produtos e bens de capital. Desde o início das operações, há 60 anos, a Usiminas investe em iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. Por meio do Instituto Usiminas apoia e estimula iniciativas sociais, culturais e esportivas e ao longo de sua história se consolidou como um instrumento efetivo de transformação social, promovendo ações de impacto positivo para as comunidades e para seus colaboradores. Na cidade de Ipatinga (MG), onde mantém sua maior unidade produtiva, a empresa também é responsável pela gestão dos dois principais equipamentos culturais do Vale do Aço, o Centro Cultural Usiminas e o Teatro Zélia Olguin. Investe, ainda, em uma área de Ação Educativa, que aproxima famílias, estudantes e professores de todo o Leste do Estado de linguagens artísticas e educativas que fazem a diferença na vida de milhares de pessoas.

Patrocínio Vivo

Vivo Cultura

A Vivo completa 17 anos de incentivo permanente à cultura, com investimentos no âmbito das artes cênicas e plásticas, música e cinema em território nacional. Por meio de seus patrocínios e do Teatro Vivo, a marca busca ampliar e democratizar o acesso dos brasileiros à arte. Os 29 espetáculos virtuais do Teatro Vivo em Casa apresentados desde 2020 já foram vistos por mais de 20 mil pessoas, de todas as regiões do país; e a plataforma @Vivo.Cultura, também lançada durante a pandemia, teve mais de 1,5 milhão de visualizações, com conteúdos voltados às artes cênicas e visuais. Em 2021, a Vivo lançou o Vivo na Arte, que promove o acesso ao conhecimento histórico e ao acervo de importantes museus brasileiros, sob a lente da diversidade, por meio de aulas online e gratuitas. A marca também renovou seu o apoio à importantes espaços culturais brasileiros, como Palácio das Artes, maior centro de produção, formação e difusão cultural de Minas Gerais, que conta com o patrocínio da Vivo desde 2013.

Patrocínio CSN

A CSN Mineração S.A. é a segunda maior exportadora de minério de ferro do Brasil e está entre as cinco mais competitivas no mercado transoceânico.

Com reservas certificadas em mais de 3 bilhões de toneladas de acordo com Joint Ore Reserves Committee (JORC), a empresa detém as minas de Casa de Pedra e do Engenho, o complexo de beneficiamento do Pires, participação na ferrovia MRS e terminal cativo para exportação de minério de ferro no Porto de Itaguaí (TECAR).

A operação integrada e os seus ativos de alto valor permitem que a CSN Mineração seja uma das empresas mais eficientes no setor, com um posicionamento de destaque em custo e qualidade.

Patrocínio CBMM

Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 40 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center.

Promoção Rede Minas

A Rede Minas é uma emissora pública, cultural e educativa, criada com o objetivo de potencializar o intercâmbio de valores, educação e cultura para a população por meio da produção e veiculação de programas de televisão de interesse público.

Vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, a emissora é uma parceira natural da Fundação Clóvis Salgado e vem, historicamente, promovendo o acesso dos cidadãos mineiros à informação sobre as produções e programação dos espaços da FCS e diversos outros parceiros, por meio do programa Acesso Público, bem como da valorização da produção cultural nos programas que integram sua grade de programação.

Juntas, Rede Minas e FCS vem contribuindo diretamente para a política cultural do estado de Minas Gerais.

Promoção Rádio Inconfidência

A rádio Inconfidência tem o compromisso de valorizar o artista mineiro e brasileiro, promovendo, patrocinando e apoiando cultura, arte e lazer.

A Inconfidência é parceira histórica da Fundação Clóvis Salgado. Há décadas, ambas revelam e incentivam várias gerações de artistas: cantores, bandas, compositores, atores e bailarinos.

Conhecida como o Gigante do Ar, a rádio opera na AM 880 e na FM 100,9 – Brasileiríssima.

Nas duas frequências, a Inconfidência oferece cultura, entretenimento, transmissões de futebol, prestação de serviços e jornalismo de qualidade. Valorizando a participação do ouvinte, é um canal legítimo de informação e formação para os mineiros.

Promoção Globo

A Globo tem uma longa história de parceria com a maior instituição cultural do estado. Desde os primeiros anos da Fundação Clóvis Salgado, a empresa apoia e participa de projetos expressivos no cenário das artes em Minas. Ainda na década de 1970, ajudou a consolidar muitos nomes da arte mineira em oito edições do Salão Global de Inverno, realizadas nas galerias do Palácio das Artes. Com a série Concertos no Parque, apresentações abertas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, iniciada nos anos 90, a Globo ajuda a formar novas plateias e a aproximar o grande público da música clássica. A empresa também cede espaço de mídia para a divulgação de espetáculos de ópera e dança, produzidos pelos corpos artísticos da Instituição. Com a Fundação Clóvis Salgado, a Globo reafirma seu compromisso com a cultura e os valores de Minas Gerais.

Apoio cultural